Google Marketplace: entenda como a plataforma pretende entrar no e-commerce
O motivo por trás do sucesso do Sistema de Recomendação da Amazon

6 dicas fundamentais para vender mais no dia dos namorados

Publicado em: • Última Atualização:

Não se preparou ainda para vender no dia dos namorados? Saiba que para que você mantenha a consistência nas vendas do seu e-commerce, é indispensável aproveitar as datas comemorativas, como o natal, dia das mães, dia dos namorados e muitas outras. Uma ocasião que está bem próxima é o dia dos namorados 2019, que é comemorado no dia 12 de junho no Brasil. Então não perca mais tempo e comece a se planejar!

Os consumidores nos dias de hoje tendem a antecipar os presentes a fim de evitar atrasos, especialmente quando falamos de compras realizadas na internet. Sem falar que, dependendo do segmento que a sua loja atua, pode levar certo tempo para negociar com os fornecedores.

Então, para que você venda mais no dia dos namorados trouxemos algumas dicas valiosas que podem ajudá-lo a aumentar o faturamento. Fique por dentro e aproveite!

1. Atente para os produtos e prepare o estoque

É fundamental selecionar quais serão os produtos que você colocará em promoção nessa data especial e, claro, não se esqueça de verificar bem o estoque dos itens. Não existe nada mais frustrante que ficar sem a mercadoria bem na época em que há uma alta demanda, não é mesmo?

Para o cliente, isso representa mais tempo para buscar pelo presente ideal, enquanto para o lojista, a falta de produtos em estoque significa perda de oportunidades e uma queda enorme no faturamento.

Os produtos precisam ser selecionados de forma estratégica de acordo com o seu público-alvo. É imprescindível que se atenda os desejos e as necessidades dos consumidores para superar as suas expectativas, criando uma ótima experiência e vendendo mais no dia dos namorados.

Para tanto, você precisa conhecer as condições do mercado, além de antecipar o comportamento do cliente. Esse fator pode ser totalmente decisivo para o sucesso das suas campanhas, evitando prejuízos.

Também é interessante contar com um mix de produtos mais variados e com diferentes opções — nesse sentido, fugir do óbvio é fundamental. Entretanto, é importante manter um estoque maior das mercadorias que são mais tradicionais para a data. Uma forma de medir tanto o volume quanto a diversidade é fazer uma pesquisa rápida no mercado para saber as últimas tendências.

2. Tenha um plano de marketing

Talvez até mais relevantes do que a data comemorativa em si, a preparação e as campanhas que antecedem o dia especial são essenciais para destacar a sua marca. Para que você tenha eficácia nas vendas, é necessário criar estratégias de vendas e marketing com antecedência para conseguir anunciar e efetivas as suas ações.

O marketing tradicional pode ser extremamente útil nesse momento, tendo em vista que as metas são de curto prazo. Não se esqueça de que, com exceção das pessoas que deixam as compras para a última hora, muitos consumidores costumam pesquisar preços e produtos bem antes do dia 12 de junho. Então, se antecipe e programe as suas ações para atrair consumidores.

Pense em estratégias que conversem com o seu público e defina como você anunciará os seus produtos de forma bem clara. Entre os principais canais de publicidade estão:

  • e-mail marketing para clientes;
  • revistas e jornais;
  • publicação nas redes sociais;
  • entre outros.

3. Pense na política de trocas e devoluções

Não se esqueça de que nessa data especial as pessoas comprarão presentes para outras pessoas. Logo, a possibilidade de haver devoluções ou trocas é muito grande. Você precisa se preparar para que, a partir do dia 13 de Junho, apareçam consumidores em seu site desejando trocar um produto por outro, por exemplo.

Defina com antecedência como será o posicionamento da marca com relação à política de trocas para deixar o público ciente das condições e, com isso, evitar danos à reputação da loja.

4. Verifique o histórico de compra dos anos anteriores

Os lojistas sabem que as vendas do varejo no dia dos namorados de 2018 não tiveram os melhores resultados. No entanto, é sempre interessante conferir o movimento dos anos anteriores a fim de planejar as ações necessárias para a edição atual.

Então, faça uma média das vendas dessa data comemorativa nos outros anos e inclua uma porcentagem de crescimento para o período atual. Dessa forma, você conseguirá criar uma meta de vendas bem realista, mas, ainda assim, prevendo um crescimento.

5. Use a logística como ferramenta de fidelização de clientes

O prazo de entrega está relacionado à satisfação e fidelização dos clientes, características indispensáveis que devem ser buscadas por aqueles que desejam vender mais no dia dos namorados. Por isso, é necessário ter uma atenção especial com a logística do seu e-commerce. Afinal, ninguém quer correr o risco de entregar pedidos fora do prazo, não é mesmo?

E para que a sua loja virtual não passe por isso, é importante buscar profissionais experientes para a expedição. Afinal, não vai adiantar nada ter um estoque bem organizado e com um bom controle se você não contar com uma boa expedição.

Os relatos de produtos que foram danificados devido à embalagens malfeitas ou por terem sido manuseados de modo incorreto são bastante comuns. Por isso, é bom ter em mente que a qualificação dos profissionais não é perda de dinheiro e nem de tempo, mas um investimento para que você não receba reclamações ou perca vendas.

Fazendo isso, o seu e-commerce terá mais estabilidade em momentos de vendas intensos, como no dia dos namorados. Tendo os pedidos e as entregas bem controladas, você terá a oportunidade de partir para outras ações que também são relevantes para o melhor desempenho de seu negócio.

6. Utilize a criatividade para fazer promoções

É bastante comum que o comércio em geral crie promoções em datas comemorativas — e é claro que no e-commerce não é diferente. Quando se fala sobre o dia dos namorados, é importante mostrar ao público que há alternativas aos presentes tradicionais, como perfumes, bombons e flores.

No entanto, é preciso ter muita criatividade para apresentar as vantagens de fugir da obviedade e fazer o consumidor colocar novos produtos na lista de presentes românticos. Você precisa, então, pensar em presentes nada comuns e que despertarão o interesse do cliente.

Avalie o seu catálogo e pense de que maneira poderia organizar os seus produtos em kits de dois ou de três itens, por exemplo, com preços promocionais. Esse tipo de customização é muito bem-visto, afinal, passa a ideia de que foi pensado especialmente para a ocasião. Por isso, não custa nada trabalhar assim em épocas especiais — afinal, você venderá muito mais.

Com todas essas dicas bem organizadas e planejadas, vender no dia dos namorados e ter sucesso está praticamente garantido, uma vez que você proporcionará uma experiência única aos clientes e, ainda, conseguirá um fôlego extra para o seu e-commerce. E, para finalizar, temos uma dica valiosa: procure investir em uma forma de pagamento online eficiente e segura!

Você gostou dessas dicas para vender mais no dia dos namorados? O que acha de aproveitar a visita em nosso blog para assinar a nossa newsletter. Dessa maneira, você receberá as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

6 dicas fundamentais para vender mais no dia dos namorados
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.