O motivo por trás do sucesso do Sistema de Recomendação da Amazon
Como montar uma loja virtual de produtos para bebê? Confira!

Entenda como criar newsletter para e-commerce com 7 dicas

Publicado em: • Última Atualização:

A estratégia de newsletter para e-commerce é uma forma de manter o relacionamento com clientes e leads, fazendo com que a sua empresa seja sempre lembrada por essas pessoas — principalmente no momento de uma nova compra.

Diferentemente do e-mail marketing, que tem um conteúdo mais promocional, o objetivo do boletim informativo é nutrir, educar, informar e atualizar o público, mantendo a comunicação entre empresa e cliente mais íntima e próxima.

Por isso, neste artigo, listamos 7 dicas essenciais para que você faça o envio de newsletters atrativas e eficazes. Boa leitura!

1. Segmente os clientes

Antes de mais nada, é fundamental segmentar a sua base de clientes para fazer o envio das newsletter. Por meio desse trabalho, você seleciona uma parcela do público para receber e-mails sobre determinados temas. Na prática, se você tem uma loja virtual de eletroeletrônicos, o ideal é separar os clientes que gostam de games daqueles que preferem saber as novidades a respeito de smartphones, por exemplo.

Com isso, você evita enviar mensagens iguais para todo o banco de dados, o que pode não ser eficaz. Afinal, você abriria um e-mail com um assunto que não é do seu interesse? Nesse caso, seria mais difícil ainda conseguir cliques que redirecionam para o site.

2. Defina os temas dos conteúdos

Geralmente, os conteúdos giram em torno de novidades — lançamentos, tendências, um novo post no blog, entre outras coisas — e temáticas, com textos relacionados a um tema específico com base na segmentação.

Dito isso, deve-se planejar quais mensagens serão enviadas para os grupos e qual será o teor das mensagens, além da possibilidade de utilizar imagens. Também é fundamental focar na personalização desses e-mails — como usar o nome do destinatário depois do cumprimento.

Essa customização é feita com base no histórico de compras, localização, preferências etc., e é daí que surge a importância de fazer a segmentação da base.

3. Identifique o formato ideal da newsletter

Agora que o conteúdo já foi definido, é o momento de planejar como ele será distribuído ao longo do e-mail. Para ajudá-lo nisso, crie uma lista com prioridades na mensagem. Dessa forma, as informações mais relevantes ficam no topo e as menos importantes mais ao final do texto.

Escolha os locais certos para acrescentar as imagens e evite deixar blocos grandes de texto, pois eles podem tornar a leitura cansativa.

Evidencie as chamadas (call to action) para incentivar a ação por parte do leitor, que pode ser para acessar o site, ler um novo conteúdo ou até mesmo comprar determinado item, contribuindo para o aumento da conversão.

De modo geral, a mensagem é composta por quatro informações importantes, e explicaremos cada uma delas abaixo.

Título

O título do e-mail deve ser chamativo, de forma que desperte o interesse do leitor em ler a mensagem. Ele deve ser condizente com o conteúdo e não deve ultrapassar o limite de 70 caracteres.

Apresentação inicial

Lembre-se de cumprimentar o leitor e chamá-lo pelo nome logo na primeira linha da mensagem. Isso dá a ideia de que o e-mail foi redigido especialmente para quem o recebeu, criando uma experiência mais simples e íntima, como uma conversa informal.

Remetente

O ideal é que a mensagem seja enviada no nome de alguém — pode ser você ou um representante, desde que seja uma pessoa real —, pois, além de evidenciar o nome da empresa, essa prática ajuda a criar uma comunicação mais próxima e a transmitir a sensação de que a pessoa não está se relacionando com um robô. Dessa forma, a apresentação fica, por exemplo, da seguinte forma:

“Olá, Fulano! Tudo bem? Aqui é o Beltrano, da empresa X”.

CTA

O ideal é que todas as mensagens tenham uma chamada para alguma ação. Como dito, isso envolve a leitura de um novo artigo ou o clique para efetivar a compra de um produto. Isso ajuda a manter o público engajado, além de gerar mais tráfego para o site ou blog.

4. Avalie a frequência ideal de envios

Aquele velho ditado “quem não é visto, não é lembrado” faz todo sentido. O objetivo das newsletter (e do e-mail marketing) é fazer os clientes efetivos e em potencial pensarem na sua empresa sempre que precisarem solucionar uma demanda.

Nesse contexto, é fundamental realizar os envios periodicamente, mas sem a necessidade de fazê-lo diariamente. Deve-se ter em mente que a ideia é apenas manter a comunicação e gerar a expectativa de uma boa surpresa, e não criar spams que podem causar incômodo.

A frequência ideal — que pode ser semanal, quinzenal ou até mesmo mensal — depende muito do seu nicho de atuação e da comunicação que se deseja estabelecer. Um e-commerce de roupas, por exemplo, pode enviar e-mails uma vez por mês para mostrar as novas coleções e as combinações de peças com os acessórios.

5. Facilite o descadastramento

Se, por algum motivo o cliente resolver se descadastrar da lista, ele deve fazer isso de uma maneira prática e rápida. Você pode inserir a mensagem “Não deseja mais receber nossos e-mails? Cancele sua inscrição aqui!” no final do e-mail, com um link redirecionando para a página.

Para entender melhor os motivos que levaram a essa decisão, você pode fazer uma breve pesquisa perguntando a razão que motivou a ação. Entre as principais temos:

  • não desejo mais receber os e-mails dessa lista;
  • a frequência de e-mails é maior do que eu esperava;
  • não solicitei receber e-mails desse remetente;
  • esse não é o conteúdo que eu esperava;
  • eu já havia me descadastrado antes.

Com base nas respostas, fica fácil identificar quais são os principais motivos e, a partir daí, ajustar o seu planejamento.

6. Defina métricas para acompanhar os resultados

Para entender melhor a eficácia das newsletter, você pode adotar o acompanhamento de algumas métricas. Uma ferramenta de automação própria para esse tipo de processo já entrega informações como a taxa de cliques, como a quantidade de pessoas que realmente abriram a mensagem.

Com base nas métricas, que são criadas a partir dos objetivos que se tem com o envio desses e-mails, fica mais fácil identificar as principais falhas e entender o que precisa ser feito para aprimorar os resultados. Entre as principais a serem acompanhadas, estão:

  • taxa de abertura;
  • taxa de rejeição;
  • quantidade de acessos na loja virtual após a leitura das newsletters.

7. Avalie o resultado dos esforços

Acompanhar as métricas ajuda a entender melhor o cenário das campanhas realizadas. Além disso, o monitoramento de questões como palavras-chave (que geram mais engajamento) e comportamento dos clientes cria insights relevantes a respeito das questões que são mais interessantes para o seu público.

A partir daí, consegue-se definir quais melhorias e mudanças precisam ser aplicadas para se obter os resultados esperados. Dessa forma, se a taxa de rejeição estiver elevada, por exemplo, pode-se rever quais aspectos podem ter prejudicado a newsletter em questão. Entre os principais fatores, estão:

  • o título (que pode estar pouco atrativo);
  • o horário de envio;
  • o grupo escolhido (baseado na segmentação).

Nesses casos, é preciso pensar em novas estratégias — utilizando essas situações como aprendizado — e fazer as adaptações necessárias.

Com um planejamento adequado, as newsletter para e-commerce podem trazer bons resultados para a sua loja virtual, incluindo a fidelização de clientes e o aumento no número de conversões — o que implica aumento das vendas.

Gostou deste artigo e quer aproveitar para aprender um pouco mais sobre e-mail marketing? Então, aproveite e confira agora mesmo o poder dessa estratégia para lojas virtuais!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Entenda como criar newsletter para e-commerce com 7 dicas
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.