Como divulgar sua loja virtual: 8 dicas matadoras para você divulgar seu e-commerce.

Para qualquer empresa obter sucesso, não basta apenas ter uma boa ideia e oferecer um produto ou serviço de qualidade. Também é preciso investir em comunicação e relacionamento para que as pessoas saibam que o negócio existe. E para o mercado e-commerce não seria diferente. Só assim é possível ir além, conquistando e fidelizando clientes para se tornarem verdadeiros seguidores da sua marca! E tudo isso se conquista por meio do marketing, fundamental para lojas virtuais que precisam desenvolver uma boa estratégia de divulgação do negócio. Por isso é que no post de hoje resolvemos trazer algumas dicas de e-commerce marketing para que você alavanque de vez os resultados do seu negócio. Vamos lá?

Transmita confiança aos clientes

O começo de uma boa relação entre uma loja e seus clientes se dá pela confiança. Pense bem: se os clientes que visitam um estabelecimento no ambiente off-line têm curiosidade de saber a procedência dos produtos e o histórico de atendimento da loja, o mesmo cenário é visto on-line. E no universo virtual esse detalhe ainda é potencializado, uma vez que o e-commerce não conta com um espaço físico em que o possível consumidor pode ver o produto, assim como não possui vendedores para sanar quaisquer dúvidas. Isso sem contar com a natural desconfiança de muitas pessoas pelo pagamento acontecer pela própria plataforma. E os costumeiros casos de fraude não ajudam muito a adiantar o pé atrás do público, não é mesmo?

Por tudo isso, para começar uma boa estratégia de e-commerce marketing é necessário fazer um investimento pesado a fim de transmitir confiança aos clientes. E esse esforço deve perpassar todos os momentos, desde a captação até o pós-venda, especialmente para atacar a diferença ainda existente entre lojas físicas e virtuais.

Invista em marketing de conteúdo

Uma das estratégias de e-commerce marketing que mais estão em alta atualmente é o marketing de conteúdo, que basicamente prevê a produção e o compartilhamento pela empresa de materiais relevantes para um público-alvo específico. Mas atenção: o objetivo desse conteúdo não é vender os produtos, mas ajudar o potencial cliente a resolver um problema, de maneira a criar uma relação de confiança entre ele e a empresa. Assim, quando efetivamente precisar comprar o produto, há uma boa chance de se lembrar da sua marca.

Aposte no poder das mídias sociais

Excelência no atendimento e proximidade no relacionamento com o cliente são fundamentais para manter o engajamento com a empresa. E uma das maneiras mais eficientes de fazer isso na internet é por meio das mídias sociais. Muitos empresários chegam à equivocada conclusão de que as redes sociais não são eficientes porque se comportam por lá com a mesma abordagem de outros canais de marketing: para vender. Acabam se esquecendo que as pessoas não acessam as redes para comprar produtos, mas para se relacionar. Então vale rever sua postura e investir no relacionamento com o público nesses espaços.

Trabalhe a fidelização dos clientes

Um cliente satisfeito e fiel é um dos maiores ativos para uma estratégia de e-commerce marketing. Por esse motivo, tendo sua loja virtual conquistado o cliente, o investimento deve se voltar para mantê-lo, ao mesmo tempo em que trabalha com benefícios exclusivos para que ele se torne fiel à sua empresa. Acontecendo isso, o consumidor vai naturalmente indicar seu e-commerce para os amigos, falando positivamente sobre a marca. E acredite: o boca a boca ainda é uma ação de marketing altamente eficiente.

Otimize o site para a mobilidade

A segunda tela já não é mais uma previsão, mas sim uma realidade. O acesso à internet móvel tem uma penetração cada vez maior, seja para acessar e-mails, conversar nas redes sociais ou, claro, comprar produtos em lojas virtuais! Por isso, ter seu e-commerce otimizado para acesso mobile é simplesmente obrigatório para se ter maiores resultados de vendas. E isso inclui a plataforma usada, a velocidade do site, a leveza dos arquivos para garantir o carregamento ágil e a experiência do usuário — este último, em especial, é um dos aspectos que mais ajudam a diminuir a taxa de rejeição de um site e o abandono de carrinhos.

Pense em seu e-mail marketing

O e-mail marketing é um recurso de e-commerce marketing que por muitos anos ficou esquecido, especialmente por conta do mau uso que algumas empresas fizeram dele. No entanto, de uns anos para cá, viu-se que, quando bem trabalhado, ele pode trazer bons resultados para as lojas virtuais. Com uma lista de e-mails, você mantém uma proximidade muito maior com o usuário, consegue descobrir quais são seus gostos e hábitos de consumo para, com isso, trabalhar campanhas com benefícios e ofertas exclusivas.

Um cuidado importante: mantenha uma periodicidade razoável para não encher a caixa de entrada das pessoas, acabando por se tornar inconveniente. Ao mesmo tempo, segmente sua lista de acordo com as características e os hábitos dos usuários para que suas mensagens sejam cada vez mais assertivas. Mandar a mensagem certa, no momento certo e para a pessoa certa: esse deve ser seu objetivo com o e-mail marketing.

Divulgue produtos e campanhas com mídia paga

É importante que sua estratégia de e-commerce marketing também contemple campanhas de mídia digital paga. E a plataforma mais eficiente nesse sentido é o Google AdWords, que permite que você anuncie na busca e também em banners da rede de display. Antes de começar, pense que vai precisar de landing pages específicas para cada campanha, de modo que a experiência do usuário fique mais coesa. Ao mesmo tempo, conseguirá mensurar bem os resultados. Que tal uma dica prática? No início, invista mais na mídia de busca, que é mais simples de executar e pode garantir um retorno mais rápido com as palavras-chave certas.

Mantenha o foco na busca orgânica

E por falar em buscas, sua estratégia de e-commerce marketing deve também prever um bom trabalho de SEO para melhorar o posicionamento do site na parte orgânica dos resultados. Por mais que esse seja um trabalho mais de longo prazo, quando bem executado, traz resultados muito mais duradouros.

No caso, é necessário que seu trabalho seja focado em três frentes: conteúdo, relevância e tecnologia. Se investir bem em marketing de conteúdo, o primeiro ponto já está bem atendido (lembrando que conteúdos para SEO têm uma configuração específica). Para o segundo ponto, o ideal é trabalhar na conquista de links de outros sites direcionando para o seu, além de compartilhamento do seu conteúdo em outros canais. No terceiro degrau vem a tecnologia, relacionada às características da plataforma da loja, o que já pode ser sanado desde o princípio se você fizer uma escolha criteriosa.

Seguindo nossas dicas para uma boa estratégia de e-commerce marketing, você vai conseguir ter um trabalho abrangente, garantindo maiores chances de obtenção de bons resultados desde o princípio. Pronto para a missão? Pois se ainda tem dúvidas ou se quer compartilhar algum conteúdo que ache relevante para o tema, deixe seu comentário e participe da conversa!

Como divulgar sua loja virtual: 8 dicas matadoras para você divulgar seu e-commerce.
Avalie esse artigo!

Curtiu? Compartilhe!

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked

2 Comments on Como divulgar sua loja virtual: 8 dicas matadoras para você divulgar seu e-commerce.

leandro disse : Guest Report 8 months atrás

boa tarde, tenho um loja virtual, trabalho com perfumaria, cosméticos e bem estar. Ainda não divulguei minha loja, como começo a divulgar, obtendo resultados?

LUIZ REIS disse : Guest Report 9 months atrás

boa tarde THIAGO, meu nome é luiz reis, moro em tubarao sc. e trabalho com decoraçao. temos uma pequena empresa que produz bleck outs, ou cortinas de pvc para contençao de luz e calor e tambem acessorios para cortinas. Gostaria muito de crescer e levar niossa empresa a um patamar mais alto. Tenho 62 anos e confesso que nao entendo quase nada de informatica, por isso peço a vc. se pode me ajudar a colocart nossa empresa na internet. Muito obrigado. Luiz reis.