Como o chat para loja virtual pode melhorar o relacionamento com o cliente?
Conheça as principais vantagens de ter um tema customizável

Fique por dentro dos principais direitos do consumidor online

Publicado em: • Última Atualização:

Direitos e deveres fazem parte da vida em sociedade, certo? E já que o ambiente digital passou a ser uma extensão de lugar para o homem moderno, é importante lembrar que existem normas que gerem esse espaço. Entre elas estão os direitos do consumidor online, tema deste artigo.

Se você faz a gestão de um e-commerce ou está estruturando sua loja virtual para começar a operar, não pode deixar de ler este texto. Afinal, oferecer um excelente atendimento passa pelo cumprimento dos direitos. Continue a leitura e descubra o que você precisa saber sobre este assunto!

Quem compra online tem direitos?

Consumir sempre foi um ato comum na sociedade, desde a época em que trocas eram feitas para que as duas partes obtivessem produtos diferentes. É claro que regras são necessárias para qualquer transação. Por isso, no Brasil, um Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 1990.

No entanto, com a chegada da internet, foi preciso atualizar esse documento para que ele também pudesse atender a demanda de pessoas que compravam online. Por isso, em 2013, um novo decreto passou a regular os serviços de e-commerce.

Se no início da expansão da internet muita gente ficava receosa em fazer compras, agora a segurança é bem maior. Esse é um dos motivos para que o setor de e-commerce tenha expandido nos últimos anos. Segundo dados, esse segmento cresceu de um faturamento de R$ 18,5 bilhões em 2011 para mais de R$ 60 bilhões em 2017, ano que o setor teve um aumento de 12%.

Por que devo saber dos direitos do consumidor online?

Conhecer a fundo os direitos do consumidor online é uma obrigação de qualquer pessoa que empreende na internet. Essa é uma forma de estar alinhado com a lei do país. Ainda é importante para evitar multas e reclamações, que podem manchar a imagem da empresa, causando queda nas vendas ou até mesmo uma interrupção nos negócios.

Quais são os principais direitos?

Vamos conhecer os direitos que pessoas que compram online devem ter garantidos.

Direito ao arrependimento

Essa lei merece uma atenção especial, já que difere das compras em lojas físicas. Quem compra online ou por telefone pode se arrepender do pedido em até 7 dias após o recebimento de um item ou início de um serviço contratado.

Caso se arrependa, a pessoa deve ter sua venda estornada e, em caso de devolução, quem arca com os custos de frete é a empresa.

Direito à entrega

Prazos de entrega que não são cumpridos estão entre os principais motivos de insatisfação e reclamação dos consumidores online. É dever da loja informar a data máxima para que o produto adquirido chegue e, principalmente, cumpri-lo. Caso contrário, o consumidor pode até cancelar a compra sem que haja prejuízos para ele.

Direito à troca

A troca é um direito do consumidor online em casos de entrega atrasada ou de produtos danificados e fora da garantia. Em qualquer caso, os custos da devolução do produto ou troca são responsabilidades da empresa.

Direito à informação

Ao entrar em um site de compras online, você sabia que é preciso estar à mostra nele todos os dados da empresa, como CNPJ, contato e endereço físico? A informação é mais um dos direitos do consumidor online que precisa ser cumprido.

O e-commerce não deve garantir apenas que os dados da empresa são informados, mas também as informações completas dos produtos, como sua dimensão, formas de uso, possíveis riscos à saúde e faixa etária.

Além disso, é importante garantir que os termos e condições do site estejam à vista. Mais uma obrigação é o fornecimento de um contrato de compra ou aquisição de serviço, assim o consumidor pode ter à mão todo o procedimento realizado.

Direito a ter dados protegidos

Comprar pela internet ainda é um receio para algumas pessoas por conta dos dados que estão em jogo. Principalmente em relação aos dados financeiros, como números de cartão de crédito, esse é um tabu.

Porém, garantir essa segurança das informações do cliente também é responsabilidade da gestão de e-commerce. Para isso, existem sistemas de criptografia de dados que devem ser agregados ao site, fornecendo uma navegação segura.

Direito ao atendimento

Mais um dos direitos do consumidor online é o de ser atendido caso tenha algum problema ou questionamento. O prazo para esse atendimento é de 5 dias, não apenas para o primeiro contato, mas para a resolução do problema do cliente.

Um atendimento eficiente não é apenas uma forma de estar dentro da lei, mas também de garantir a satisfação do seu público.

O que fazer para garantir que os direitos sejam cumpridos?

Para além do conhecimento dos direitos do consumidor, é fundamental ter as estratégias certas para conseguir seguir todas essas normas. Nesse ponto, existem ferramentas que podem ser aliadas da sua loja virtual para que você consiga garantir que todos os direitos sejam cumpridos, veja:

  • plataformas de gestão de e-commerce podem ajudar a centralizar todos os pedidos e acompanhar cada um deles para que não haja equívocos;
  • intermediadores de pagamento podem garantir que os dados financeiros dos seus clientes vão estar seguros por meio de criptografia;
  • uma plataforma de e-commerce com layout organizado e escaneável vai permitir que as informações dos produtos estejam sempre à vista dos visitantes;
  • espaços adequados no seu site podem ser usados para deixar à mostra termos de compromisso e políticas de troca e devolução;
  • escolher a forma ideal de logística vai ajudar para que seus produtos não extraviem, cheguem danificados ou atrasem na entrega;
  • chatbots podem acelerar seu atendimento online, permitindo que pequenos problemas sejam solucionados no menor tempo possível.

Infelizmente, muitas empresas não valorizam seu público consumidor. No entanto, isso certamente gera prejuízos a médio e longo prazo, com a queda de vendas, notas baixas em sites de avaliação e até processos judiciais.

Por isso, não deixe de lado os direitos do consumidor online. Comece hoje mesmo a buscar as melhores soluções para atender bem, vender ainda mais e ganhar a confiança e a satisfação do seu público. Com certeza as dicas que demos aqui vão alavancar suas vendas.

Para descobrir se suas ações estão sendo certeiras, saiba como fazer pesquisas de satisfação com o consumidor. Boa leitura!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Fique por dentro dos principais direitos do consumidor online
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.