PayPal se prepara para fazer investimento de US$ 750 milhões no Mercado Livre
6 Erros cometidos na página de checkout e como corrigi-los

5 dicas de marketing digital fora da caixa para o seu e-commerce

Publicado em: • Última Atualização:

Com a transformação digital e o mercado cada vez mais competitivo, utilizar alternativas para se destacar se tornou essencial e uma ótima solução para o seu e-commerce é investir em marketing digital — que abrange diversos tipos de estratégias e proporciona resultados positivos ao negócio.

No entanto, por ser uma prática que muda e evolui constantemente, o marketing digital deve sempre acompanhar as tendências para garantir um bom posicionamento digital da sua marca.

Quer saber como ter um e-commerce de sucesso e aumentar as suas vendas? Então, continue a leitura e conheça algumas dicas de marketing digital para loja virtual. Acompanhe!

Em que os e-commerces estão investindo para se destacarem no meio digital?

É evidente que a internet ganhou um espaço importante no ramo das vendas. Seja pela praticidade de compra, seja pela diversidade de opções de produtos e lojas, essa modalidade tornou-se a preferência dos clientes.

Atualmente, para se destacarem no meio digital, os e-commerces têm explorado a prova social, ou seja, uma técnica para conversão baseada na persuasão. Além disso, buscam fugir da guerra de preço mostrando um diferencial ao cliente e trazendo, assim, uma experiência diferente e interessante para eles.

Uma tendência que vem se destacando nos últimos anos é o marketing de conteúdo. Trata-se de uma estratégia que envolve a produção de conteúdo em plataformas digitais, como blogs e redes sociais.

Além disso, é uma estratégia que nutre os leads por meio desses materiais ricos e e-mails marketing, tornando-se bastante eficiente a longo prazo e com um pequeno investimento.

Outro destaque importante são os vídeos, que reproduzem conteúdos e informações de forma dinâmica, exercendo bastante influência nos clientes. Com essa tendência, é possível interagir de maneira mais profunda com o público, de modo a instigá-lo a fazer compras.

Quais ações adotar para estar em dia com as tendências?

Confira, a seguir, algumas dicas de marketing digital para aplicar na sua loja e ter ótimos resultados.

1. Utilize estratégias de marketing digital eficientes

Links patrocinados (Google AdWords), SEO (otimização de sites para buscadores como Google, Bing e Yahoo), redes sociais, e-mail marketing e blog são alguns dos principais exemplos de estratégias de marketing digital.

Ao adotá-las, você garante ótimos resultados para seu e-commerce, no entanto é necessário entender como cada uma delas funciona e deve ser aplicada. Para isso, realize pesquisas de mercado, conheça o seu público-alvo e as suas necessidades e defina o seu plano de ação.

Aprenda mais com o quadro Escola Responde:

 

2. Busque a fidelização dos clientes

Em geral, as lojas têm campanhas fortes para atrair clientes e costumam investir muito dinheiro para convencê-los a fazerem a primeira compra. Porém, para sustentar o seu negócio é preciso que eles continuem comprando e por isso é preciso fidelizá-los.

A empresa precisa manter as campanhas de marketing para as próximas compras e fazer com que o cliente não busque a concorrência. O diferencial não necessariamente deve estar no preço do produto ou serviço. Pode ser, por exemplo, um lançamento exclusivo para pessoas que estão a mais tempo como cliente.

3. Invista em loja virtual

Trazer a experiência da loja física para a loja virtual é uma ótima opção para estar em dia com as tendências e atrair um público maior. Afinal, a maioria das pessoas utiliza esse canal para compras atualmente.

Não se esqueça que, para melhorar o seu posicionamento nos resultados dos mecanismos de busca, você deve investir em técnicas de otimização, ou seja, no SEO. Isso permite que o seu e-commerce receba uma posição melhor e que os seus visitantes se tornem mais propensos a comprar.

Trabalhar com o chat de forma ativa, por exemplo, é uma outra maneira de garantir o contato com aquele visitante que fica muito tempo na mesma página e, até mesmo, convencê-lo a realizar a compra.

4. Aposte em várias estratégias de forma integrada

É possível utilizar diversas estratégias para gerar valor. Muitas vezes nos preocupamos com algo que gere valor especificamente para o cliente, mas você pode trabalhar com alvos que façam bem também para a sociedade como um todo. Dessa forma, não só os consumidores são beneficiados, pois a empresa ganha fãs e divulga a marca.

A Reserva, por exemplo, a cada camisa ou peça vendida faz uma doação de pratos para ONGs que entregam comida a pessoas necessitadas, independentemente se a compra é em loja física ou online. E divulgam isso no site, nas campanhas, nas etiquetas das peças, em todos os lugares possíveis.

5. Atente para os concorrentes

Uma dica importante é estar de olho não só na sua loja, mas também no mercado e nos seus concorrentes. E esse “estar de olho” não pode ser simplesmente analisar, obter informação e não fazer nada, mas, sim, significa uma maneira de garantir estratégias melhores.

Conheça as falhas do seu concorrente e faça melhor do que ele. Se ele não tem um bom pós-venda ou um atendimento por telefone de qualidade e você consegue ser melhor nesse quesito, evidencie isso. Assim, você poderá se destacar.

Como avaliar se uma estratégia é adequada ao mercado/público?

Antes de colocar em prática uma determinada ação ou estratégia no e-commerce, é necessário avaliar alguns pontos. O primeiro passo é fazer um estudo de como divulgar, conhecendo o público-alvo e a viabilidade de colocar a estratégia em prática, garantindo que aquilo que foi prometido e falado não seja algo irreal.

Como exemplo temos a Caixa, que utiliza um apelo mais sustentável com o meio ambiente e se preocupa em realmente ter ações que façam justiça a esse diferencial.

Com as estratégias em andamento é possível realizar uma análise e verificação dos resultados, ou seja, avaliar se a estratégia está compatível com o esperado ou se é o momento de modificá-la. Mas, afinal, como fazer isso?

No caso de mídia paga, o trabalho com as tags já ajudam na verificação dos resultados, pois você consegue saber exatamente qual foi a campanha, de onde veio e qual sua origem.

Quando for algum benefício extra, você pode trabalhar com cupons de desconto ou hotsites, já que eles facilitam o rastreamento da compra e, assim, você tem a certeza da origem da venda.

O que não fazer no marketing digital para e-commerces?

Em hipótese alguma minta para o seu cliente, essa é a principal regra. Não utilize os famigerados “descontos de tudo pela metade do dobro” e não fale que algo é lançamento e/ou está em promoção se isso não for verdade.

Uma característica de quem compra online é pesquisar bastante antes de efetuar a compra e consegue perceber se você realmente está entregando uma condição diferente ou se está simplesmente mentindo.

Portanto, a grande premissa que se deve ter é prezar pela transparência, pois isso faz com que o cliente se sinta seguro e tranquilo para realizar a compra na sua loja virtual. Esta é a dica de ouro: seja na parte social ou comercial, seja coerente, não minta e se não der para mexer nos preços, busque outras estratégias, mas seja transparente.

Por fim, vale destacar a importância de trabalhar com o engajamento dos clientes, fazer com que os profissionais mantenham uma comunicação próxima, de forma mais descontraída, sobretudo quando utilizarem as redes sociais para conversar com o público, inclusive no pós-venda.

O marketing digital pode ser fundamental para o sucesso do seu e-commerce. Vale a pena conhecer as melhores estratégias e ficar por dentro das novas tendências. Assim, você garante ganhos financeiros cada vez maiores.

Agora que você já conhece algumas dicas de marketing digital para loja virtual, que tal baixar nosso e-book que ensina a criar um orçamento de marketing digital para seu e-commerce.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

5 dicas de marketing digital fora da caixa para o seu e-commerce
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *