O que o consumidor procura em uma loja infantil online?
Como divulgar uma loja no Instagram? O guia para as primeiras vendas

Entenda como dominar o Mercado Envios

Publicado em: • Última Atualização:

O site de compras Mercado Livre traz uma série de facilidades para vendedores. A página conta com um número enorme de usuários registrados. Logo é possível ofertar produtos que podem ser visualizados e adquiridos por uma quantidade considerável de compradores, algo que seria difícil de se conseguir em um e-commerce tradicional.

O Mercado Livre dá a um vendedor iniciante todos os instrumentos que ele precisa para iniciar a sua operação no comércio online. Uma dessas ferramentas é o sistema de logística Mercado Envios.

Basicamente, o Mercado Livre oferece a seus vendedores dois modos para enviar os seus produtos aos clientes. A primeira opção é realizar a entrega por conta própria, contratando um serviço de entregas ou combinando com o cliente uma forma de levar pessoalmente o produto até ele. O outro meio possível é por meio de uma ferramenta oficial do site chamada Mercado Envios.

Você conhece essa ferramenta? Siga lendo este artigo, aprenda o que é e como usar o Mercado Envios!

O que é o Mercado Envios

Mercado Envios é uma ferramenta logística disponibilizada pelo site de compras e vendas, Mercado Livre. Por meio de um acordo entre o site e os Correios, os vendedores do Mercado Livre conseguem obter melhores taxas de frete de produtos para os seus clientes. A operação acaba se tornando mais barata do que a convencional realizada em agências.

Com o Mercado Envios ativado, todos os anúncios de venda ofertados vêm com a opção de cálculo para que os clientes saibam o valor exato do frete, além da opção de recebimento, seja em uma agência dos Correios ou em domicílio. O cálculo da taxa de frete é feito de acordo com o CEP do endereço de entrega.

No total, há quatro formas de envio possíveis. Na opção de retirada nos Correios, o cliente precisa buscar o produto na agência mais próxima de sua casa. Existem duas formas de entrega em domicílio: o modelo padrão e o modelo prioritário, no qual o consumidor recebe o produto mais rápido, mas precisa pagar um preço mais elevado para isso. Por último, há ainda a opção de frete grátis, que fica por conta do vendedor.

Vantagens da ferramenta Mercado Envios

O principal benefício gerado pela ferramenta Mercado Envios é oferecer produtos com os melhores preços e enviados com segurança para os clientes. Dessa forma, torna-se possível destacar-se entre tantos em um cenário competitivo e aumentar os lucros do seu e-commerce de forma considerável.

Por meio do Mercado Envios, o anunciante da oferta e o comprador podem fazer o rastreamento do produto, desde o seu envio até a entrega. Assim, pode-se pesquisar a atualização do andamento do serviço.

Essa ferramenta integrada ao site Mercado Livre facilita para os vendedores o processo de envio de produtos, otimizando assim o seu tempo e provendo descontos a seus clientes, além de melhorar a forma de gerenciamento dos anúncios. Para o cliente, a vantagem é poder verificar de imediato o valor de frete, sem precisar dialogar com o anunciante da oferta.

Com o Mercado Envios, os consumidores podem simular, por conta própria e de forma automática, o valor exato da taxa de entrega, bastando, para isso, inserir o seu CEP.

Sem essa opção, geralmente os compradores do Mercado Livre precisam abrir uma pergunta para o vendedor no anúncio do produto referente à taxa de frete para a sua região. Tal processo é desvantajoso para o vendedor por ser lento e trabalhoso, com o risco de perda de pedidos de venda.

No Mercado Envios, o vendedor recebe o pedido do produto com o valor de frete já pago pelo cliente. O pagamento é responsabilidade do Mercado Livre, incumbindo ao vendedor apenas a responsabilidade de postar o pacote do produto em uma agência dos Correios de sua preferência.

Como utilizar o Mercado Envios

O Mercado Envios é uma ferramenta muito fácil de ser utilizada. Antes de tudo, é necessário cadastrar-se no site Mercado Pago. Depois disso, ative-o no Mercado Livre.

O Mercado Livre é encarregado de cuidar do pagamento do envio do produto. A responsabilidade do vendedor é exclusivamente preparar o pacote e levá-lo para ser despachado em uma agência dos Correios.

Com o serviço do Mercado Envios ativado, quando ocorre uma venda, o vendedor recebe uma etiqueta que precisa ser impressa e inserida no pacote que será enviado. O Mercado Livre se encarrega de fornecer um código de rastreamento por e-mail tanto para o cliente quanto para o vendedor. Desse modo, ambos podem acompanhar o andamento da entrega de forma fácil e transparente.

Para ativar o Mercado Envios, acesse este link, clique em “Ativar Mercado Envios” e preencha os dados solicitados. Dois dias após a confirmação de recebimento pelo comprador, o valor do pagamento fica disponível ao vendedor.

Como visto ao longo deste texto, a facilidade e a praticidade do Mercado Envios traz uma série de benefícios para o vendedor e seus clientes. Com esse sistema de logística, pode-se economizar muito tempo, já que o anunciante da oferta não precisa responder perguntas frequentes de clientes no site quanto a frete e prazo de entrega de produtos.

Além disso, a disponibilidade de informações imediatas, como valor de frete e código de rastreamento, serve para inibir formas de contato adicionais constantes por e-mail e telefone quanto ao pedido.

Com o Mercado Envios, é possível se destacar de outros vendedores, melhorando a sua reputação, uma vez que quanto mais negociações são feitas, melhor será a sua posição nos resultados de busca do Mercado Livre.

Os produtos podem se destacar em listas de compras e, consequentemente, o número de vendas pode se tornar maior. Contudo, é preciso mencionar que o Mercado Envios não está livre de eventuais entraves dos Correios, como atraso de entregas.

O que achou do artigo? Depois de lê-lo, você conseguiu se sentir mais preparado para dominar o Mercado Envios e incrementar as vendas da sua loja virtual? Então, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de mais conteúdos como este!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Entenda como dominar o Mercado Envios
5 (100%) 1 voto

2 Comentários em: Entenda como dominar o Mercado Envios



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.