Quer saber como divulgar produtos online? Veja nossas dicas!

Marketing estratégico é um termo bastante citado em livros e cursos sobre gestão, mas é comum pensar que esse planejamento é relevante […]

Marketing estratégico é um termo bastante citado em livros e cursos sobre gestão, mas é comum pensar que esse planejamento é relevante apenas para empresas maiores.

Na verdade, todas as atividades de divulgação devem ser planejadas antes do lançamento, independentemente do porte ou segmento da empresa. Este artigo explicará porque é tão importante e quais os caminhos para divulgar produtos online. Confira!

A importância de elaborar uma estratégia de marketing

Imagine a seguinte situação: você encontra uma bela oportunidade de negócio em seu setor favorito. No mesmo dia, pesquisa pelos melhores fornecedores e calcula o seu custo de cada item. Depois, ao receber os itens, contrata uma boa plataforma de e-commerce e pronto! Basta aguardar as vendas.

Infelizmente, muitos empreendedores seguem esse caminho para só depois descobrir que as vendas não acontecem de forma mágica na internet. Apenas publicar um site (por melhor que ele seja) não é o suficiente para conseguir vendas. Você precisa mostrar seus produtos para o público certo, no momento certo.

Para isso, existe o planejamento de marketing, que deveria acontecer antes de qualquer decisão na empresa. Caso essa etapa seja ignorada, toda a operação estará em risco. Isso porque os custos de marketing (que não foram considerados inicialmente) podem inviabilizar o negócio.

Especialmente para negócios digitais, a divulgação deve comprometer uma fatia relevante do custo. Mesmo que existam métodos mais baratos (como mostraremos a seguir), os anúncios pagos ainda são indispensáveis.

O problema é que, com a competição cada vez mais acirrada, plataformas como Google e Facebook Ads estão cobrando mais por menos tráfego. Ou seja, se seu produto não oferece margem para divulgação, será muito difícil escalar as vendas.

A solução adequada é mapear o mercado antes de qualquer investimento. Comece com as seguintes perguntas:

  • Quem serão meus compradores? Onde eles estão na internet? Qual a rede social favorita?
  • Qual o gasto médio com anúncios de uma empresa do mesmo setor?
  • Quem são os principais influencers do setor? Qual o custo de uma campanha digital?
  • Quais são os principais marketplaces e suas taxas de venda?
  • Quem ficará responsável pelas redes sociais e blog? Qual o custo de uma agência especializada?
  • Qual o preço da concorrência? Sua oferta está competitiva?

Com as respostas, você deve ter uma boa noção de quanto será preciso alocar para o marketing. Claro que alguns números exigem testes com consumidores reais, mas você pode conseguir estimativas conversando com outros empreendedores, ou então, validando sua operação com um estoque mínimo.

Dicas para divulgar produtos online (sem gastar muito dinheiro)

Existem várias estratégias para que sua empresa não dependa exclusivamente de anúncios pagos. Veja a seguir as principais!

Marketplaces

Os grandes marketplaces oferecem inúmeros benefícios e são indispensáveis para qualquer lojista. Além do tráfego intenso, você recebe a autoridade instantânea da marca. Ou seja, mesmo com uma nova loja, é possível vender de forma rápida e escalável.

Os consumidores já confiam na empresa e estão sempre em busca da melhor oferta. Seu trabalho consiste em criar um bom anúncio e seguir as diretrizes da plataforma. Lembre-se também de considerar as taxas de venda em seu custo final. Procure criar um e-commerce já com a integração nativa de marketplaces, assim, não é preciso contratar outros serviços no futuro.

Marketing de conteúdo

Essa estratégia pode ter custos menores, mas exige certo trabalho e dedicação. Criar conteúdos para atrair tráfego orgânico (gratuito) é uma ótima alternativa para médio e longo prazos. Isso porque leva algum tempo para construir uma audiência e ganhar autoridade em seu domínio (SEO).

Os canais mais utilizados são os blogs da empresa e redes sociais, mas existem outras opções como e-mail marketing, e-books ou podcasts. Uma única regra vale para todos os canais e formatos de conteúdo: crie algo realmente relevante para o seu público-alvo. 

O objetivo dessa estratégia não é provocar uma venda imediata. É simplesmente construir relacionamento e autoridade — fatores essenciais para converter clientes no futuro.

Parcerias estratégicas

Você conhece alguma empresa que tenha produtos relacionados aos seus? Talvez uma parceria seja benéfica para ambas as marcas. Pense em alguma ação de marketing conjunta para expandir o alcance da campanha e atrair mais pessoas.

Os influencers também são importantes para fortalecer sua presença digital. No entanto, não é necessário contratar as maiores celebridades do setor. Muito pelo contrário: os influencers de nicho podem ser até mais lucrativos. 

Isso porque, com uma audiência menor e específica, sua campanha será mais eficiente, já ter milhões de seguidores não é garantia de resultados. Além disso, influencers menores vão cobrar valores mais justos por uma campanha.

Página de vendas

De nada adiantam todos esses trabalhos de divulgação se sua empresa não está preparada para receber o tráfego e converter os clientes. Contratar uma plataforma de e-commerce pronta é o primeiro passo para resolver problemas comuns como:

  • site lento;
  • navegação confusa;
  • botões mal posicionados;
  • falhas no código;
  • responsividade.

Em seguida, trabalhe para criar uma página de vendas impecável. Lembre-se de que ela fará o trabalho de um “vendedor virtual”. Não economize no conteúdo, quanto mais explicativo e exemplificado, melhor.

Invista em:

  • fotos profissionais: de vários ângulos e com exemplos de uso;
  • descrição completa: se possível, com vídeos explicativos;
  • opções diversas de pagamento: cartões, boleto ou até o novo PIX;
  • frete acessível e rápido: se possível, com opções além dos Correios;
  • opções de contato: melhor se for em tempo real (com um chat ou WhatsApp);
  • regras claras para trocas e devoluções: nunca dificulte esses processos;
  • comentários de outros clientes: avaliações reais são um gatilho importante para ações rápidas.

Como última alternativa, você pode oferecer um cupom de desconto para a compra imediata. O cupom pode ser exibido em uma exit pop-up.

O lançamento de um produto de sucesso requer muito mais do que publicar um anúncio e aguardar as vendas. O marketing de produtos envolve muita pesquisa, estratégia e planejamento prévio.

Contudo, ao começar da forma correta, você evita prejuízos e aumenta suas chances de sucesso. Então, siga as dicas acima para divulgar produtos online, atingir um público interessado e superar suas metas de vendas!

Agora que você já sabe como divulgar seus produtos de forma orgânica, aprenda também como promover campanhas de alto desempenho no Facebook!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário