MEI para loja virtual: tudo o que você precisa saber
Confira como será a participação da Tray no Fórum E-commerce Brasil 2019

Embalagens para e-commerce: entregue boas experiências ao cliente

Publicado em: • Última Atualização:

Ter uma marca e conseguir ser identificado no mercado é um dos grandes desejos de todo empreendedor. Pensar nas questões mais amplas como visão, valores e missão, estrutura e serviços oferecidos, identidade visual e outros aspectos, sempre está entre as prioridades do plano de negócios.

Mas os detalhes também são fundamentais para que o posicionamento de marca aconteça. Você já considerou a importância que as embalagens para e-commerce têm e como podem impactar seu negócio? 

Não é tão comum pensar sobre isso, afinal, assim que o produto chega às mãos do cliente ele só o desempacota e joga o embrulho fora, não é? Pensar dessa forma é prejudicial, pois a experiência do cliente será afetada e as consequências serão negativas para seu e-commerce. Acreditar que basta criar uma loja virtual para os seus produtos serem comprados é um grande engano. 

Ignorar que a embalagem é um canal de marketing é uma falha que não deve ser cometida. Por isso, acompanhe este conteúdo para descobrir os benefícios de investir em pacotes adequados! 

Como as embalagens agregam valor à sua marca? 

Ninguém gosta de receber o seu produto em uma embalagem amassada e suja. Os cuidados devem ser tomados desde o primeiro contato com o consumidor. Então, por que negligenciar esses cuidados depois que a venda é efetivada? 

Empresas que investem em embalagens personalizadas demonstram que se importam com seu público e entregam seus itens em segurança. Em um mercado cheio de clientes cada vez mais exigentes, as empresas que apostam em conceitos além da simples entrega de mercadorias, sem avarias, têm mais chances de se destacar. 

Os clientes verão com mais carinho os e-commerces que se dedicam e expressam a essência da marca por meio da entrega do produto. A fase de encantamento é fundamental e faz parte da jornada do cliente. 

Não esqueça que o público é um forte canal de divulgação da sua marca. Ter diferenciais colocará sua loja à frente da concorrência, pois, além de prestar um serviço com excelência, você transmitirá confiança e fortalecerá sua marca no momento da entrega do produto. 

Quais são as boas práticas para as embalagens para e-commerce? 

Um estudo realizado por Jean-Pierre Lacroix mostrou que quase 65% dos consumidores consideram a embalagem importante antes da decisão de compra. Causar uma impressão positiva e superar as expectativas do consumidor é um caminho que pode representar uma vantagem competitiva. E não apenas isso: essa é uma boa possibilidade de cativar o público e agregar valor aos seus produtos. 

Conheça algumas práticas para tornar suas embalagens mais atraentes para os consumidores

Manuseio e transporte sem danos 

A extensão territorial do país pode fazer com que um produto viaje milhares de quilômetros até chegar ao seu destino. Diante da infraestrutura de transporte, não é difícil encontrar problemas em estradas e meios de transporte. 

O esforço para que a embalagem se mantenha inteira até a entrega não é responsabilidade apenas da transportadora. Isso também é obrigação do e-commerce, que escolhe a embalagem, embrulha e deve tomar todos os cuidados antes da remessa para conservar a integridade do produto até o seu destino final. 

Personalização 

Uma embalagem bonita que identifique sua marca, um produto bem embalado, um cartão ou carta de agradecimento, brindes, cupons, mimos… Todas essas são formas de personalizar a entrega para cada cliente, mostrando pessoalidade. Dessa maneira, a gentileza com que o consumidor for tratado ficará marcada na sua memória. 

Embalagens de papelão sem identificação são sem graça e não empolgam o cliente. A personalização é um dos pontos capazes de fidelizar o consumidor e uma das características para ter um e-commerce de sucesso

Aproveite as datas comemorativas para fazer pacotes diferentes e adotar outras ideias que possam impressionar e causar surpresa quando o consumidor receber o pacote. Materiais de qualidade 

Esse é o fator mais pensado pelos gestores de e-commerce, pois uma encomenda avariada representará prejuízo. Mas você não deve analisar só esse aspecto. A embalagem tem papel essencial na proteção dos itens durante o transporte, reduzindo a despesa com trocas e devoluções. 

Para entregar o produto em perfeitas condições, há uma série de materiais que protegem os mais variados tipos de mercadorias. Entre as embalagens mais utilizadas e materiais de proteção, estão: 

  • caixas de papelão;
  • envelopes em papel kraft;
  • envelopes plásticos de segurança;
  • plástico bolha;
  • almofadas de ar;
  • papel fragmentado;
  • placas de isopor. 

O ideal é realizar testes de usabilidade para descobrir quais as embalagens funcionam mais. 

Uso dos cinco sentidos 

Além do contato via internet, a primeira interação real do consumidor com a marca acontecerá quando o pacote chegar em suas mãos. Utilizar os sentidos para melhorar a experiência e ter um contato mais próximo é muito positivo. 

Uma embalagem bem-apresentada, agradável ao toque, com recursos visuais que identificam a marca, com um cheiro característico, conquista de vez o cliente quando ele recebe o produto. Cada detalhe conta muito para o sucesso da estratégia e é por isso que nenhum deles deve passar despercebido. 

Como conseguir um bom preço sem perder a qualidade? 

Não é necessário criar embalagens super sofisticadas e exuberantes. A simplicidade ainda é um bom caminho para demonstrar os cuidados que o produto e a embalagem receberam durante todo o processo. 

É possível investir em embalagens de qualidade e personalizadas sem ter grandes gastos. Pesquisar bons fornecedores e inspirações para suas embalagens é o primeiro passo para encontrar soluções mais viáveis. 

De que modo as pesquisas de satisfação podem ajudar? 

Ouvir a opinião dos consumidores é fundamental para manter seu e-commerce no mercado. Não saber lidar com críticas e sugestões afastará os visitantes, bem como afetará a imagem da empresa. E uma loja sem clientes se transforma em uma pilha de produtos. 

As pesquisas de satisfação conseguem bons insights de como o público vê a sua marca e em quais fatores ela pode melhorar. Entre os tópicos perguntados podem estar a satisfação com o atendimento, a oferta de produtos, as embalagens para e-commerce e o que mais você julgar interessante para o aperfeiçoamento da sua loja virtual. 

Há diversos aspectos que contribuem para o sucesso de uma loja virtual. Por vezes, as embalagens para e-commerce são subestimadas e esquecidas, mas são fundamentais para a construção e o posicionamento de uma marca no mercado. Uma encomenda recebida em uma embalagem agradável forma uma imagem muito mais positiva do seu negócio, o que favorece a fidelização dos clientes. 

Agora que você já sabe como produzir embalagens para e-commerce, que tal descobrir como ter excelência no atendimento ao cliente na sua loja virtual?

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Embalagens para e-commerce: entregue boas experiências ao cliente
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *