Guia sobre marketplace: venda mais usando a internet
Cálculo de frete dos correios ainda mais preciso na Tray

Dispositivos móveis: por que as vendas nessa plataforma têm aumentado?

Publicado em: • Última Atualização:

Há 10 anos, parecia coisa de outro mundo ou de um futuro muito distante. Mas a verdade é que, hoje, mais de 15% das compras on-line já são realizadas via dispositivos móveis — smartphones e tablets. Esse crescimento foi impulsionado tanto pelo acesso a tais dispositivos como pela facilidade de conexão à internet. E se é possível acessar a rede por meio de dados do celular ou pelo wi-fi estando em um shopping, em uma praça, na biblioteca e até na praia, por que não aproveitar essa tecnologia para comprar mais e com maior comodidade?

O detalhe é que, além da proliferação de dispositivos mobile e da facilidade de conexão, existem outros fatores que revelam o motivo pelo qual as vendas por essas plataformas vêm crescendo. Pronto pata conhecê-los?

Os hábitos de consumo mudaram

Até bem pouco tempo atrás, a compra de um novo produto passava por um longo momento de reflexão. Mas o aumento do poder aquisitivo médio da população e o acesso a cartões de crédito facilitou bastante a transformação de desejos em realidade, mesmo que o item desejado não seja de primeira necessidade. Dessa maneira, as pessoas se sentem mais livres para ver um produto em uma vitrine ou em um comercial de TV e realizarem a compra imediatamente, tudo por meio do smartphone.

Tanto é que 76% dos consumidores brasileiros fazem pesquisas de preços em dispositivos móveis e 86% desses consumidores consideram que o smartphone é peça-chave para a manutenção desse comportamento, justamente pela facilidade de acessar as informações por meio do celular.

Os sites estão mais preparados

Outro fator que vem impactando significativamente no aumento do número de vendas via dispositivos móveis é o preparo dos e-commerces para proporcionar uma experiência de compra de qualidade. Cada vez mais vemos sites responsivos, aqueles que permitem uma interação ágil e eficiente entre plataforma e consumidor. A reorganização automática das informações de modo que sejam facilmente encontradas e acessadas pelo usuário facilita a navegação e torna a experiência do consumidor única e relevante. Afinal, assim ele tem acesso aos produtos que procura com muito mais velocidade.

Além do design responsivo, os e-commerces têm investido também em anúncios específicos para esses aplicativos, bem como em navegadores mobile, visando segmentar ainda mais as estratégias de marketing digital e conquistar o público cada vez mais conectado, que tem o smartphone como primeira tela.

Os apps de compras são mais comuns

Desenvolver aplicativos de compras próprios, que reforcem a personalidade da marca e tragam os consumidores mais para perto é outra estratégia que está fazendo das vendas mobile um verdadeiro sucesso. Ao oferecer um aplicativo mobile, a empresa tem a oportunidade não só de estar o tempo todo ao lado do consumidor como também de coletar informações que permitem personalizar a experiência do cliente, oferecendo produtos e serviços compatíveis com os desejos e as necessidades do público-alvo.

Podemos tomar como exemplo empresas de viagens (como a Decolar.com), cujo aplicativo mobile permite customizar as preferências do usuário, criar alertas para promoções de passagens para os destinos escolhidos e enviar mensagens da marca a qualquer momento, mantendo o relacionamento com o cliente.

As redes sociais impulsionam as vendas

O uso de aplicativos de redes sociais também é intenso em dispositivos móveis, contribuindo para reforçar as vendas por essas plataformas. Basta investir em anúncios patrocinados segmentados para o público mobile e desenvolver uma presença forte nas redes sociais, interagindo com sua audiência onde quer que ela esteja.

No que se refere às redes sociais, é válido lembrar que as mais acessadas pelo público que usa dispositivos móveis são o Facebook, o Twitter e o Instagram. Por isso, é importante considerar essas 3 plataformas na hora de desenvolver sua estratégia de marketing para tornar seu e-commerce mais conhecido.

Os micro moments acontecem a todo tempo

Como dissemos no início deste post, a decisão de compra está menos complexa do que há alguns anos, normalmente motivada pelo impulso do momento. Nesse contexto, quando a necessidade surge, o consumidor rapidamente faz uma busca e, se encontra o que precisa, fecha negócio na hora. Esse intervalo de segundos em que ocorre uma decisão de compra é chamado de micro moment e revela o quanto os dispositivos móveis fazem parte dessa mudança cultural. Se fosse preciso voltar para casa para fazer uma consulta ao saldo do cartão de crédito ou ao limite da conta bancária, muitos consumidores simplesmente desistiriam da compra. Entretanto, como toda a informação necessária está disponível de forma imediata, não há intervalo de tempo para a reflexão.

É o que ocorre quando um consumidor está caminhando pelo shopping e se depara com um produto de que gosta, por exemplo. Ele não compra ali na hora. Antes, faz uma pesquisa rápida na internet para ter mais informações sobre o produto e comparar preços e fornecedores, só então tomando a decisão de comprar na loja física ou na loja virtual.

As facilidades de pagamento não param de chegar

Para quem está acostumado com pagamentos via cartão de crédito ou boleto bancário, é importante saber que as opções de pagamento já são bastante diversificadas, atraindo o consumidor mobile como nunca. Além da possibilidade de fazer transferências bancárias e usar intermediadores de pagamento, os e-consumidores já contam com as chamadas carteiras digitais, uma espécie de cartão de crédito virtual que evita a distribuição indiscriminada de informações do usuário.

Por meio da tal carteira digital, que contém os dados bancários do usuário, é possível realizar compras sem sequer informar ao e-commerce ou a qualquer outra plataforma seus dados financeiros. E isso, é claro, aumenta a segurança nas transações. Dentro das facilidades de pagamento, também estão as compras com 1 clique. Nesse caso, o consumidor faz o cadastro dos dados uma única vez para que, nas próximas compras, a plataforma de e-commerce o reconheça pelo login, realizando a cobrança no mesmo cartão.

Dispositivos móveis são tão eficientes nas vendas que as grandes companhias do mercado têm investido pesado no desenvolvimento de aplicativos e sites responsivos. E você, está esperando o que para se juntar ao grupo? Deixe aqui seu comentário e divida suas impressões e opiniões conosco!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Dispositivos móveis: por que as vendas nessa plataforma têm aumentado?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *