Conheça a nova Loja de Aplicativos da Tray
Como conseguir novas ideias para negócios digitais?

Empreendedorismo on-line: 8 dicas para começar seu negócio

Publicado em: • Última Atualização:

Você quer montar um e-commerce, mas acha que ainda não está pronto? De fato, aventurar-se por essas águas demanda preparo. Você por acaso sabe que o empreendedorismo on-line tem características únicas, definitivamente não encontradas no varejo convencional, por exemplo? Se quiser alcançar o sucesso, o empreendedor deve conhecer essas especificidades de trás para frente antes mesmo de dar o pontapé inicial em um negócio on-line. Caso contrário, é bem provável que fique para trás na competição acirradíssima do mercado. Mas fique tranquilo! Separamos aqui 8 dicas para que você comece seu negócio rapidamente — e da maneira certa, claro. Confira!

1. Conheça suas possibilidades

A internet permite que você aproveite diversas possibilidades que são naturalmente mais difíceis no comércio off-line. No meio virtual, é possível aumentar a escalabilidade do negócio, usar menos espaço físico, contratar menos funcionários e alcançar regiões bem distantes. Esse cenário viabiliza que os empreendimentos invistam menos dinheiro inicialmente, com sua expansão acontecendo de forma gradual. Lembre-se dessas características ao formular sua ideia, pois há um leque bem maior de opções disponíveis. Aproveite!

2. Planeje com cuidado

Na prática, não é preciso gastar uma quantia exorbitante de dinheiro por um plano de negócios. A princípio, usar o Business Model Canvas já é mais que suficiente para dar uma ideia clara de como funcionará seu empreendimento. O Canvas é um quadro lúdico que pode ser impresso em uma folha A3 e preenchido com post-its. Seus campos devem conter informações essenciais do negócio, como parceiros, atividades e recursos, proposta de valor, estrutura de custos, fontes de receita, relacionamento com o cliente, canais de entrega e perfil do público.

Deu uma olhada e acha que vai ter dificuldade em preencher o Canvas? Nada de desespero, porque há uma série de tutoriais sobre como fazer tudo direitinho. Uma rápida busca no Google e alguns minutos em frente à tela já vão responder muitas de suas perguntas iniciais. Há também o livro dos próprios criadores do método, que se chama Business Model generation: inovação em modelos de negócios, de leitura bem simples. Com essa ajuda pra lá de capacitada, você se tornará um expert no uso da ferramenta!

3. Aprenda o básico do empreendedorismo on-line

Para ter chance de alcançar o topo, você precisa conhecer alguns conceitos primordiais que englobam o marketing digital, a administração e as metodologias de startups. Listamos abaixo alguns dos principais para ajudá-lo em seus estudos. Veja:

Marketing de conteúdo

Quantas vezes você já procurou por uma informação no Google e foi parar no blog de uma outra empresa? Isso acontece por causa do marketing de conteúdo! Na era da informação, aqueles modelos de propagandas intrusivas já não cativam nem atingem tanto os consumidores. Hoje, as empresas criam blogs com informações úteis e originais, gerando com isso visibilidade. Normalmente, os temas abordados têm alguma relação com o produto oferecido, mas não possuem um tom de venda. A proposta é que eles gradualmente conduzam o internauta pela jornada de compra.

Um último lembrete ainda sobre esse assunto: o conteúdo não precisa ser oferecido necessariamente por blogs, ok? Há e-commerces que publicam materiais bem interessantes em outras plataformas, como Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e Snapchat. Que tal inovar você também?

Indicadores de desempenho

É infinitamente mais fácil gerir um negócio quando os indicadores corretos são mensurados. Aí entram os chamados KPIs: indicadores-chave de desempenho. Quais métricas são consideradas KPIs varia de negócio para negócio. Isso vai depender principalmente da fase em que o e-commerce está e do que é importante no momento. Mas há sim algumas características básicas para identificar um bom indicador-chave: ele deve medir algo relevante, ajudar na tomada de decisões estratégicas e precisa ser mensurado com certa periodicidade. Alguns KPIs essenciais são: receita total, custo de aquisição por cliente e tráfego.

Estratégias de SEO

Search Engine Optimization (SEO) é o nome dado às estratégias empregadas para aumentar a relevância de um site perante os mecanismos de busca. Quer que sua loja virtual apareça na primeira página de resultados de busca do Google? Então você precisa lançar mão das técnicas de SEO! Assim eleva a visibilidade do seu negócio na internet e amplia suas chances de eventualmente fechar vendas.

Começo pelos marketplaces

Marketplaces são lojas on-line compartilhadas por diversas marcas, funcionando como verdadeiros shoppings virtuais. Eles são ótimos espaços para quem quer vender na internet, mas ainda não possui experiência para construir o próprio e-commerce. Começando por aí, você não só consegue preparar sua loja com mais calma como já vai angariando clientes para sua marca. Pode acreditar: esse fortalecimento da marca proporcionado pelos marketplaces ajuda bastante os empreendedores de primeira viagem.

4. Evite os erros mais comuns

Como é de se esperar, normalmente são vários os erros cometidos na criação de uma loja on-line. Para apontar apenas alguns, podemos citar aqui falhas na estruturação do site, preços maiores que os dos concorrentes, formulários de inscrição longos demais, falta de opções de pagamento e ausência de certificados de segurança. Procure se atentar para esses pontos e aumente suas chances de sucesso!

5. Valide sua ideia antes de investir

Antes de investir em uma ideia, é preciso validá-la, provando que ela se transformará em um negócio rentável, algo pelo qual as pessoas estão dispostas a pagar. Há diversas formas de testar isso, mas é necessário ter criatividade. Veja, por exemplo, se há demanda de compra fora da internet antes de investir em um site muito rebuscado. Nesse mesmo contexto, você pode criar um site simples para testes, criando anúncios e medindo quantos cliques ele recebe. Em qualquer situação, fazer uma boa pesquisa de mercado é primordial.

6. Aposte na publicidade certa

Para promover seu negócio on-line, há uma série de ferramentas com excelente custo-benefício. Adiantando: as atualmente mais usadas são o Google AdWords e o Facebook Ads. Como o volume de informação na rede é imenso, foque em um público-alvo específico ao programar suas campanhas de publicidade. Por mais que você queira atingir o maior número de pessoas possível a princípio, nada de tentar criar anúncios genéricos demais. Além de a conta ficar mais cara, essa estratégia não é tão efetiva.

7. Invista no design responsivo

É fato: os brasileiros têm comprado bastante pelo celular. Segundo o relatório WebShoppers, da Ebit, as compras via smartphone representaram 18,8% do consumo de e-commerce no Brasil em 2016. E você não quer perder esse público, correto? Para tanto, invista em um design responsivo, que adequa automaticamente o site, fazendo com que funcione perfeitamente em aparelhos com telas de tamanhos diferentes — como celulares e tablets.

8. Estude hoje e sempre

Para empreender, é necessário dividir o tempo entre teoria e prática. Por isso, dedique-se ao estudo do assunto se realmente quiser alcançar o sucesso. Aqui no blog mesmo, por exemplo, já publicamos uma série de conteúdos sobre como montar um e-commerce. E nada de se acomodar, combinado? Como a internet é um universo extremamente dinâmico, é preciso estar sempre de olho nas novidades para não ficar para trás. Então estude hoje, amanhã e sempre!

Pronto para começar os trabalhos? Se quer saber mais sobre esse mundo e suas possibilidades, siga nossos perfis nas redes sociais: estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Empreendedorismo on-line: 8 dicas para começar seu negócio
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.