Muitas devoluções no seu e-commerce? Aprenda como contornar isso!
Dia do Consumidor: como lucrar com a “black friday do primeiro semestre”

E-mail marketing para loja virtual: o guia para usar como estratégia

Publicado em: • Última Atualização:

O e-mail marketing foi, durante muito tempo, uma das principais ferramentas utilizadas em campanhas de empresas de diversos segmentos. No entanto, as mensagens eram um pouco intrusivas, pois era bastante comum as empresas comprarem uma lista de terceiros e fazer o envio de spam.

Contudo, com as novas ferramentas de automação de marketing, esse canal se tornou uma das melhores ferramentas de vendas e fidelização de clientes. Mesmo com o crescente uso das redes sociais, o e-mail marketing ainda é uma excelente maneira de ajudar o crescimento do negócio.

Se você é um empreendedor digital e quer descobrir como criar campanhas eficientes de e-mail para loja virtual, continue a leitura deste post. Nele, vamos mostrar um guia de como usar esse canal de comunicação e ter bons resultados para seu negócio. Acompanhe!

Por que investir em e-mail marketing?

Antes de explicar os motivos pelos quais você deve utilizar estratégias de e-mail marketing em suas campanhas, vamos definir o conceito dessa ferramenta. E-mail marketing é uma forma de comunicação entre empresas e seu público-alvo por meio de mensagens.

O conteúdo pode variar de acordo com o objetivo da campanha. Então, você pode utilizar esse canal para enviar mensagens de aniversário, informações de promoções, confirmar compra, entre outras opções.

Porém, por que investir nessa estratégia se há tantos meios disponíveis como redes sociais e outras ferramentas? Campanhas de e-mail marketing têm um grande potencial, pois a maior parte das pessoas que acessam a internet têm uma conta de e-mail.

A seguir, vamos dar alguns motivos para você utilizar esse canal de comunicação para vender e fidelizar clientes para sua loja virtual. Veja lá!

Grande alcance

Segundo um levantamento do The Radicati Group em 2016, até 2020, 3 bilhões de pessoas no mundo utilizarão o e-mail. Isso é um fator que definitivamente não pode ser ignorado, pois esses dados mostram como o uso desse canal de comunicação pode render bons frutos para o seu negócio.

Alcance previsível

Uma das grandes vantagens de utilizar o e-mail marketing é que você pode selecionar o número de pessoas que devem receber as mensagens. Isso não acontece em outras campanhas, como Google Ads, por exemplo, pois não há como saber quantos internautas visualizarão o anúncio.

Claro que enviar uma campanha para um número X de pessoas não significa que todas vão ler a mensagem, mas o fato de poder escolher para quantos consumidores o e-mail será enviado oferece uma previsibilidade de alcance de sua ação.

Personalização

Outro benefício de utilizar o e-mail para loja virtual é poder personalizar a mensagem. Um post no Facebook, por exemplo, é direcionado a todos seguidores da página ou a todo o público definido para visualizar uma campanha, caso seja criado um anúncio pago.

Porém, ao enviar um e-mail, você pode personalizar a mensagem, colocando o nome do destinatário e utilizando pronomes de tratamento adequados, o que estreita o relacionamento entre a marca e o consumidor.

Segmentação

Nenhum outro canal de comunicação oferece tanto poder de segmentação como o e-mail marketing. Antes de enviar uma mensagem, é possível escolher a idade das pessoas que receberão o conteúdo, o sexo, o local onde elas moram, a data da compra, entre outras informações relevantes que estejam cadastradas no banco de dados da empresa.

Por exemplo: se você pode escolher se vai enviar a mensagem para homens, mulheres, para grupos de pessoas entre 35 e 40 anos, para consumidores que compraram determinado produto… enfim, há uma lista de possibilidades que devem ser exploradas de acordo com os objetivos da campanha.

Formato flexível

Redes sociais, como Facebook, impõem regras para a criação de campanhas, como o limite de texto em uma imagem. Já o e-mail marketing permite enviar arquivos em diversos formatos como jpeg, gifs, vídeos, gráficos, mensagens de textos.

Você pode utilizar também templates ou criar uma campanha diferenciada para cada envio. Enfim, pode usar a criatividade à vontade, desde que respeite as boas práticas na hora de escrever o texto e montar o layout do e-mail.

Seu e-mail marketing pode conter informações curtas ou mais completas, além de links para a sua loja ou para uma página específica, de um produto em promoção, por exemplo.

Compatível com mobile

Hoje em dia, é cada vez mais comum as pessoas utilizarem o smartphone e outros dispositivos móveis para verificar o e-mail. Esse fator contribui para que as taxas de conversão das ações realizadas nesse canal de comunicação sejam melhores, pois o público pode receber uma mensagem e efetuar uma compra a qualquer hora em qualquer lugar.

Totalmente mensurável

Outra grande vantagem de utilizar campanhas de e-mail para loja virtual é a oportunidade de ter como mensurar os resultados. As plataformas de envio permitem que você tenha acesso a informações como:

  • taxa de abertura do e-mail;
  • taxa de rejeição;
  • e-mails inválidos;
  • número de pessoas que clicaram no link enviado;
  • número de consumidores que compraram.

Esses dados são extremamente valiosas para que você consiga criar ações de marketing cada vez mais efetivas para seu negócio.

Baixo custo

Investir campanhas de e-mail marketing na empresa é uma estratégia relativamente barata. Isso porque tudo que você precisa para colocar o plano em ação é uma ferramenta de envio, um banco de dados com informações de seus clientes — que já vem incluso em sua plataforma de e-commerce — e criatividade para criar suas ações.

A importância do e-mail marketing no e-commerce

Já falamos sobre a quantidade de pessoas que têm conta de e-mail. Então, somente com essas informações já é possível ter uma ideia de como é importante adotar essa ferramenta de comunicação em seu e-commerce.

As campanhas de e-mail marketing são essenciais para manter um relacionamento com seu público, pois a ferramenta possibilita um contato individual, apesar de ser possível criar fluxos de automação em grupos. Nesses casos, você se coloca à disposição de seus clientes para trocar informações, o que possibilita que você conheça melhor seu público-alvo.

O e-mail pode ser uma ferramenta muito poderosa, desde que utilizada corretamente. Isso porque, durante a jornada de compra, cada cliente passa por diversos estágios e esse canal pode ser utilizado para facilitar esse processo e diminuir o tempo que ele demora para percorrer esse caminho.

Além disso, esse tipo de canal de comunicação é muito eficaz para o processo e fidelização de clientes e para o aumento das vendas.

Tipos de e-mail marketing: o que enviar?

Agora que você está convencido dos benefícios de adotar campanhas de e-mail para loja virtual, está na hora de conhecer os formatos utilizados atualmente e quando cada um deles deve ser utilizado. Essa informação é importante para que você crie suas estratégias de forma correta e não erre na comunicação com seus clientes.

E-mail de data especial

Esse é um tipo de ação que pode ser utilizada tanto para vender ou promover seu e-commerce quanto para manter um relacionamento com seus clientes. Você pode enviar mensagens personalizadas de aniversário e datas especiais como Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal.

Nesse tipo de evento, você pode aproveitar para enviar promoções especiais ou simplesmente parabenizar o cliente pela data. Se você usar estratégias inteligentes e oferecer produtos com um bom desconto, principalmente se for algo que o consumidor já pesquisou na loja, as chances de conversão serão muito boas. Quer tirar as dúvidas? Ponha o plano em ação e aguarde os resultados.

Newsletters

As newsletters são e-mails que devem ser enviados sempre que há novidades na loja, tanto em relação a um produto quanto a um conteúdo divulgado no blog de seu e-commerce, por exemplo. As mensagens devem ser enviadas com uma frequência fixa, mas que não canse os destinatários.

O ideal é manter um padrão — você pode enviar mensagens toda semana ou a cada 15 dias. Esse tipo de conteúdo também é adotado para pesquisas de satisfação com os clientes.

Campanhas de remarketing

Esse tipo de e-mail é utilizado em campanhas de remarketing — ação que um e-commerce deve adotar quando um potencial consumidor entra no site, pesquisa por um produto e não finaliza a compra.

Nesse caso, deve ser enviado um ou mais e-mails com o objetivo de persuadir o consumidor a concluir a compra do produto. Campanhas de remarketing também devem ser utilizadas quando há abandono do carrinho de compra.

As campanhas de remarketing também podem ser utilizadas para sugerir produtos para clientes. Isso porque, quando um consumidor entra em sua loja e efetua a compra, é possível saber seus gostos e necessidades. Dessa forma, a loja envia e-mails com sugestões baseadas na última compra.

Por exemplo: um cliente entrou na loja e comprou um vestidinho para crianças de 5 anos. Baseado nessa compra você pode oferecer outros produtos para meninas dessa faixa etária, como shorts, blusinhas, roupinhas de frio e novidades da loja que tenham a ver com esse perfil.

E-mail com base no relacionamento do cliente com a loja

Quando você percebe que um mesmo lead abriu uma sequência de e-mails, mas não efetuou a compra, uma campanha deve ser implementada para tentar converter esse contato em um cliente.

Outro caso o qual esse tipo de estratégia deve ser utilizado é quando um destinatário não abre os últimos e-mails enviados. Nesse caso, o ideal é criar uma campanha personalizada para tentar recuperar esse contato.

E-mails de promoções e descontos

Esse tipo de tática não pode faltar em seu plano de envio de e-mail marketing, pois é a melhor forma de o seu público ser comunicado sobre promoções e descontos na loja. Geralmente, quando são enviados em datas especiais, a taxa de conversão desses e-mails é maior, mas isso não significa que você precisa esperar uma data específica para colocar a campanha em prática.

Além de datas especiais, promoções como a Black Friday também devem ser comunicadas aos clientes por e-mail, inclusive, alguns dias antes da data marcada para a ação. Afinal, dessa forma o consumidor tem tempo de se programar para o dia D.

E-mails transacionais

Os e-mails transacionais são aqueles enviados quando há uma transação na loja ou uma operação técnica. Quando um cliente se cadastra na loja, ele recebe uma mensagem de confirmação para que o sistema verifique se o endereço cadastrado é real e está apto a receber mensagens da loja.

E-mails de status de pedido também se encaixam nessa categoria. Nesses casos, quando o cliente faz a compra, ele recebe mensagens a cada atualização do pedido, desde a confirmação do pagamento até a data de envio da mercadoria.

Há também e-mails que devem ser enviados para leads que esqueceram a senha de acesso à loja. Quando isso acontece, uma mensagem de recuperação é enviada para o cliente para que ele consiga, de forma bem fácil, mudar seu password.

Ferramentas de automação

Para facilitar suas campanhas de e-mail para loja virtual, você pode utilizar ferramentas de automação que permitem o gerenciamento completo das ações. Existem diversas plataformas disponíveis no mercado, sendo que algumas são pagas e outras gratuitas. Esse é o caso do MailChimp, que não cobra mensalidade para empresas com uma base de 2 mil clientes cadastrados.

Para quem está no início das atividades, contratar uma ferramenta gratuita é uma boa opção, mas depois que o negócio começa a crescer, fica inviável um limite tão baixo de clientes cadastrados. Por isso, dispor de uma plataforma oferece um bom custo-benefício, pois há algumas empresas que disponibilizam esse tipo de serviço por um valor bem acessível. A vantagem de contratar um software de automação é que eles oferecem o serviço completo, dependendo da versão que você escolher, claro.

Outro benefício desse tipo de ferramenta é que elas permitem o disparo de campanhas por e-mail, SMS, e torpedo de voz. Sendo assim, criar campanhas de e-mail marketing se torna um processo relativamente fácil — basta configurar a ferramenta de forma correta.

Como estruturar uma campanha de e-mail marketing estratégica

Bom, agora que já falamos sobre o conceito de e-mail marketing, os benefícios de adotar essa estratégia para seu e-commerce, sua importância e sobre algumas ferramentas de automação, é hora de falarmos sobre como deve ser a estruturação de uma campanha para que ela gere bons resultados para seu negócio.

A seguir, vamos dar algumas dicas básicas de como realizar o processo.

Defina o objetivo da campanha

Esse é o primeiro passo para criar uma campanha de e-mail marketing para e-commerce que gere resultados positivos para seu negócio. Então, você precisa responder qual o objetivo da ação, que pode ser vender mais um período ou simplesmente nutrir o relacionamento com seus clientes.

É importante ressaltar que você pode ter mais de um objetivo por campanha, mas é preciso manter o foco em cada ação.

Faça a segmentação do público

A segmentação do público também é importante, pois não há sentido em enviar e-mails promocionais de roupas de bebê para clientes que só têm histórico de compras de roupas para crianças maiores de 10 anos, por exemplo.

A segmentação é um processo que garante que cada pessoa receba o conteúdo mais adequado aos seus interesses.

Crie um cronograma de disparos

O planejamento é uma das etapas mais importantes em qualquer campanha de marketing a ser adotada em seu e-commerce. Primeiramente, é preciso pensar na frequência dos disparos e, depois, criar um calendário com as datas de envio. É importante ressaltar que o período de envio não deve ser muito próximo, como todos os dias, para não cansar o público.

Envie conteúdos relevantes

Outra etapa importante da sua estratégia é prestar atenção ao conteúdo que está sendo enviado. Um material de qualidade e relevante é essencial para aumentar a taxa de conversão. Mesmo que o e-mail tenha cunho promocional, você precisa ficar atento à mensagem que é passada para o lead, à qualidade das imagens, entre outros fatores importantes.

Tome cuidado para que seus e-mails não pareçam spam

Alguns detalhes, como texto escrito na cor vermelha, podem deixar seu e-mail com cara de spam. Contudo, não é somente isso, pois o uso de termos como “clique aqui”, “promoção”, “free”, “grátis”, título escrito em maiúsculo e com mais de 50 caracteres, além de exagero dos acentos gráficos, configuram mensagens tradicionalmente falsas ou abusivas.

Realize testes A/B para otimizar taxas de abertura

Os testes A/B permitem que você consiga otimizar as taxas de abertura das suas campanhas. Nessa etapa é possível identificar quais são os melhores dias e horários para os disparos, os tipos de e-mails com melhor taxa de abertura e onde eles são abertos (computador ou dispositivos móveis).

Para fazer o teste, basta criar e-mails com a variante A e B, sendo que cada tipo de mensagem será enviada para a metade dos contatos. Depois do disparo, basta verificar qual dos modelos teve melhor aceitação do público.

Crie call to actions

O Call to Action ou CTA para e-mail marketing é importante para incentivar o destinatário para tomar a ação desejada. Essa estratégia é responsável por direcionar e influenciar a taxa de cliques nas campanhas.

Um CTA bem elaborado é aquele que chama a atenção do leitor e gera interesse para que ele faça uma ação, que seja abrir uma página de conteúdo ou comprar determinado produto.

Checklist: o que conferir antes de disparar um e-mail marketing

Embora o processo de disparos de e-mails com propagandas e promoções seja simples, é preciso conferir o conteúdo para se certificar de que está tudo em ordem. Afinal, depois que a mensagem chega na caixa de entrada dos destinatários, não há como mudar nada. Então, se alguma informação errada for repassada a eles, o estrago já foi feito.

Por isso, você precisa adotar as melhores práticas de e-mail marketing, pois esse fator impede constrangimentos ou a perda oportunidades de vendas. Veja a seguir algumas informações que devem ser conferidas antes dos disparos.

Assunto

O assunto do e-mail é a primeira informação que seu lead terá acesso ao receber a mensagem de seu e-commerce e vai influenciar na decisão dele de abrir ou não o seu conteúdo.

Por isso, na hora de escrever o assunto do e-mail, é importante certificar de que ele está atrativo o suficiente para gerar interesse de seu público em ler sua mensagem.

Segmentação

Para que suas campanhas de e-mail para loja virtual sejam efetivas, é importante que a segmentação seja feita de forma correta. Mesmo que você faça esse processo antes do envio, no momento do disparo é recomendável dar uma conferida para não enviar para um público que não dará retorno.

Nome da campanha

O nome da campanha é um processo que serve para gerenciar melhor todas as ações de e-mail marketing de seu e-commerce. Ao definir um nome para a ação, fica mais fácil gerar relatórios e identificar um e-mail específico, caso haja necessidade.

Copy

O texto do e-mail marketing para seu e-commerce deve seguir boas práticas de copywriting. Essas práticas são importantes para garantir que o conteúdo entrega o que o título promete e que não há erros de português.

Links

Antes de enviar um e-mail marketing para seu e-commerce, também é importante verificar se os links estão corretos, pois eles são importantes para gerar conversão. Imagine que você envia um e-mail promocional com o link para um produto específico e o endereço está quebrado. Se a mensagem for enviada, não dará retorno, pois os leads não encontrarão a página.

Envie um e-mail de teste

Por fim, envie uma mensagem para o seu próprio e-mail, pois isso garante uma verificação mais detalhada de que todas as informações estão corretas.

Métricas do e-mail marketing: o que deve ser medido?

Analisar as métricas é uma etapa importante para que você saiba se suas campanhas estão proporcionando resultados satisfatórios. Porém, quais informações devem ser analisadas? Responderemos a essa pergunta logo abaixo.

Taxa de abertura

Essa é a métrica que indica quantos e-mails foram abertos em relação ao total de mensagens enviadas. Essas informações servem para você saber quantos leads se interessaram por seu conteúdo e se a entrega tem ocorrido de forma adequada — ou seja, saber se os e-mails estão indo para a caixa de spam ou não.

Taxa de cliques

A taxa de cliques é referente à ação tomada pelos leads quando a mensagem é aberta. Nesse caso, essa métrica só analisa se o destinatário clicou no link que foi enviado no e-mail.

Taxas de conversão

Essa é a métrica mais importante que deve ser analisada, pois o objetivo de criar uma campanha de e-mail para loja virtual é gerar conversões para seu negócio. Nesse caso, o sucesso da estratégia depende do objetivo da ação, seja ele gerar mais vendas ou simplesmente divulgar um conteúdo para a persona.

Descadastro e spam

As taxas de descadastro e de spam são métricas negativas, que têm papel fundamental para a análise de sua campanha. Por meio dessas informações você consegue identificar falhas em suas estratégias e colocar em prática um plano para reverter esse quadro.

Como você viu, criar campanhas de e-mail para loja virtual não é tão simples quanto parece, pois é preciso ter planejamento e estratégias eficientes. Contudo, também não é um bicho de sete cabeças, pois se você tem uma boa plataforma de envio e uma boa base, é perfeitamente possível alcançar bons resultados com um orçamento enxuto.

Gostou do conteúdo e quer mais informações para criar uma estratégia arrasadora de e-mail para loja virtual? Confira o e-book que criamos especialmente para ajudar você nessa missão!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

E-mail marketing para loja virtual: o guia para usar como estratégia
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *