Saiba quais são as páginas mais importantes de um e-commerce
Dia dos Pais cresce 39% e fatura mais de R$269 milhões no e-commerce Tray

E-commerce com Vídeo: Entenda como usar de forma estratégica

Publicado em: • Última Atualização:

Sabe aquele empurrãozinho que você sente que precisava para o visitante da página levar o produto da sua loja? Ter o e-commerce com vídeo pode ser justamente o que faltava.

Quer entender por quê? Então, saiba que inserir vídeos em landing pages pode aumentar em até 80% suas conversões. Além disso, sites com essas mídias têm em média uma taxa de conversão de 4,8%, enquanto os que não têm, o índice é de 2,9%.

Com isso, o vídeo marketing se torna uma das melhores estratégias para um empreendedor usar em sua loja virtual. Continue a leitura, a seguir, e entenda como fazer uso dessa tática para as vendas aumentarem.

Vantagens de ter o e-commerce com vídeo

Não é à toa que empreendedores digitais têm, cada vez mais, apostado em vídeo marketing. Confira alguns benefícios a seguir.

Aumenta o ranqueamento

Bem, você deve saber que os bots do Google estão a cada dia mais espertos e com mais facilidade em reconhecer alguns fatores mais subjetivos, para entender se a página em questão é relevante ao usuário. Um dos métodos utilizados para avaliar o tanto que o conteúdo interessou à pessoa é contabilizar o tempo de permanência dela no site.

Inserir um vídeo no e-commerce chama a atenção para assisti-lo, o que, consequentemente, faz com que o visitante permaneça alguns minutos ali atento.

Sem contar que vídeos são muito fáceis de serem compartilhados, o que também ajuda a aumentar a relevância da página.

Melhora a experiência de compra

Com a possibilidade de fazer dezenas de coisas, ao mesmo, na internet, vídeos acabam sendo a preferência, por facilitarem seu consumo. As pessoas não precisam parar tudo o que estão fazendo para prestar a atenção, diferentemente de um conteúdo que precisa ser lido.

Um vídeo marketing bem-feito, com tutoriais, por exemplo, melhora a experiência de compra, já que deixa mais claro ao consumidor todas as utilidades do produto.

Como usar o vídeo no e-commerce

Apesar de ser uma ótima estratégia, é importante saber como fazer uso dela. Acompanhe as dicas.

Tenha um roteiro

Gravar um vídeo pode parecer simples para quem observa de fora. No entanto, a verdade é que ele requer um planejamento detalhado. É necessário pensar em todos os pontos que serão abordados, para que você não se perca no meio gravação ou se esqueça de comentar algo importante.

Por isso, defina o objetivo de cada gravação. Anote em um papel tudo o que precisa ser comentado. Também é recomendado definir um tempo, a fim de que a objetividade seja preservada.

Outra questão interessante é traçar um ritmo, sem falar muito rápido ou muito devagar. Investir em táticas, para que prestem atenção no seu discurso, como um storytelling, pode ajudar, às vezes.

Observar a luz e o som do ambiente fazem parte da estruturação, para o resultado final ter qualidade. Por fim, não se esqueça de um call to action, pedindo like, compartilhamento, comentários etc.

Faça tutoriais

Uma ideia é realizar tutoriais, demonstrando a forma de uso do objeto ou fornecendo sugestões sobre como utilizá-lo. Um e-commerce que vende maquiagens, por exemplo, pode pegar alguns dos cosméticos e ensinar usuários a fazer vários tipos de makes. Já um que venda utensílios para casa pode exemplificar as possibilidades de utilizar ferramentas.

Contrate influencers digitais

Influencers digitais têm a vantagem de já terem um público fiel e engajado. Com isso, eles podem ser grandes parceiros para ajudar uma marca a fazer publiposts, em que falam bem do produto.

No entanto, é importante analisar se o perfil da audiência deles é alinhado com o da sua loja. Não será muito efetivo investir em um que tenha alta popularidade, mas que os seguidores não se interessem pela mercadoria.

Faça unboxing

Essa técnica se popularizou nos últimos anos, nas redes sociais. O intuito é mostrar um produto, ao mesmo tempo em que se cria um desejo sobre ele.

Nele, é possível fazer uma filmagem da mercadoria, demonstrando a caixa, sua abertura, o que vem dentro dela, manuseio e preparação, até que esteja pronto para o uso. Isso tende a criar uma expectativa positiva.

Fale sobre lançamentos

Esse tipo de mídia faz muito sucesso ao mostrar as novidades que chegaram. Uma sugestão é criar um desejo, com antecedência, fazendo um post informando que mais tarde a loja apresentará os produtos que chegaram. E-commerces de moda ou aqueles que trabalham com produtos sazonais podem se dar bem com esse tipo de publicidade.

Dê conselhos pós vendas

Outra maneira de usar vídeo no e-commerce é dar conselhos sobre o modo de uso e de cuidados com as mercadorias. Além de isso evitar trocas e devoluções (pelo motivo de o consumidor não entender a utilidade do produto, por exemplo), faz com que o objeto se conserve por mais tempo, evitando reclamações.

Também é uma forma de manter um relacionamento pós compras, demonstrando o quanto a marca se preocupa com a plena satisfação do consumidor.

O que evitar no vídeo marketing

Falar sobre o que deve ser deixado de lado também é importante. Então, preste atenção.

Evite o prolongamento desnecessário

Apesar de vídeos serem ótimos e aumentarem o engajamento com a página, é necessário que eles tenham um conteúdo de qualidade e que sejam atrativos, para que as pessoas permaneçam assistindo até o final.

Sendo assim, evite aquele comportamento de enrolar muito no começo, apenas com o objetivo de deixar um vídeo maior. Foque na experiência do usuário e entenda que ele clicou no play, justamente por querer algo mais prático.

Evite abandonar o texto

Muitos pensam que pelo fato de essas mídias conseguirem boas conversões, elas podem substituir o texto. Então, saiba que elas são apenas estratégias complementares. É recomendado continuar com conteúdo escrito, como as descrições de produtos ou blog posts, que tirem dúvidas, apresentem algo com informações mais ricas e tenham investimentos em SEO.

Bem, agora você conseguiu saber como ter um e-commerce com vídeo e todas as vantagens que essa ação traz? Então não se esqueça de fazer mensurações constantes, a fim de avaliar se o engajamento do público tem sido como você esperava.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes, para que essas informações sejam do conhecimento dos seus amigos também!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

E-commerce com Vídeo: Entenda como usar de forma estratégica
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.