O poder do E-mail Marketing para lojistas virtuais

Conheça todo o potencial do e-mail marketing para lojas virtuais neste artigo completo sobre o assunto. Use a estratégia em seu e-commerce agora mesmo!

Ferramenta continua em posição de destaque entre as estratégias do marketing digital e é uma grande aliada dos pequenos e médios negócios.

O ano de 2018 foi marcado pelos 40 anos do envio do primeiro E-mail Marketing da história. Tudo começou em maio de 1978, quando um comerciante chamado Gary Thuerk teve a ideia de enviar, de uma só vez, uma mensagem para 400 consumidores em potencial.

Na época, a estratégia foi duramente criticada e colocou em discussão a falta de privacidade na internet, mas a despeito do turbulento episódio, ao longo das últimas quatro décadas o e-mail marketing se aprimorou e, hoje, se apresenta como uma das principais e mais eficazes ferramentas do marketing digital.

Na última pesquisa E-mail Marketing Trends, a maior pesquisa brasileira sobre o assunto, realizada e divulgada anualmente pela Rock Content, confirmou o e-mail marketing em posição de destaque entre as estratégias do marketing digital nas empresas brasileiras.

Segundo a pesquisa, 76,7% dos profissionais entrevistados afirmaram adotar estratégias de E-mail Marketing para seus clientes e, entre as que ainda não adotam, 94,3% sinalizaram a pretensão de incluir a ferramenta em suas estratégias.

A eficácia da ferramenta é atestada por 96.1% dos respondentes, contrariando, portanto, a ideia de que o e-mail marketing ainda é visto como algo inconveniente pelo consumidor.

A pesquisa inclusive faz esta verificação e revelou que 78,4% dos respondentes gostam de receber este tipo de mensagem e pelo menos 76,8% já realizou alguma compra a partir de um e-mail marketing.

Entre os setores com o maior volume de compras estão produtos e serviços na área de roupas, calçados e acessórios. Em segundo lugar aparecem os eletrônicos. Os artigos de saúde e beleza vem logo depois, seguidos dos produtos de entretenimento.

Estratégia

Engana-se quem acha que a simples adesão à ferramenta faz milagres do dia para noite. É muito tênue a linha que separa o e-mail marketing como estratégia assertiva no seu marketing digital da possibilidade de ele ter o efeito contrário e colocar a sua marca nas blacklists da caixa de e-mail de seus potenciais clientes.

Ter muito claro os seus objetivos e saber o momento certo de usar o e-mail marketing são duas noções primordiais para que você possa obter o sucesso utilizando a ferramenta.

Segundo o MarketingLand.com, em 2019, as tendências para o uso do E-Mail Marketing estarão ainda mais focadas na personalização e qualidade do conteúdo.

Com a grande quantidade de dados coletados pela navegação, preferências e histórico de compras, sairão na frente as empresas que aproveitarem melhor estes dados em campanhas personalizadas, de acordo com o perfil de cada cliente.

O uso destes dados tem se tornado cada vez menos assustador e mais aceito pelo consumidor.

Apesar da evolução da ferramenta, a má gestão de dados exigiu também padrões mais rigorosos para entregabilidade aos principais serviços de e-mail. Não atentar para a qualidade e relevância do seu conteúdo, além de ignorar estratégias de segmentação e higiene de dados podem fazer com que todo o seu esforço e investimento vá parar direto na pasta de SPAM de seus clientes, inviabilizando suas estratégias e comprometendo seriamente a sua campanha. A dica é focar nas práticas inteligentes para aquisição.

Formatos

Além de ser uma das ferramentas mais eficazes, o e-mail marketing para lojas virtuais também alcançou o posto de destaque no marketing digital, porque também é uma das ferramentas mais flexíveis em relação a investimento, podendo ser usada tanto por pequenos e médios negócios, quanto por grandes grupos. Além de ser extremamente versátil, quando falamos de formatos e objetivos, sendo capaz de impactar o seu cliente em vários momentos.

Uma Newsletter, por exemplo, que é um dos formatos do e-mail marketing, é mais utilizada em estratégias para engajar audiência para o conteúdo do seu site. É um ótimo formato para quem produz conteúdo periodicamente, por meio de um Blog, por exemplo. Ela serve para manter um relacionamento constante com o cliente, informando e mantendo envolvimento com a marca.

O E-mail Promocional é o tipo mais tradicional de e-mail marketing. A diferença deste em relação ao formato anterior, é que o e-mail promocional deverá estar focado em conversão, ou seja, deverá levar o seu cliente a realizar alguma ação específica: pode ser a realização de uma compra, o download de algum material rico, como um e-Book.

O importante é que esta ação seja bem projetada e não seja apenas uma avalanche de promoção sobre algum produto ou serviço. Na estrutura deste formato de e-mail marketing, é indispensável o uso do Call to Action com mensagens claras e objetivas: “Baixe agora”, “Compre aqui”, etc. Uma pesquisa da Convince & Convert garante que pelos menos 44% dos usuários fazem pelo menos uma compra por ano por meio de um e-mail promocional.

Apesar da Newsletter e o E-mail Promocional terem foco na descoberta, ainda que com objetivos distintos, o e-mail marketing também oferece soluções para o seu pós-venda.

São os e-mails transacionais, aquelas confirmações enviadas por e-mail logo após a realização de uma ação feita pelo usuário. Por ser uma mensagem que ele já está esperando, as taxas de abertura dos e-mails transacionais são até oito vezes maior que a dos outros formatos, dando a oportunidade para que usuário conheça ainda mais sobre a sua marca.

O único cuidado aqui é ter a preocupação de ser mais sútil e não fazer com o que o seu assinante desenvolva uma outra ação, desviando o foco da anterior.

Seja pela relevância, eficácia, versatilidade ou pelo custo, o e-mail marketing para lojas virtuais é, sem dúvida, uma ferramenta do marketing digital que seu e-commerce já não pode abrir mão.