Como escolher a melhor transportadora para e-commerce?
Termos e Condições para loja virtual: letras miúdas, mas importantes!

O que há por trás da entrega dos produtos de uma loja virtual?

Publicado em: • Última Atualização:

Saber como funciona o processo de entrega de produtos para loja virtual é fundamental para quem deseja investir nesse tipo de negócio. Na realidade, a logística por trás da entrega é um dos pilares de sustentação de um e-commerce, e por isso, o processo precisa ser muito bem organizado e estruturado.

Isso porque a satisfação do cliente está diretamente ligada ao fato de ele receber seu produto na data correta e em perfeito estado. O atraso no recebimento da compra não gera apenas insatisfação, mas também a perda daquele consumidor que, além de não comprar mais de seu negócio, ainda pode reclamar nas redes sociais, gerando um impacto negativo à imagem de sua empresa.

Então, se você está pensando em começar um e-commerce, mas tem dúvidas sobre a entrega dos produtos, acompanhe este post, pois, explicaremos como esse processo funciona, mas primeiro, vamos entender a importância de uma boa gestão de logística para o e-commerce. Vamos lá?

Qual a importância da gestão da logística para um e-commerce?

Quando falamos em gestão de logística para a entrega de produtos para loja virtual, não estamos nos referindo somente ao serviço de transporte e entrega dos produtos. Na realidade, a logística por trás desse processo vai muito além de contratar uma empresa para realizar esse serviço.

O planejamento do processo de logística deve começar já na abertura do negócio. A estruturação desse setor precisa contemplar desde o recebimento das mercadorias, que são adquiridas dos fornecedores, até a entrega dos produtos ao consumidor final.

Além disso, é preciso fazer uma boa gestão de estoque para que não faltem os produtos mais vendidos na loja ou que o consumidor receba um produto errado ou com defeito. Por isso, é importante que todos as mercadorias sejam conferidas assim que chegam ao estoque, pois esse processo evita custos com trocas e reenvios de itens para o consumidor.

No mais, o cumprimento dos prazos das entregas e o cuidado no momento de separação dos produtos garante uma boa experiência de compra para o cliente que, se ficar satisfeito, comprará sempre de sua loja.

Como funciona o processo de entrega de produtos em uma loja virtual?

O consumidor final tem aquela ideia de que esse processo é muito simples, pois basta alguns cliques para que ele faça suas compras e receba os produtos em sua casa depois de alguns dias. Contudo, você que pensa em começar sua loja virtual precisa ter em mente que o processo não é tão simples quanto parece.

A seguir, mostraremos passo a passo de como tudo acontece nos bastidores de um e-commerce. Confira!

Notificação de compra

Uma das primeiras etapas da entrega de produtos em uma loja virtual é a notificação da compra, quando o sistema avisa que foi efetuada uma transação no e-commerce. No entanto, antes de o produto ser separado e enviado, o e-commerce ainda precisa receber a confirmação de pagamento da compra.

No caso de uma transação feita com cartão de crédito, as operadoras de cartão e serviços antifraude devem analisar as informações para processar e validar o pedido. Quando o pagamento é confirmado, os produtos adquiridos devem ser separados e embalados com cuidado para serem enviados para o endereço informado.

Nessa etapa, deve ser feita a validação do endereço para envio das mercadorias, a confirmação do produto no estoque da loja, a emissão da nota fiscal, a definição da empresa transportadora e a classificação do pedido, que é feita levando em consideração data da compra, peso, local da entrega entre outros pontos relevantes.

Coleta de pedidos

Quando os pedidos são feitos na loja, é preciso fazer a coleta de todos os produtos que serão entregues e embalá-los da forma correta. O tipo de embalagem utilizado influencia no valor do frete, e por isso, é preciso escolher algo funcional, mas que ofereça um bom custo-benefício para sua empresa.

Então, os pedidos são coletados e levados à empresa responsável pelas entregas. Vale lembrar que todo este processo deve ser documentado para que o e-commerce tenha controle sobre todos os pedidos entregues. O tempo de entrega é contado a partir do dia que a mercadoria é entregue à transportadora ou postada nos correios.

Roteirização dos pedidos

Essa é uma etapa muito importante no processo de entrega de produtos para loja virtual. Isso porque ela pode afetar a lucratividade do negócio. A roteirização consiste na classificação dos pedidos de acordo com a localização que eles serão enviados para que seja feita a mesma rota ou envio para endereços próximos.

Isso economiza um bom dinheiro para o negócio, pois poupa a empresa responsável pelas entregas de ir ao mesmo local diversas vezes.

Entrega das mercadorias

Enfim é feita a entrega dos produtos no endereço que foi informado no ato da compra. Quando o cliente recebe sua compra, é preciso que a pessoa que recebe a encomenda assine um documento informando nome completo e, dependendo da compra, até um número de documento.

Esse processo é importante para a loja ter controle se a empresa responsável pelas entregas está cumprindo os prazos acordados.

Quais são as principais formas de entrega de produtos para loja virtual?

Geralmente, as lojas virtuais contam com duas opções para entrega de seus produtos: os Correios e transportadoras particulares. A escolha da empresa correta depende de diversos fatores, pois cada serviço pede um valor de investimento diferenciado.

Contudo, em qualquer uma das escolhas, o valor do frete depende de fatores como CEP, peso e tamanho do objeto e opção de envio. Serviços mais rápidos têm um custo maior, assim como os produtos mais pesados e que devem ser entregues para um local muito longe de onde está situado seu negócio.

Quando a entrega é feita pelos correios, a empresa tem duas opções: pagar um valor para cada produto enviado ou fazer um contrato com a agência. Se o empreendedor optar pela segunda alternativa, há descontos e o pagamento pode ser feito mensalmente. Caso contrário, ele deve pagar as taxas de envio na hora de enviar a mercadoria e pagar o preço normal, sem descontos.

Se o gestor do e-commerce optar por uma transportadora, ele deve fazer um contrato e combinar com a empresa formas e prazos de pagamento, pois há diversos fornecedores para esse tipo de serviço e cada um deles cobra um valor diferenciado.

O mais importante de tudo é que antes de começar seu negócio, você precisa entender a fundo como funciona toda a logística por trás da entrega de produtos para loja virtual, pois esse conhecimento ajudará você a otimizar os processos, identificar possíveis falhas e melhorar a satisfação do cliente de seu e-commerce.

Gostou do artigo? Então, aproveite a visita no nosso blog para saber mais sobre  a logística de um e-commerce!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

O que há por trás da entrega dos produtos de uma loja virtual?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *