Passo a passo: saiba como abrir o próprio negócio online
EAN – O que é? Para que serve? Como utilizar em seu negócio?

7 dicas para começar a trabalhar em casa com segurança

Publicado em: • Última Atualização:

Desemprego, insatisfação no trabalho, vontade de ficar mais próximo da família e desejo de mudar de profissão são alguns dos motivos que levam as pessoas a começar a trabalhar em casa.

Além disso, administrar o seu próprio negócio no modelo de home office permite economizar gastos com transporte, aluguel de escritório e alimentação fora de casa. Isso sem contar a liberdade de horários para começar e terminar o expediente — inclusive, de acordar mais tarde quando der vontade!

De fato, trabalhar em casa pode ser extremamente vantajoso. Entretanto, é preciso seguir uma certa disciplina para que esse investimento tenha retorno, e não se transforme em mais uma dor de cabeça.

Por essa razão, selecionamos neste post 7 dicas que te ajudarão a trabalhar em casa de forma mais segura, eficiente e lucrativa. Fique conosco e confira!

1. Avalie a viabilidade do negócio de acordo com o espaço

Há alguns tipos de trabalho que podem ser feitos em casa com mais facilidade, e outros, com mais dificuldade. O problema, geralmente, está relacionado ao espaço disponível ou ao convívio com os vizinhos.

Se você vive em apartamento, por exemplo, um trabalho que envolva o uso de produtos químicos, que faça muito barulho ou que tenha uma movimentação frequente de pessoas pode incomodar os outros condôminos.

Já os problemas com espaços surgem quando se trabalha com algo que exige uma linha de fabricação. Nesse caso, mesmo que você viva em uma casa com quintal e garagem, sua produção será bem limitada.

Por outro lado, os trabalhos mais fáceis de tocar em casa são aqueles em que você depende apenas de um computador, uma boa conexão de internet e uma linha telefônica. Então, quer um conselho? Que tal abrir uma loja virtual?

Ser dono do seu próprio negócio, poder vender aquilo que mais entende ou gosta e não precisar de muito espaço físico para isso são alguns dos benefícios! Se esse caminho já estava em seus planos, então preste atenção nas próximas dicas:

2. Faça uma pesquisa de mercado

Antes de começar as vendas, é necessário fazer uma pesquisa de mercado. A intenção aqui é levantar informações que te ajudem a trilhar um caminho mais seguro em seu negócio.

Nesse sentido, uma pesquisa pode trazer as respostas para todas as suas dúvidas iniciais, como:

  • Como está o mercado no qual estou me inserindo?
  • Quais são as minhas forças e fraquezas internas?
  • Como os fatores externos (políticos, sociais, econômicos, tecnológicos etc.) influenciam no meu negócio?
  • Para quem venderei?
  • Quais problemas desse público precisarão ser resolvidos?
  • Quais preços os potenciais clientes estão dispostos a pagar?
  • Qual é a melhor linguagem para me comunicar com eles?
  • Quais são as melhores redes sociais para interagir com o meu público-alvo?
  • Quem são os meus concorrentes?
  • Quais são seus pontos fortes e fracos?

Só essa lista breve já teve umas 10 questões comuns para as empresas que estão começando. Além disso, uma pesquisa ajudará a definir fornecedores, orçamentos, objetivos, metas e tudo que compor um bom plano de negócios.

Não é porque você pode trabalhar de casa que as coisas não precisam ser planejadas. Até porque garantir previsibilidade para o funcionamento da loja é bem mais confiável do que contar com a sorte ou com o acaso. Assim, você desperdiçará menos tempo e dinheiro.

3. Saiba dividir os seus horários

A liberdade para fazer o seu próprio horário só é algo vantajoso para as pessoas mais disciplinadas. Afinal, de nada adianta querer trabalhar em casa se você vive procrastinando, não é mesmo?

Por isso, tente separar algumas horas do seu dia para se dedicar exclusivamente ao home office, como se fosse um expediente de um trabalho de fora. Aliás, se você notar que o trabalho de casa não chega a te consumir muito tempo, pode mantê-lo como uma fonte de renda extra.

A ideia é não abrir mão do seu emprego formal, principalmente se os horários se complementarem, e isso não te consumir muito. Assim, à medida que o home office exigir mais investimentos e esforços, você começa a se desprender do trabalho formal.

De toda forma, o importante é não comprometer sua estabilidade financeira.

4. Não confunda o orçamento doméstico com o profissional

Um erro grave é misturar os dois tipos de orçamento, pois isso atrapalha e desorganiza a contabilidade do seu negócio.

Não é porque o endereço pessoal e profissional podem se tornar o mesmo que as contas também precisam ser compartilhadas. O lucro da sua loja, por exemplo, não deve ser usado para pagar suas contas pessoais, mas sim para reinvestir na empresa.

As contas da casa devem ser pagas pelo seu salário do emprego formal ou do pró-labore da sua loja — que é como um salário do dono, descontado independentemente do lucro de um mês.

5. Contrate fornecedores que simplifiquem sua vida

Tocar o próprio negócio em casa só se torna mais simples se você conseguir fechar parcerias com outras empresas.

Caso você esteja abrindo uma loja online, por exemplo, as coisas serão muito mais simples se você escolher uma boa plataforma de e-commerce, ou se contratar uma agência de marketing, se fechar contratos com fornecedores e transportadoras etc.

Trata-se de serviços que simplificarão sua vida e trarão mais eficiência para o seu trabalho. Afinal de contas, você não conseguirá dar conta de gerenciar e operar todas as áreas da sua empresa sozinho.

6. Defina um local específico para o seu trabalho

Do ponto de vista psicológico e produtivo, ter um canto próprio para o trabalho poderá te trazer mais resultados. E aqui, é importante evitar cômodos que fiquem expostos a muito barulho ou a cheiros que tirem a sua concentração.

Um quarto sem uma acústica boa pode não abafar ruídos externos, por exemplo, e um lugar com acesso direto para cozinha também pode não ser o ideal, principalmente quando uma comida estiver sendo preparada.

O melhor é ter um espaço em que você tenha acesso ao necessário para cuidar do seu negócio, como um notebook, um telefone, um bloco de notas, pastas, canetas etc.

7. Não fique o tempo inteiro em sua casa/escritório

Quem começa a ter sucesso com o trabalho caseiro pode se acostumar mal em ficar debaixo do mesmo teto o dia inteiro. Isso é ruim para a sua saúde e, consequentemente, para os seus negócios.

Por essa razão, é fundamental separar 30 minutos, 1 hora, ou 2, que seja, para poder se desconcentrar um pouco do trabalho. Fazer uma caminhada, uma corrida, uma pedalada — enfim, qualquer tipo de exercício físico é bem-vindo para manter sua produtividade em dia.

Além disso, continue saindo com seus amigos, vá ao cinema, saia para algum churrasco, e não deixe de manter sua vida social ativa. Os bons resultados da sua loja dependem exclusivamente das suas condições físicas e mentais para gerir o negócio!

Bom, como vimos, para trabalhar em casa e garantir um retorno sobre o seu investimento, uma série de cuidados precisam ser tomados. E eles vão além de uma boa pesquisa mercado, da escolha de um modelo lucrativo de negócios ou da contratação dos melhores fornecedores.

Cabe, então, a você ter bastante disciplina para saber gerir o tempo, o espaço, os orçamentos e tudo que puder — mas que não deve ser compartilhado entre a vida pessoal e profissional.

Viu como você pode trabalhar em casa e garantir uma boa estabilidade financeira? Agora, se você gostou deste texto, aproveite e siga as nossas páginas no Facebook, LinkedIn e Twitter para conferir outros conteúdos como esse!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

7 dicas para começar a trabalhar em casa com segurança
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.