O que eu preciso saber sobre a venda de sapatos femininos na internet?
Sustentabilidade para o e-commerce: saiba mais sobre o assunto

Digital influencers: o que são e como usá-los a favor do e-commerce?

Publicado em: • Última Atualização:

Imagine percorrer seu feed social e encontrar um post de uma modelo exibindo um determinado produto. Tudo na imagem é perfeito: o fundo é bem trabalhado, a qualidade se destaca, a legenda é simples e criativa, uma foto profissional.

Agora, imagine o mesmo cenário, mas, em vez de uma modelo, você vê uma postagem de seu comunicador favorito. Você tem seguido ele por um tempo, conhece e se identifica com seu estilo particular, e agora ele está promovendo o produto. Em qual post você prefere interagir?

O comunicador é mais persuasivo porque 92% dos consumidores confiam mais em influenciadores do que em celebridades tradicionais. Se você ainda não investe nesse canal, você está perdendo uma grande fatia de mercado. Entenda mais sobre digital influencers logo abaixo.

Aprenda mais com o quadro Escola Responde:

 

O que são digital influencers?

Influenciadores são personalidades respeitadas com um número relevante de seguidores. Em canais como YouTube, Instagram ou Blogs, eles podem ajudar a garantir o sucesso de uma campanha. A ação consiste em “emprestar” sua autoridade e, por sua vez, influenciar as crenças ou opiniões de outras pessoas.

No mundo dos influenciadores, nem todos trarão resultados positivos. Ao procurar alguém para divulgar sua empresa, é importante considerar o tipo de engajamento que você está procurando. São 2 tipos para analisar:

  • grandes influenciadores — são ideais para levar sua mensagem a um grande número de pessoas. Eles impactam milhares ou milhões de seguidores nas mídias sociais. No entanto, o investimento para essa campanha também é maior;
  • influenciadores de nicho — têm menos de 100 mil seguidores. Embora alcancem um público menor, eles têm uma taxa de engajamento mais alta. Enquanto os famosos falam para o grande público, esse tipo se comunica de forma mais íntima e direta com sua audiência.

Campanhas de nicho são uma excelente forma para atingir o seu cliente em potencial. Em alguns casos, você pode negociar diretamente com o influenciador, sem a necessidade de uma agência intermediadora.

A importância dos influenciadores para lojas virtuais

Quando uma pessoa produz conteúdo e gera valor para determinada audiência, seja por imagens, vídeos ou textos, ela se torna um influenciador. Como agradecimento pelo conteúdo de qualidade, as pessoas se tornam seguidores ou fãs do produtor.

Sua empresa pode produzir conteúdo e construir autoridade, mas ter uma base considerável de seguidores pode levar meses ou até anos de muito trabalho. Contratar influenciadores é um atalho inteligente.

Além dos resultados imediatos (tráfego para o seu site e vendas), você ainda pode captar parte dos seguidores para os seus canais de relacionamento (lista de e-mails, por exemplo), com essa nova base de interessados você pode iniciar um funil de vendas.

Como abordar

Não há segredo, a maioria dos influenciadores colocam o e-mail profissional na bio (perfil do Instagram). Prefira sempre entrar em contato por e-mail para uma abordagem mais profissional. Caso não esteja disponível, envie uma mensagem pelo próprio chat da rede social. Para personalidades do YouTube, você pode encontrar o e-mail na página do canal, basta clicar na aba “Sobre”.

Modelo para mensagem:

“Olá! Sou o responsável pelo marketing da empresa X, tudo bem? Conheci seu conteúdo há pouco tempo e achei sensacional. Nós trabalhamos com o produto X e eu acredito que ele é perfeito para sua audiência. Por isso, tenho interesse em patrocinar um dos seus trabalhos, podemos negociar? Obrigado”.

Negociação

Não existe uma tabela de preços, cada um apresentará suas exigências. Você pode enviar seu produto para um vídeo explicativo, negociar um post ou Stories no Instagram. O influenciador também pode ajudar com as melhores estratégias.

É interessante solicitar o Mídia Kit do profissional, nesse documento você encontra todos os relatórios de engajamento e segmentação da audiência.

Cuidados

Além de verificar o tipo de público, esteja atento ao conteúdo produzido. Materiais ofensivos, discriminatórios ou polêmicos podem prejudicar sua empresa. Lembre-se que sua marca será associada ao influenciador, seu conteúdo e comportamento.

Como criar uma estratégia de divulgação

Atualmente, trabalhar com influenciadores não deve ser uma questão de “eu deveria?”, mas sim uma questão de “como eu posso?”.

Felizmente, existem alguns passos simples que as marcas podem seguir para trabalhar efetivamente com influenciadores online. Veja a seguir.

Definição de público-alvo

Antes de pesquisar por influenciadores, tenha em mente o público-alvo que você quer atingir. Quantos anos eles têm? Quais sites eles visitam? Qual o seu nível educacional? Se você ainda não tem esses dados, envie pesquisas rápidas para seus clientes atuais. Em troca das informações você pode oferecer um cupom de desconto.

Escolha uma plataforma

Determine quais redes sociais são populares com seu público-alvo. Em seguida, considere qual será o objetivo da sua campanha: conseguir mais seguidores, aumentar o reconhecimento da marca ou gerar tráfego e vendas?

Descubra sua mensagem

Como um varejista de e-commerce, você precisa ser especialista em seu nicho. Defina qual a sua proposta de valor e porque sua oferta é irresistível. Saber tudo sobre o assunto também atrai potenciais influenciadores para trabalhar com você.

Depois de escolher os melhores candidatos, verifique se eles estão alinhados com a identidade da sua marca. O objetivo é encontrar um influenciador que possa espalhar sua mensagem com naturalidade. Quanto mais autêntica a mensagem, maior a probabilidade de conversão dos usuários.

Meça seus resultados

Cada campanha produzirá diferentes resultados, acompanhe as estatísticas que estão de acordo com as metas da sua empresa. Enquanto muitos medem novos seguidores ou engajamento, outros valorizam o tráfego e as vendas do site.

Algumas métricas a serem consideradas incluem:

  • alcance e visualizações;
  • curtidas;
  • novos seguidores;
  • compartilhamentos;
  • comentários;
  • tráfego e cadastros no site;
  • vendas.

É um erro comum não acompanhar corretamente os resultados. Se sua intenção é gerar vendas, uma campanha com apenas curtidas não será vantajosa. Todo processo de marketing digital consiste em testes constantes, caso o resultado não tenha sido positivo, analise e modifique seu planejamento.

Quando feito de forma criativa e correta, o marketing de influência produz excelentes resultados para marcas de comércio eletrônico. Ele pode ajudar você a contar sua história para um público mais amplo e, por consequência, gerar vendas.

Resumindo, parcerias com digital influencers são uma estratégia necessária para atingir seus objetivos comerciais. Descubra agora mais informações sobre como o marketing de influência pode ser acessível aos pequenos negócios.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Digital influencers: o que são e como usá-los a favor do e-commerce?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *