Entenda quais são as maiores vantagens do chat para loja virtual
Venda de réplicas na internet é permitido? Entenda mais sobre o assunto!

6 dicas para aumentar seguidores do seu e-commerce no Instagram

Publicado em: • Última Atualização:

Você sabia que o Brasil é o segundo país com maior número de usuários no Instagram? São 66 milhões de internautas logados. Com isso, surge a necessidade de entender melhor sobre as estratégias para aumentar seguidores no Instagram, afinal, ele pode ser uma plataforma para atrair e converter leads.

Se você tem um e-commerce e quer descobrir o melhor caminho para tornar o perfil do seu negócio em uma vitrine atrativa para sua clientela, este é o lugar certo.

Separamos diversas dicas que vão fazer você ganhar seguidores de forma orgânica e que vão valorizar a imagem da sua loja virtual. Continue a leitura.

Qual a importância do Instagram para o e-commerce?

Pesquisas mostram que o Instagram gera 15 vezes mais interações do que outras redes sociais, ou seja, é uma rede de alto engajamento, com potencial de aproximar pessoas umas das outras e também das marcas que consomem.

Assim, além de ser uma ferramenta de grande aderência, o Instagram é muito importante para o e-commerce, porque proporciona um contato mais próximo com o público-alvo.

Se considerarmos que o número de pessoas que compram produtos pela internet também está crescendo no Brasil, percebemos que as redes sociais são mais um meio de alavancar as vendas.

Por isso, independente do nicho do seu negócio digital, sua empresa precisa ter uma presença nas redes sociais. Essa atuação, se for bem elaborada, garante mais confiabilidade e profissionalismo a sua loja.

Por que comprar seguidores não é o melhor caminho?

Na ânsia de aumentar seguidores no Instagram para ter um perfil com maior alcance, algumas pessoas buscam comprar seguidores. Porém, essa não é uma boa escolha e vamos falar o porquê.

Se você comprar seguidores, cedo ou tarde eles sumirão. Acontece que grande parte dos perfis comprados acabam sendo fakes ou de pessoas que não fazem parte do público ideal do seu nicho e não têm real interesse no seu produto.

O resultado são muitas pessoas, mas pouco engajamento real. Você compra números, mas não compra consumidores de conteúdo ou que tenham interesse na sua marca e no seu produto, e isso acaba não gerando vendas, no final das contas.

Aumentar seguidores no Instagram por meio da ativação de robôs de automação e compra de seguidores gera o que chamamos de métricas da vaidade: um número alto, mas que não vai agregar para o seu ecossistema e para a sua força de vendas.

Como aumentar seguidores no Instagram?

Existem meios palpáveis para ganhar seguidores no Instagram de forma orgânica e, assim, conquistar uma prova social quando alguém for comprar no seu e-commerce. Quando essa pessoa procurar a sua marca na rede social, ela verá seguidores engajados, defensores da marca, pessoas que amam e confiam no e-commerce.

Quer saber como alcançar esse patamar? Veja as 6 dicas que separamos para você.

1. Conheça seu público

A primeira dica é se basear no que o e-commerce vende e no seu nicho de atuação para entender qual é a persona da empresa, ou seja, é preciso saber qual público se quer alcançar.

Para traçar sua persona, busque entender qual faixa etária, gênero predominante, classe social, escolaridade e hábitos das pessoas que consomem seu produto ou que você deseja que consumam. Isso vai possibilitar que você use a linguagem adequada e imagens que sejam mais atrativas.

2. Faça um planejamento de conteúdo

Entendendo quem é a persona, o próximo passo é fazer um planejamento de conteúdo relacionado a esse público. Para fazer isso, é interessante procurar perfis do mesmo segmento e fazer uma análise dos conteúdos postados por eles que geram maior engajamento e visibilidade no mercado.

A partir disso, é possível elaborar um planejamento com pautas diversificadas e que sejam de interesse do seu público. Mas atenção, vá além de postagens que mostrem apenas produtos à venda.

Em geral, usuários de redes sociais estão interessados em consumir conteúdos ricos, ver memes ou ter um momento de lazer. É necessário ter um planejamento que inclua essas características.

3. Humanize sua marca

Também é importante mostrar um lado mais humano da marca. Pessoas gostam de ver outras pessoas nas redes sociais, por isso, que tal mostrar os colaboradores trabalhando, a rotina do dia a dia, ou mesmo o processo de produção de um produto? Esse tipo de estratégia gera curiosidade e aproximação com o público.

Outro tipo de conteúdo que atrai atenção são os que mostram como seus produtos têm sido recebidos pelos consumidores. Fotos e vídeos de unboxing ou feedback garantem maior legitimidade a sua loja virtual.

4. Use posts patrocinados

Os posts patrocinados são uma maneira interessante de aumentar seguidores no Instagram. Sob um valor pré-definido, eles divulgam conteúdos selecionados por você e alcançam um público segmentado, com pessoas que ainda não conheciam seu negócio, mas que podem ser clientes em potencial.

A partir desse momento, você começa a fortalecer a sua base e a expandir a marca para outras pessoas. Impulsionar publicações de forma correta é uma forma de ganhar seguidores de forma natural e obter uma prova social para novos leads que entrarem em seu perfil posteriormente.

5. Varie os formatos de publicação

O Instagram tem diversas ferramentas próprias que ajudam quem produz conteúdo a diversificar a maneira de engajar o público. Você pode trabalhar com imagens, carrosséis e vídeos curtos no feed, pode criar stories baseados no dia a dia do e-commerce, na relação com os clientes e nas publicações de unboxing.

É importante também fazer perguntas, propor discussões e estimular conversas, focando sempre no engajamento. Você deve promover na sua estratégia de conteúdo formas de fazer as pessoas participarem da sua rede, opinarem sobre os produtos e publicações, e contarem experiências relacionadas tanto ao e-commerce em si como também aos assuntos de nicho de interesse.

Explore todos os formatos de conteúdo. Com o tempo, você vai perceber quais atraem mais sua persona e, assim, pode investir mais neles.

6. Use ferramentas para montar estratégia

Após um tempo de produção de conteúdo, você terá acesso a informações que podem te ajudar a aumentar seguidores no Instagram. São métricas geradas pela própria rede social e você pode analisá-las em ferramentas como o mLabs, Etus etc.

Por meio desses dados se entende que tipo de publicação tem melhor desempenho, qual formato alcança mais pessoas, que tipo de perguntas engajam mais. Isso permitirá a criação de novas estratégias para o seu planejamento de conteúdo.

Aumentar seguidores no Instagram de forma orgânica é um trabalho desafiador. O perfil do seu e-commerce vai ter um bom resultado quando você conseguir produzir conteúdo com constância e efetividade. Esse é o melhor caminho para alcançar um público que realmente se interessa pela sua marca e tenha alto potencial de conversão.

Se você gostou deste artigo e quer entender mais sobre como legitimar sua marca na rede, veja um artigo que separamos sobre como é possível criar um perfil comercial no Instagram. Essa leitura vai complementar tudo que você aprendeu aqui!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

6 dicas para aumentar seguidores do seu e-commerce no Instagram
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.