Marketplace no Brasil: veja o que você precisa para fazer sucesso
Vender na Black Friday: o que fazer para destacar o seu e-commerce?

6 dicas eficientes para divulgar o seu e-commerce

Publicado em: • Última Atualização:

Divulgar bem o seu e-commerce é uma tarefa necessária e eficiente para trazer bons lucros. Confira como!

O que seria das nossas vendas se não investíssemos em divulgação? Certamente, o resultado pode ser bem menos favorável. E, quando falamos em divulgar o seu e-commerce, adotar algumas práticas simples dentro da sua empresa pode ajudar significativamente a criar espaços para que o consumidor encontre seus produtos.

Além de gerar formas de alcance, para começar a divulgar é preciso também planejar e desenvolver estratégias que façam com que o consumidor se identifique com sua marca e confie nela, para assim decidir fechar o pedido. Estamos falando aqui de fatores tecnológicos, de design, de logística e de conteúdo.

Sendo assim, é importante prestar bastante atenção nas próximas linhas. Isso porque separamos aqui algumas dicas incríveis para ficarmos alinhados com o que se pode fazer para melhorar a divulgação do seu e-commerce. Vamos lá?

Como divulgar bem o seu e-commerce?

1. SEO

Praticar SEO em seu e-commerce é uma incrível técnica para divulgar melhor as suas páginas. Com ela, é possível que sua loja virtual conquiste melhores posições nos resultados de busca das pesquisas do Google. É uma tarefa que deve ser realizada constantemente.

Assim, é necessário estar sempre criando conteúdos interessantes para o seu público, otimizando as palavras-chave das descrições suas páginas (e fazendo com que elas sejam interessantes e criativas), aplicando também um design responsivo ao seu e-commerce, entre outras práticas.

2. Responsividade

Como falamos de design responsivo anteriormente, é preciso enfatizar essa prática para divulgar melhor o seu e-commerce. Isso porque, de acordo com um estudo feito pela We Are Social junto da Hootsuite, nós brasileiros passamos em torno de 4 horas e 45 minutos por dia utilizando a internet em nossos dispositivos móveis. 

Trata-se de um número relevante para pensar em otimizar a sua página para o seu melhor uso em tablets e smartphones. Além disso, como dito anteriormente, aplicar a responsividade no seu e-commerce ajuda o seu site a aparecer nas primeiras páginas das pesquisas orgânicas, pois o Google dá preferência às páginas mobile friendly.

3. Mobile Marketing

Ninguém gosta de entrar em uma página na internet que demore e que seja difícil de navegar, não é mesmo? Principalmente quanto estamos usando nossos smartphones para isso. Queremos soluções eficientes e rápidas.

Por isso, a experiência do usuário de smartphones deve ser analisada de várias maneiras. Criar estratégias mais rápidas e imediatistas de se comunicar com seu público, como o uso de SMSs, e-mail marketing e QR Codes são alguns pequenos exemplos que podem ser aplicados para divulgar o seu e-commerce.

4. E-mail Marketing

O e-mail ainda é uma grande forma de levar conteúdo para o seu target. Afinal, sem todas aquelas distrações das redes sociais, por exemplo, o leitor do e-mail consegue dar uma atenção maior ao que temos a dizer no corpo do texto.

Assim, entregar conteúdos relevantes e promoções para esses usuários que escolheram receber o seu e-mail é ainda uma forma valiosa de conseguir que eles entrem em seu site e quem sabe fechem o pedido.

5. Blog

Criar um blog para o seu e-commerce é uma grande ferramenta para atrair consumidores em potencial. É uma ótima forma de divulgar sua loja, entregando conteúdos interessantes aos leitores, com dicas, aprofundamentos e novidades. Mostre ao usuário que você entende do assunto e que você era exatamente a solução para aquilo que ele estava buscando no Google.

Não esqueça aqui dos botões de compartilhamentopara quem gostou do que você escreveu, poder compartilhar com outras pessoas, em outros canais! Inclusive, isso deve funcionar em todas as suas páginas.

6. Redes Sociais

Ter presença digital é imprescindível para divulgar a sua loja virtual. Neste caso, as redes sociais em que o seu consumidor ideal está é o lugar certo para você também criar uma conta e utilizá-la estrategicamente.

Leve conteúdos relevantes, divertidos – se for possível – e engajadores o suficiente para seu público de identificar com sua marca e ter vontade de conferir os seus produtos. Para isso, é preciso ter uma boa equipe (ou pelo menos um bom profissional) de design e de produção de conteúdo para internet

7. Anúncios e links patrocinados

Essa é uma prática muito boa para gerar tráfego para a sua loja virtual. Sem falar que o usuário impactado por essas técnicas tendem a ser muito mais qualificados para finalizar a compra. Investir no uso do Google Ads e do Facebook Ads, as ferramentas mais conhecidas do mercado, é uma tarefa constante para as equipes de marketing de um e-commerce de sucesso.

8. Consumidor em primeiro lugar

Essa talvez seja a melhor dica que podemos dizer aqui. Pois, quando um consumidor fica satisfeito com o produto e, principalmente, com o atendimento que lhe foi prestado, as chances de ele voltar a comprar em sua loja virtual aumentam consideravelmente. Não só isso, como também é muito provável que ele mesmo conte para muitas outras pessoas sobre a sua incrível experiência com o seu produto e a sua marca, ajudando a você a divulgar o seu e-commerce.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

6 dicas eficientes para divulgar o seu e-commerce
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *