Empreendedorismo jovem: saiba como empreender antes dos 20!

Atualmente, a busca por grandes transformações no mundo dos negócios implica, diretamente, no desenvolvimento de soluções inovadoras para questões tradicionalmente obsoletas e […]

Atualmente, a busca por grandes transformações no mundo dos negócios implica, diretamente, no desenvolvimento de soluções inovadoras para questões tradicionalmente obsoletas e estruturais.

Diante disso, jovens com menos de 20 anos estão ingressando cada vez mais no mercado de trabalho, colocando suas ideias no papel e focando em criar soluções eficientes para problemas reais de seu próprio cotidiano, a fim de assim criarem o seu próprio negócio.

Porém, diferente do que muitos pensam, empreender vai muito além da criação de uma empresa. Além do desejo de realização pessoal e da oportunidade de alcançar o seu propósito de vida ou a sua independência financeira, o empreendedorismo tem um dever muito maior: a possibilidade de gerar um impacto social. Trata-se de um processo coerente que pode beneficiar diversas pessoas.

Mas, afinal, como se tornar um empreendedor antes dos 20 anos? Acompanhe nosso artigo e fique por dentro de algumas dicas que separamos para você. Boa leitura!

O panorama do empreendedorismo jovem no Brasil

Devido à necessidade de adaptação ao mercado de trabalho, já que a busca por um emprego formal tornou-se mais difícil com o cenário de recessão econômica no Brasil, o número de empreendimentos aumentou com o passar dos anos.

De acordo com um estudo da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2018, o número de brasileiros de 18 a 24 anos ativos em ações empresariais representou um total de 21,2%. Além disso, um levantamento do Sebrae mostra que a intenção de se tornar um empreendedor já está presente desde cedo, pois um em cada três empresários já tinha esse objetivo antes de completar 18 anos.

Esses dados confirmam a ideia de que os jovens se tornaram mais interessados em criar seu próprio negócio, sobretudo pela possibilidade de realização pessoal e pela vontade de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus clientes.

Nota-se, portanto, que o empreendedorismo não busca apenas ganhos monetários, mas sim um impacto social gerado pelas suas ideias. Isto é, para os jovens, suas inovações precisam ter uma finalidade, além de oferecer alternativas para as questões sociais.

Dicas de como empreender antes dos 20

Agora que você já conhece o cenário do empreendedorismo jovem no Brasil, é importante ter um planejamento para maximizar as suas chances de sucesso, evitar problemas legais e garantir a sua continuidade no mercado. Ou seja, é preciso traçar alguns processos e levar em consideração alguns aspectos.

Para isso, separamos algumas dicas importantes que te ajudarão a abrir sua própria empresa e conquistar o seu sonho. Confira!

Escolha o nicho

O primeiro passo, sem dúvida, é identificar um setor em que você possa realmente fazer a diferença. Escolher um nicho específico consiste em encontrar o perfil dos seus potenciais clientes, de modo a possibilitar uma compreensão intensa das necessidades desse grupo. Isso faz com que você direcione corretamente os seus esforços e estratégias.

Além disso, é importante estar atento às demandas do mercado com o intuito de encontrar os verdadeiros interessados em adquirir o seu produto ou serviço. Dessa forma, o negócio tem mais chances de sucesso, sem perdas de capital na validação.

Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é um importante método que vai te ajudar a definir as suas estratégias. Afinal de contas, aqui serão avaliadas oportunidades, ameaças, perfil dos consumidores, principais características dos concorrentes e dos fornecedores, qualidade dos produtos, entre outros elementos.

Além disso, é necessário conhecer o seu público-alvo e saber exatamente quem são as suas personas, assim como suas resistências e principais necessidades.

Na prática, a pesquisa consiste em realizar uma investigação sobre as empresas que vendem produtos ou serviços semelhantes aos que você comercializará. Todas essas informações permitem traçar de forma mais eficaz um plano de negócios, para que você encontre as melhores alternativas e abordagens para o seu negócio.

Busque apoio de amigos e familiares

De certa forma, você pode até conseguir alcançar o seu objetivo sem nenhum apoio. Porém, o ideal é que não seja assim, já que os primeiros passos costumam ser difíceis, e o apoio de amigos e familiares pode fazer muita diferença nesse momento.

Por isso, nessa etapa inicial do negócio, ter pessoas que apostam em você contribui para avanços importantes e para encorajar e transmitir segurança.

Invista em diferenciais competitivos

Se o seu objetivo é fidelizar clientes e promover o seu produto ou serviço, é imprescindível investir e oferecer ao público soluções inovadoras e de qualidade, que diferenciem sua marca das demais.

Assim, garanta que os clientes estejam satisfeitos com a mercadoria e com o atendimento prestado, por meio de feedbacks construtivos dos seus compradores. Além disso, elabore processos mais vantajosos, como entrega mais rápidas, prestação de serviços de qualidade e facilidade de acesso a canais de comunicação.

Estude e qualifique-se profissionalmente

Ainda que a graduação garanta uma base técnica e as práticas para a sua atuação, se você quer conquistar boas oportunidades, é importante ir além e conhecer os princípios do empreendedorismo.

Nesse caso, o ideal é estudar e investir em uma qualificação profissional, participando de congressos, workshops e eventos sobre empresas do setor. Isso contribui para melhorar a sua percepção do mercado e ampliar o seu networking, assim como para estimular a criação de novas ideias.

Divulgue o seu negócio

De nada adianta criar um negócio inovador se você não investir os seus esforços em divulgá-lo. Tornar público o seu produto ou serviço te ajudará a melhorar o seu ranqueamento, transformando a sua empresa em uma verdadeira referência para o público.

Independentemente do nicho de atuação que você escolher, aposte em conteúdos inteligentes e de valor para divulgar o seu trabalho, aumentar a sua autoridade e atrair leads e clientes. Para isso, você pode investir no marketing digital, que envolve a criação de blog, site, páginas em redes sociais, e-mail marketing, entre outras estratégias valiosas.

Por fim, cabe ressaltar a importância de conhecer a fundo a área antes de empreender. Assim, você evita erros que podem prejudicar o negócio. No mais, seguindo todas as nossas dicas, é possível obter sucesso no seu novo empreendimento.

Gostou do nosso conteúdo sobre empreendedorismo jovem? Então, aproveite para curtir a nossa página do Facebook e ficar por dentro de todas as novidades!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário