Email marketing na Black Friday: 5 dicas do que não fazer

Que a Black Friday é uma ótima oportunidade de vendas todos já devem saber, certo? Mas você já explorou todas as formas […]

Que a Black Friday é uma ótima oportunidade de vendas todos já devem saber, certo? Mas você já explorou todas as formas de vender nesta curta época do ano? 

Esta sexta-feira especial do mês de novembro, que começou devido uma crise nos Estados Unidos, hoje é um dos eventos mais importantes para os lojistas de todo o mundo, afinal, a taxa de pessoas comprando em campanhas de Black Friday tem aumentado ano após ano.

 

É por isso que neste conteúdo vamos te apresentar como usar da melhor forma possível a estratégia de email marketing na Black Friday, para assim aumentar a taxa de vendas e faturamento do seu e-commerce.

Siga a leitura!

E-commerce e a Black Friday nos últimos anos

Diversas pesquisas no mercado mostram que o interesse em fazer compras na época da Black Friday tem aumentando a cada ano. Mesmo no período de pandemia as compras não reduziram, elas inclusive aumentaram.

Através de uma pesquisa feita pela empresa Conversion, notamos que realmente a intenção de compra dos consumidores subiu de 2020 para 2021.

A pesquisa, que contou com 400 entrevistados, teve os seguintes resultados: em 2020, 76,50% dos brasileiros fizeram compras na Black Friday, enquanto em 2021 espera-se que tal intenção de compra suba para 87%.

Além dos dados da Conversion, podemos também analisar o levantamento da Enext, que afirma que 72% dos entrevistados em uma pesquisa afirmaram que farão compras na Black Friday que ocorrerá no dia 26 de novembro de 2021. 

Você ficará fora desta oportunidade de vendas empreendedor? 

Por que os empreendedores devem participar da Black Friday? 

Para os empreendedores, participar da Black Friday pode ser extremamente vantajoso, entretanto devemos ressaltar que as campanhas devem ser bem estruturadas para que alcancem resultados grandiosos. 

Algumas das vantagens para os empreendedores são: 

  • Queimar rapidamente o estoque de produtos parados;
  • Captar novos clientes;
  • Retomar o contato com leads antigos e inativos;
  • E claro, melhorar o faturamento através do aumento de vendas.

5 dicas do que NÃO fazer com email marketing na black friday

Bem, se você quer participar da Black Friday, é essencial que estruture uma campanha de email marketing, afinal, este canal de comunicação é direto e pode ser muito personalizado com suas promoções do momento.

Entretanto, existem várias ações que são feitas de forma errada em email marketing na Black Friday e isso pode gerar o resultado totalmente contrário ao esperado, como perder vendas, ter custos desnecessários e oferecer uma experiência negativa ao seu cliente.

Por isso, abaixo levantamos 5 itens do que NÃO deve ser feito com email marketing na Black Friday. Confira a lista e evite!

Comprar bases prontas de emails

Este tipo de atitude não deve ser tomada nem em email marketing de Black Friday e nem em nenhuma data! 

Comprar bases prontas derruba a qualidade dos envios dos seus emails, afinal, grande parte destes emails comprados não pediu para receber seus emails, portanto, não vão abri-los e muito menos comprar nas promoções que você enviar. 

Logo, as pessoas que estão nesta base passarão a evitar as comunicações da sua empresa, derrubando assim as suas taxas de abertura e de clique em emails e aumentando o soft bounce, hard bounce e o descadastramento da sua base. 

Você não quer fazer uma campanha onde a expectativa seja vender mais e a realidade, seja totalmente o contrário com os consumidores correndo da sua loja, né? 

Copiar campanhas de concorrentes 

Lembre-se sempre: se inspirar em algo é diferente de copiar.

Muitos empreendedores que estão começando tem o costume de pegar referências de emails de outras empresas (inclusive de concorrentes), mas infelizmente muitos simplesmente copiam texto, imagens, layout, etc.

Essa atitude não é bacana, pois não mostra a essência da sua marca e não apresenta os diferenciais da sua própria loja. É muito melhor ter algo simples mas autêntico do que algo complexo mas totalmente igual ao seu concorrente. 

Por isso, use e abuse das referências e gere o máximo de ideias possíveis, mas na hora de produzir suas campanhas, pense nos valores e objetivos da sua loja, para assim criar emails marketing na Black Friday únicos e marcantes.

Errar nos preços da campanha x site

Ao começar a planejar sua campanha, é preciso tomar muito cuidado com os preços praticados no período da Black Friday. 

Sabemos que há muitas alterações de preços nesta época, mas tudo que for alterado no site, tem que estar refletido nas campanhas, principalmente nas de email marketing. 

Imagine o seguinte cenário: você cria um email perfeito que gera uma taxa de clique altíssima, mas o link do produto que está no email, quando clicado, leva o cliente para a página do produto que ainda está com o preço antigo.

Imagina a decepção e a péssima experiência do seu consumidor, né? 

Por isso, recomendamos inúmeras validações antes de qualquer disparo de email marketing na Black Friday. Confira todos os links, imagens e preços apresentados, para assim garantir os melhores resultados para sua campanha.

Não fazer testes do email 

Reforçando o tópico anterior: evite o erro e teste o máximo que puder! Após desenvolver sua campanha de email marketing, não deixe de testar várias e várias vezes.

Na prática, isso pode ser feito da seguinte forma: 

  • Envie emails testes para sua equipe interna;
  • Clique em todos os links do email marketing e confira o destino de cada um;
  • Reveja a qualidade das imagens e se as mesmas não estão quebradas;
  • Confira o remetente do email para que o mesmo não caia na caixa de SPAM dos consumidores;
  • Verifique para quais bases de clientes tal email será disparado;

Esperar o último minuto para enviar as campanhas

Esse pode ser um dos maiores erros: deixar tudo para última hora. 

Para uma campanha de sucesso, todas as ações precisam ser pensadas com antecedência, para garantir que seu cliente se lembrará de você antes, durante e depois do período da Black Friday. 

Inclusive, muitas empresas trabalham com disparos de email marketing na Black Friday bem antes do dia, com o objetivo de dar alguns “spoilers” de produtos que entrarão em promoção, criar um mistério e ainda gerar ansiedade nos consumidores, que ficarão ainda mais empolgados para garantir os preços baixos. 

Ah, e para conseguir se organizar com antecedência e programar todos os disparos de emails, é interessante buscar ferramentas automatizadas de email marketing, que te ajudarão a criar layouts e textos e ainda deixar tudo agendado para os dias corretos.

E aí, conseguiu entender o que você não deve fazer com seus disparos de email marketing na Black Friday? Seguindo estes passos, você conseguirá criar campanhas muito bem estruturadas e que vão garantir aumento nas vendas e consequentemente no seu faturamento.

E então, o que você está esperando empreendedor? Organize suas campanhas e boas vendas!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário