Entrega expressa: o que é, como funciona e os principais benefícios

Entrega expressa é uma modalidade de envio rápida oferecida pelas lojas virtuais. O serviço é o mais indicado, afinal, após a confirmação de pagamento, a encomenda poderá ser entregue no mesmo dia para o consumidor, o que contribui muito para uma experiência do cliente positiva.

A entrega expressa consiste em uma estratégia eficiente de conseguir melhorar a compra do cliente em sua loja virtual.

Com essa opção, os produtos comprados em sua loja podem ser enviados no mesmo dia para o comprador e, assim, podem ajudar na fidelização dos consumidores.

Nesse sentido, é importante ressaltar que quando o processo de entrega de uma loja virtual é bem executado, diversas vantagens são alcançadas.

Hoje em dia, as pessoas buscam rapidez e praticidade. Logo, oferecer uma opção que permite o envio de mercadorias rápidas ao usuário é um importante diferencial competitivo no mercado.

Continue a leitura e saiba mais a respeito da entrega expressa e seus benefícios para os lojistas!

O que é entrega expressa?

A entrega expressa é uma maneira rápida das lojas virtuais enviarem algum produto aos seus clientes.

Com essa modalidade de entrega, o consumidor pode receber no dia da compra ou após a confirmação do pagamento.

Depois da compra ser confirmada, o pedido tem prioridade e, em seguida, ele é separado no estoque para ser embalado e enviado o mais rápido possível ao comprador.

Após essa etapa, o item é mandado para a organização com especialidade em entrega expressa.

É necessário destacar que esse serviço ocorre de segunda a sexta.

A entrega depende de alguns importantes fatores, como a distância entre o centro de distribuição e a localidade na qual o produto será levado e, também, da disponibilidade da mercadoria em estoque.

Como funciona a entrega expressa?

O funcionamento da entrega expressa é muito simples e prático. Depois que a compra realizada na loja virtual é confirmada, o pedido é separado e embalado logo em seguida.

Depois dessa etapa, ele é mandado para a transportadora responsável pelo processo de entrega da mercadoria ao endereço desejado.

Normalmente, os e-commerces que oferecem essa forma de entrega buscam por empresas especializadas no assunto, para que assim consigam entregar um serviço de qualidade aos clientes.

Com uma boa transportadora, os consumidores podem receber a aquisição no prazo determinado.

Correios ou transportadora: qual escolher para e-commerce?

Quais os principais benefícios da entrega expressa?

O mercado online está cada dia mais competitivo.

Existem diversas empresas no mercado digital, assim é necessário buscar por um importante diferencial, por exemplo, a entrega expressa. Ela conta com importantes vantagens, confira!

Melhora a logística do seu negócio

Saiba que quanto menor for o tempo entre a compra do produto e até a sua entrega no endereço do consumidor, melhor é para a gestão logística da sua companhia.

Isso porque pedidos abertos precisam de atenção, tempo e geram gastos, mesmo que estejam ocultos.

Para entender melhor, é válido pensar em todo trabalho que é feito durante a compra da mercadoria.

Para que ela fique armazenada, é necessário que exista um eficiente controle de estoque.

Depois, o item é separado e enviado ao comprador.

Ao agilizar o processo de fechamento de forma mais rápida, a sua empresa conseguirá receber uma maior quantidade de pedidos, sem sobrecarregar o time de colaboradores.

Melhor custo-benefício

Diversos clientes aceitam pagar um valor mais alto em suas compras online para receber mais rápido.

Logo, nem sempre o custo é o único aspecto levado em consideração no momento de realizar uma compra de forma virtual.

Caso o item chegue mais rápido que o previsto, a experiência de compra será excelente e o custo-benefício será ainda mais vantajoso.

A entrega expressa, além de conseguir satisfazer os anseios do público, ajuda no crescimento e fortalecimento da marca.

Potencializa as vendas

Oferecer a entrega expressa em seu e-commerce consiste em um importante diferencial, e um dos maiores benefícios alcançados com ela é o aumento das vendas.

A simples existência dela em seu site pode contribuir na decisão de compra dos clientes. Eles podem preferir fazer a aquisição em sua loja por causa dessa possibilidade de envio.

Dessa maneira, ao melhorar as vendas a sua receita aumenta e, assim, você poderá melhorar os processos internos do seu empreendimento.

As vendas contribuem de forma significativa em seu sucesso no mercado e não podem ser deixadas de lado.

Como aumentar as vendas do seu e-commerce? Confira aqui!

Diminui gastos

A entrega expressa pode ajudar na redução de gastos do seu negócio.

Isso acontece porque, ao fidelizar o cliente, o valor que ele gera no decorrer do relacionamento com sua companhia cresce.

Com isso, você economiza com o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), que envolve os custos relacionados ao marketing e venda para chamar a atenção de novos clientes.

A entrega expressa é um investimento que vale muito a pena e que gera diversos benefícios para a sua instituição, pois é capaz de contribuir na rentabilidade da loja.

Ajuda na fidelização de clientes

Como já foi mencionado anteriormente, a entrega rápida ajuda agregar muito valor em um e-commerce.

Assim, ela é um fator decisivo no momento de o consumidor realizar a aquisição.

O frete ágil é um importante recurso para fidelizá-los e para construir uma base sólida no meio virtual.

Caso a experiência seja positiva, sempre que o cliente precisar de algo na mesma categoria ele vai lembrar de sua marca e realizará e buscará novamente o seu site.

Uma das maiores vantagens é quando o cliente retorna em seu portal para fazer novas compras, isso mostra que eles ficaram satisfeitos com seu atendimento.

Como utilizar a entrega expressa?

Para que os benefícios mencionados anteriormente sejam alcançados, é necessário saber utilizar a entrega expressa de maneira satisfatória.

Com isso, as chances de erros e falhas são reduzidas de forma significativa. Veja como essa modalidade de entrega deve ser inserida em seu negócio para que ele alcance o sucesso!

Atualize constantemente o estoque

Para que sua loja consiga cumprir com o tempo proposto de entrega, é primordial que seu estoque esteja corretamente atualizado.

Para que não existam maiores surpresas ao separar as mercadorias adquiridas. Não é nada interessante vender algo que não esteja à pronta-entrega, isso pode afetar todo o processo de envio.

Assim, a entrega que deveria ser feita entre 2 a 4 dias pode levar muito mais tempo e o cliente pode ficar insatisfeito com sua loja.

Por esse motivo, é preciso manter as informações do estoque sempre atualizadas. É recomendado contar com software eficiente para evitar possíveis erros durante a contagem.

Selecione os itens que podem ser transportados

Caso seu negócio comercializa diversos produtos, mas nem todos têm uma boa saída, não vale a pena ter um estoque deles.

Você pode optar por ter apenas os principais produtos para serem enviados na entrega expressa.

Isso faz com que você gaste espaço com algo que não proporcionará um bom retorno financeiro.

Dessa forma, veja quais os produtos que compensam ser comercializados e enviados.

Busque por uma boa transportadora

Atualmente, a entrega expressa é uma das mais ágil e eficiente. Para que isso seja garantido durante o envio dos seus produtos aos clientes, é preciso buscar por uma transportadora de qualidade, que apresente um bom preço e que transmita confiança.

Para que você tenha certeza de que o prazo de entrega será cumprido, não deixe de buscar referência no mercado. Saber a credibilidade da empresa é algo essencial.

Coloque valor na entrega expressa

Para utilizar a entrega expressa, é necessário inserir um valor. Ela apresenta um preço diferente da entrega comum, uma vez que é feita de maneira mais rápida.

Para ter a mercadoria em mãos o mais rápido possível, o cliente precisará pagar um valor por isso.

O seu negócio precisa ficar em prontidão para enviar o produto assim que o pagamento for confirmado e a taxa cobrada pela transportadora é mais alta que a dos Correios.

Tenha uma rotina organizada

Quando uma loja virtual busca oferecer o serviço de entrega expressa, ela precisa ficar atenta ao atendimento, para ter certeza de que o pedido será separado rapidamente.

O atendimento em um negócio online precisa ocorrer de forma otimizada, já que o tempo é algo fundamental.

Em um e-commerce, os processos precisam estar devidamente organizados.

Caso isso não ocorra, a entrega poderá ser atrasada e os clientes não voltarão à sua loja para fazer novas aquisições.

Análise os resultados

O gestor precisa avaliar os resultados alcançados no negócio com a entrega expressa.

Os números alcançados são essenciais, visto que eles mostram se a estratégia está conseguindo um resultado promissor para o empreendimento.

Nesse contexto, ao inserir essa modalidade, é necessário manter o controle das vendas mensais, o tempo que o cliente leva para receber o produto e a modalidade de entrega escolhida.

Isso fará com que você perceba de maneira mais concreta a modalidade de entrega preferida dos seus consumidores.

Quais as possibilidades de envio?

Existem algumas possibilidades de envio de entrega expresso. A mais buscada pelos empreendedores é a oferecida pelos Correios.

Ela tem uma cobertura nacional e se destaca pelos diversos tipos de entrega que realiza.

A empresa consegue atender às diversas necessidades e condições de pagamento. Mas é preciso ressaltar que ela apresenta algumas limitações e que algumas delas estão relacionadas ao peso e embalagem.

O SEDEX é o nome da entrega expressa oferecida pelos Correios. Com ele, a entrega pode ser realizada em até um dia útil.

Essa opção atende todo o território nacional e o produto deve ter no máximo 100 cm de comprimento e 30 kg.

Na modalidade SEDEX, a mercadoria é enviada até 12 horas do dia seguinte da postagem no produto. Ela já não atende todo o território nacional e a mercadoria precisa ter até 100 cm de comprimento e 10 kg.

Existem também o SEDEX 10, o seu produto pode chegar até às 10 horas do dia seguinte à postagem, não atende todo o território nacional e suas limitações em relação à dimensão do produto são iguais às do SEDEX 12.

Existe uma nova opção no mercado: o SEDEX hoje, que ainda não é muito conhecida nem utilizada. Caso a mercadoria seja postada até às 18 horas, a encomenda é entregue no mesmo dia.

Essa modalidade atende apenas algumas regiões e o produto precisa ter 70 cm e 10 kg.

É preciso destacar que também existe a possibilidade de garantir a entrega expressa de sua empresa por meio de uma transportadora.

As limitações e características dependerão da organização contratada por você. Uma das maiores vantagens dessa opção é a não ocorrência de greve.

Assim, não há risco de o produto sofrer algum atraso.

Quais os cuidados necessários com a entrega expressa?

Para que a entrega expressa funcione de forma eficiente e garanta a expedição do produto em pouco tempo, a loja virtual deve otimizar e planejar as etapas de separação, embalagem e entrega para a transportadora.

Ou seja, essas etapas precisam ser feitas de forma ágil para que não atrase.

Além do mais, é fundamental escolher uma empresa de confiança e que apresente competência necessária para realizar a entrega da mercadoria no tempo determinado.

Isso quer dizer que a organização escolhida por você deve estar preparada para atender às suas demandas.

Outro ponto que merece atenção é o pagamento. É preciso que você informe ao cliente que quando a compra é feita por meio de boleto bancário, a entrega pode demorar um pouco mais, já que é necessário um tempo para que ele seja processado.

Já quando é feito com cartão de crédito, débito ou Pix, a confirmação é mais rápida e o produto pode ser separado para o envio logo em seguida.

Portanto, a entrega expressa é uma importante modalidade de expedição de produtos. Com ela, é possível garantir o sucesso do seu e-commerce no mercado, uma vez que os clientes terão uma boa experiência durante o momento de recebimento da compra.

Garantir a satisfação deles é fundamental para que sua loja consiga se destacar da concorrência, que está cada dia mais acirrada.

Ao ter a entrega expressa em seu negócio, é preciso ter cuidado e atenção ao aplicá-la. Uma vez que ela não pode ser feita de qualquer jeito, não resolve ter uma boa entrega se a etapa de separação do produto acontece de forma lenta.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para saber mais sobre a importância e os benefícios de usar a avaliação de produtos para aumentar as suas vendas!

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário