Dicas para melhorar seus anúncios online

Muito além de cadastrar os produtos e iniciar as vendas, o empreendedor de e-commerce precisa entender como chegar de forma mais assertiva ao seu cliente através dos anúncios.

Por que o consumidor clica em um anúncio e não em outro dentro de um marketplace?

Isso é comunicação!

Para criar bons anúncios existem algumas premissas que levam o consumidor a continuar entendendo o seu produto a melhor escolha.

Os concorrentes estão sempre a um clique de distância no e-commerce, por isso, todos os diferenciais são importantes na hora de fazer a divulgação dos seus produtos.

Separamos algumas dicas importantes para melhorar os seus anúncios online, e consequentemente, as suas vendas.

Como melhorar os seus anúncios online

O título tem um papel fundamental

Imagine que você é um consumidor online e está em busca de algum artigo específico em um canal de venda.

A pesquisa será feita por palavras-chave (digitadas ou por comando de voz dependendo do canal), e o algoritmo irá separar todos os anúncios que contêm essas palavras-chave no título.

Ou seja, o título é determinante para que o cliente encontre o seu anúncio na pesquisa.

Por isso, ele deve ser informativo, se identificar com o produto que está sendo vendido, e mostrar ao cliente algumas características do produto para ser específico.

O título deve conter informações-chave do produto, mas também ser atraente para ser clicado pelo consumidor.

Se o título não atender alguma dessas especificações, o cliente acaba clicando em outro anúncio.

Algumas dicas para a criação do título:

• Descrição básica:  produto + marca + modelo/versão + 1 ou 2 atributos técnicos;
  • Não usar caracteres, somente o que é parte do modelo ou versão dos produtos e limite-se aos caracteres disponíveis, não se estenda para que o canal de vendas não corte a sua descrição;
  • Não insira termos como promoção ou compre já, frete grátis ou garantia;
  • Fique atento às regras dos anúncios dos marketplaces que estiverem inseridos, muitos deles têm regras específicas;
  • Não esqueça de revisar a ortografia, pois um anúncio com erros não será ranqueado na busca.

Pesquise os seus concorrentes

Quando observamos os concorrentes, devemos ficar atentos às falhas do anúncio para poder melhorar o seu anúncio de vendas.

Muitas vezes o anúncio é bem descrito, mas as fotos são ruins ou o contrário, identifique todos os detalhes para poder criar anúncios mais completos.

Pense sempre que se o seu anúncio sanar mais dúvidas do que o anúncio do concorrente, deixará o consumidor mais seguro para realizar a compra.

Outra dica importante é ler as avaliações para fazer constatações das percepções do cliente sobre o produto e usar as informações a favor do seu anúncio.

Fotos boas para garantir vendas

O consumidor, muitas vezes, faz uma compra por que é convencido pelas fotos.

Invista em fotos profissionais para que as imagens estejam em boa qualidade e que o cliente possa visualizar a cor, detalhes, texturas da melhor forma possível.

As fotos devem ser fiéis ao produto que está sendo vendido, não abuse de edições para que o cliente não perca a percepção de cores reais e detalhes originais do produto.

Quando fizer composições do produto em uso, não destaque o que não está sendo vendido na foto e sim o produto vendido para dar dimensão de tamanho e usabilidade.

Abuse dos ângulos diferentes do produto, sempre pensando em dar mais detalhes possíveis sobre o que está sendo vendido.

Vale sempre verificar o tamanho das fotos indicado pelo canal de vendas, para que o peso da imagem não fique maior do que o desejado e o formato do arquivo (JPG, PNG, etc.).

Capriche nas descrições

A descrição do anúncio nada mais é do que a apresentação dos detalhes do produto e também uma série de motivos que convencem o cliente a finalizar a compra.

É agora que o cliente decide a compra, pelos argumentos apresentados e qualidades do produto.

Para facilitar a leitura, faça em formato de lista com as principais informações sobre o produto vendido e deixe as principais informações no primeiro parágrafo, que é ali que o consumidor já define se continua ou não seu interesse pela compra.

Facilidade para encontrar o produto

As categorias são importantes para que o cliente encontre o produto que deseja de maneira mais rápida e fácil.

Os canais de venda, os marketplaces, organizam os anúncios em categorias e subcategorias, por isso, categorizar o produto corretamente fará que o cliente o encontre de forma fácil na sua pesquisa.

Também é importante pensar como o consumidor fará a procura por este produto, em quais categorias ele poderá se encaixar, sempre visando a utilização do termo correto para a pesquisa.

Com tantas ofertas online, o consumidor acaba fazendo escolhas, seja por já conhecer a loja ou o vendedor, considerando a reputação online, ou seja, pela qualidade das informações do produto a ser vendido.

Para integrar as suas vendas aos maiores marketplaces do mercado e investir em anúncios criativos para vender mais, um sistema de gestão é um aliado do seu negócio.

Com ele é possível integrar cadastro de produtos, vendas, notas fiscais, estoque e entregas em um único sistema.