Enquetes para Instagram: Por que usar e 31 ideias para engajar com seu público

Enquetes do Instagram é um recurso interativo da rede social, que pode ser utilizado para engajar com os seguidores. Através dele é possível incluir até quatro opções de respostas para que os usuários escolham a que mais se identificam naquele momento. O interessante é que o dono do perfil pode acompanhar o resultado dessas interações em tempo real.

A enquetes para Instagram é uma funcionalidade que muitas empresas estão usando porque oferece dados e informações muito valiosas sobre diferentes aspectos do negócio.

Mesmo que já esteja disponível a algum tempo, muitos gestores ainda não usam essa ferramenta.

Logo, é preciso saber o porquê de usar a enquete do Instagram, como ela deve ser utilizada e quais são os exemplos de enquete que geram bons resultados.

Se é sobre isso que você quer saber, não deixe de conferir este artigo completo sobre o assunto. Boa leitura!

O que são enquetes para Instagram?

O Instagram está em constante evolução e a rede já não é apenas um espaço para socialização e interação entre pessoas.

As empresas estão cada vez mais com uma presença consolidada, já que a rede se mostrou um poderoso canal para impulsionar as vendas.

Logo, o Instagram está sempre buscando oferecer novas ferramentas que auxiliem os negócios a melhorarem os seus resultados.

A enquetes para Instagram é uma dessas ferramentas que potencializam os resultados empresariais.

O recurso é muito valioso para o engajamento e está disponível para todos os perfis, incluindo as contas empresariais.

Com ela, você consegue otimizar os Stories de forma interativa onde os usuários podem fazer votações que respondem perguntas pré-determinadas.

Essa é uma boa forma de entender mais sobre o público-alvo da empresa, já que é possível criar conteúdos no modelo de perguntas para as pessoas responderem.

Uma poderosa ferramenta para conhecer a persona e enviar conteúdos ainda mais personalizados.

O próprio Instagram já disponibiliza alguns modelos prontos que podem ser usados.

Mas também podem gerar insights para que o gestor da página crie perguntas ainda mais específicas e direcionadas para a estratégia da marca nas redes sociais.

Essa funcionalidade está disponível para todos e pode ser facilmente acessada. Mais à frente, explicaremos com um passo a passo como acessá-la.

Por que utilizar enquetes para Instagram?

Essa importante funcionalidade do Instagram é muito valiosa para os empreendedores.

Pois, além de ser fácil de usar, oferece muitas vantagens e informações que auxiliam no planejamento e gestão de uma estratégia de marketing

Confira alguns bons motivos para você começar a usar a enquetes do Instagram.

Gerar engajamento

Um dos principais benefícios de usar enquetes para Instagram é o potencial de engajamento que essa funcionalidade oferece aos stories.

Afinal, o objetivo de uma enquete é justamente que os usuários que seguem a conta comercial interajam respondendo a perguntas específicas ou genéricas.

É muito importante colocar enquetes na estratégia da rede social porque, com uma ação muito simples e facilitada, os usuários interagem com a marca e mostram para o algoritmo do Instagram que a publicação é relevante.

Medir conhecimento dos seguidores

Mapear o grau de conhecimento dos usuários, sobre os produtos e serviços, é muito importante para definir uma boa estratégia de marketing.

Isso porque os gestores precisam entender o qual familiarizados um cliente está com o serviço que a empresa oferece.

As redes sociais podem ser usadas para diferentes objetivos, como educar o mercado.

Logo, os conteúdos devem ser direcionados para que o consumidor entenda cada vez mais sobre a funcionalidade e benefícios do software e perceba que essa é uma solução eficiente para sua necessidade.

Com perguntas bem direcionadas e planejadas, é possível mapear o funil de vendas ideal para uma estratégia na rede e começar a oferecer conteúdos que façam com que um consumidor chegue até o momento da compra.

Fazer pesquisa de mercado

As enquetes para Instagram também funcionam muito bem para complementar uma pesquisa de mercado.

Entender o comportamento do mercado consumidor é uma importante ação para criar um diferencial competitivo significativo.

Com as perguntas certas, a marca pode saber praticamente tudo sobre os seus seguidores, que clientes em potencial.

A pesquisa pode mostrar quais são os produtos com maior adesão, entender quais são os conteúdos que mais geram engajamento, bem como o formato ideal.

É preciso ser criativo já que o algoritmo da rede limita bastante as publicações orgânicas e não serão todos os seguidores da página que verão o stories.

Ainda assim, quando um planejamento é bem feito, o gestor da página poderá aperfeiçoar a pesquisa para que mais pessoas sejam impactadas.

Soma-se a isso, o fato de que a enquete é grátis e pode ser respondida de forma muito ágil, sem a necessidade de encaminhar o usuário para outra página.

Ver como o público responde a um novo produto

O lançamento de um novo produto deve ser acompanhado de boas campanhas de divulgação.

As enquetes do Instagram funcionam como um bom termômetro de satisfação que pode ser feito muito antes de um produto ser lançado.

Ao fazer a pesquisa, você pode entender o que precisa ser alterado no produto, o preço ideal para o seu consumidor e até mesmo se a solução realmente supre uma demanda dos consumidores. 

Além de pesquisas sobre a satisfação com o novo produto, é possível criar pequenas campanhas que estimulem o engajamento para o lançamento.

Utilizando as enquetes para Instagram como pequenos teaser, é muito mais fácil de encantar o público, preparar o mercado para o lançamento e aumentar o faturamento do negócio.

Conhecer a persona

Traçar um perfil aprofundado sobre os consumidores do negócio é uma das ações mais relevantes para qualquer estratégia de marketing.

Mesmo que a empresa já tenha bastante conhecimento sobre os clientes, o mercado consumidor está em constante transformação.

Como as soluções tecnológicas fazem com que o comportamento dos clientes mude, com novas formas de pagamento, novos canais de venda e novas necessidades, é possível usar as enquetes para entender sobre os clientes e quais mudanças eles estão demandando.

Como fazer enquetes para Instagram?

Agora que já falamos sobre o que é, e qual a importância de utilizar as enquetes para Instagram, é o momento de saber como fazer. Confira o passo a passo abaixo:

Enquete como Stories

1º Passo

O primeiro passo é ter uma conta ativa para que você possa acessá-la e desfrutar das funcionalidades dessa rede. Sendo assim, basta abrir o Instagram e se manter na página inicial.

Enquetes para Instagram

2º Passo

Na página inicial, você encontrará um ícone de (+) no canto superior direito da tela e basta clicar para que o app abra as opções para criar uma publicação, escolha a opção “Story”

Enquetes para Instagram

3º Passo

Com a tela aberta, basta tirar uma foto, selecionar uma foto ou vídeo da sua galeria de imagens ou criar um novo vídeo. Essa imagem ou vídeo é que irá compor a base da enquete.

Enquetes para Instagram

4º Passo

Com a imagem ou vídeo selecionado, toque no ícone do rostinho feliz no canto superior direito e selecione a opção “enquete”.

Enquetes para Instagram

5º Passo

Ficará visível uma pequena caixa onde você deve escolher a pergunta para os usuários e eles poderão responder sim ou não, ou qualquer outra opção de pergunta que você achar mais conveniente.

Enquetes para Instagram

6º Passo

Com tudo definido, basta clicar em “enviar para” ou “Seu story”. Também é possível definir se a enquete estará disponível para todos os seguidores ou apenas os melhores amigos.

Enquetes para Instagram

31 ideias prontas para usar de enquete na sua empresa

Mesmo entendo a importância da enquete para Instagram e como acessar essa importante ferramenta da rede social, muitas vezes pode ser difícil ter ideais de perguntas e enquetes. Portanto, separamos 31 ideias prontas para usar de enquete na sua empresa. Não deixe de conferir!

1. Você usa outra rede social?

Essa é uma excelente maneira de saber onde seus clientes estão se posicionando para que sua marca também tenha uma boa presença nas outras redes.

2. Quais são suas motivações diárias?

É uma maneira de mostrar que se preocupa com o consumidor e também de entender sobre as motivações que ele tem no mundo digital e físico.

3. O que te inspira?

Saber o que inspira o seu público-alvo ajuda a sua marca a alinhar os valores e ideias do negócio.

4. Você está gostando dos nossos conteúdos de Stories?

Além de analisar as métricas e interações com os Stories, perguntar diretamente ajuda os gestores a alinhar a estratégia para entregar o que o mercado demanda.

5. Em qual canal você conheceu nossa marca?

Saber onde os clientes encontraram a empresa, um blog, site ou outra rede social é muito importante para a estratégia de captação de leads.

6. Qual tema você gostaria para a nossa próxima live?

Um dos objetivos de uma live é justamente educar o mercado. Portanto, nada melhor do que oferecer os conteúdos que os clientes desejam.

7. Qual o melhor horário para nossa próxima live?

Uma live de sucesso oferece os conteúdos certos no momento certo. Portanto, é preciso entender qual o melhor horário para a sua audiência.

8. Quantos posts você gostaria de ver por dia?

Bombardear os seguidores com muitos post diários pode não ser eficiente. Logo, o mais ideal é perguntar para eles a quantidade que acham mais adequada.

9. Qual o melhor horário para receber notificações?

Informar os usuários sobre as novidades e promoções, por exemplo, é uma boa ideia. Contudo, é fundamental saber onde eles preferem ser notificados.

10. Qual formato de conteúdo você mais gosta?

Um social media pode ter dificuldade para descobrir qual o formato que mais agrada os usuários. Sendo assim, usar a enquete pode ser a solução para essa dúvida.

11. Qual a sua maior dúvida sobre nossos produtos?

Isso ajuda a empresa a entender o que motiva as vendas e o que impede que os clientes comprem os produtos da marca.

12. O quão satisfeito você está com nosso produto?

O índice de satisfação do cliente revela muitos dados que ajudam na constante melhoria dos produtos da empresa.

13. Você voltaria a comprar da nossa empresa?

Outra pergunta que mostra o grau de satisfação dos clientes é saber se eles voltariam a fazer negócios com a sua marca.

14. O que você acha que deveria ser acrescentado aos nossos produtos?

A otimização do produto deve ser constante e baseada nas necessidades dos consumidores. Essa pergunta otimiza muito as melhorias necessárias.

15. Você já utilizou nosso canal de suporte?

É fundamental entender quantos clientes precisaram de suporte para melhorar esse canal ou identificar uma falha comum no produto.

16. Nosso suporte atendeu às suas necessidades?

Clientes que já utilizaram o suporte da empresa tendem a oferecer importantes feedbacks para o negócio, o que justifica a pergunta.

17. Qual o prazo de entrega ideal para você?

O prazo de entrega de produtos nas vendas online pode ser um fator decisivo para os clientes.

18. Qual sua maior dificuldade para comprar na internet?

As vendas online são fundamentais para um e-commerce e essa pergunta ajuda o empreendedor a entender o que precisa ser melhorado para aumentar o faturamento.

19. Qual o seu maior sonho atual?

Se preocupar com os sonhos dos clientes é uma boa forma de melhorar a personalização no serviço ou produto ofertado.

20. Qual canal você prefere para fazer compras?

É preciso oferecer a melhor experiência de compras e o canal de venda é fator decisivo para isso.

21. Você usa o Instagram para lazer ou para negócios?

Bons conteúdos precisam ir de encontro com o objetivo do usuário na rede.

22. Qual recurso do Instagram você mais vê?

Assim, você entende o que o mercado concorrente está utilizando e passa a realizar ações que funcionam melhor.

23. Qual recurso do Instagram você mais usa?

Entender o que os clientes fazem na rede também oferece bons insights para os gestores da marca.

24. Qual foi a última vez que você comprou da nossa marca?

O ticket médio do cliente é muito importante para o negócio. É preciso saber com que frequência os clientes estão comprando.

25. O que te motiva a comprar com a agente?

Existem muitos motivos que fazem com que um cliente compre de uma marca e o preço nem sempre é determinante.

26. Qual forma de pagamento mais combina com o seu perfil?

A forma de pagamento precisa ser diversificada e de acordo com a demanda dos clientes.

27. Com que frequência você usa o Instagram?

A frequência com que os seguidores usam o Instagram ajudam a marca a definir um bom calendário editorial.

28. O que você gostaria de ver por aqui?

Essa é uma pergunta genérica e que mostra uma visão geral sobre o que interessa aos clientes.

29. Com que frequência você compra na internet?

Essa pergunta ajuda a direcionar os esforços ao entender se e com que frequência os clientes compram na internet.

30. Qual marca mais combina com você?

É uma boa forma de fazer benchmarking e entender quais são as empresas referências dos seus clientes.

31. Você prefere vídeo ou foto?

Como a ferramenta social é voltada para esse tipo de conteúdo, é muito interessante saber qual é o melhor para os clientes do negócio.

A enquete para Instagram é uma poderosa funcionalidade que os gestores e donos de e-commerce devem utilizar para coletar dados e otimizar diferentes aspectos do negócio. 

Com perguntas bem planejadas, é possível entender muito sobre o consumidor e oferecer uma experiência de compras muito completa. 

Logo faça um planejamento estratégico, entenda qual a melhor forma de fazer enquetes e pense bem nas perguntas para que elas ajudem a alinhar o negócio na direção certa.

Se você quer saber como aumentar ainda mais as suas vendas no Instagram, entenda como usar o

Instagram Ads e melhorar o faturamento do seu negócio.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário