Entenda aqui como começar a vender no Ponto Frio
Descubra como vender roupas usadas no e-commerce de forma eficiente

7 Dicas de como vender mais pelo Instagram

Publicado em: • Última Atualização:

Quer potencializar seus ganhos e acha que vender pelo Instagram é um bom caminho? Você está completamente certo! Mesmo assim, é preciso saber quais as técnicas que funcionam para impulsionar as vendas pelo Instagram.

Separamos para você algumas das melhores ideias para fazer suas vendas crescerem – e muito – nessa rede social que tem tantas formas de divulgar produtos e produzir bons conteúdos.

Veja abaixo quais são as sete melhores dicas para vender mais pelo Instagram.

 1. Para vender pelo Instagram, comece separando as coisas

Se o seu objetivo é o marketing de conteúdo, em que se utiliza a informação para engajar e educar o cliente, procure criar um perfil especialmente para isso.

O Instagram proporciona gratuitamente a criação de contas comerciais para quem deseja divulgar um produto ou uma ideia. Dessa forma você deixa as pessoas bem conscientes de qual o seu objetivo com aquela conta.

Erros que muitas pessoas cometem ao não criar uma conta comercial

Se você mistura a sua conta pessoal com o seu trabalho, acaba matando o engajamento dos seus potenciais clientes. Ninguém que te segue pelos seus produtos ou ideias vai estar interessado em saber sobre sua família, viagens e afins.

O único caso em que o perfil comercial é misturado com o pessoal é quando uma pessoa pública trabalha com a sua imagem e o seu conteúdo é seu estilo de vida. Nesses casos, até mesmo as publicações pessoais são pensadas para vender. 

2. O conteúdo é rei também no Instagram

Não deixe de publicar! O conteúdo é o que mais engaja um seguidor. Você precisa utilizar as estratégias de marketing de conteúdo para que o leitor seja educado a viver um estilo de vida no qual o seu produto é essencial.

Atualmente, para que um produto ou serviço faça sucesso, ele tem que resolver um problema. Sendo assim, você precisa mostrar sempre os diferenciais incorporados em conteúdos informativos que vão ajudar seu seguidor a evoluir com você.

3. Os vídeos são os formatos que mais engajam

Já pensou como videoaulas do YouTube são tão informativas? As pessoas gostam de resolver seus problemas ou serem entretidas do jeito mais fácil possível. Quando elas estão no Instagram, não buscam gastar seu raciocínio para correr atrás de nada.

Você precisa ditar o ritmo! O jeito mais fácil de fazer isso é criar bons conteúdos em vídeo, seja no feed, no stories, no IGTV ou por meio de lives.

Programe cada conteúdo para fazer o seu efeito. Para dicas básicas, utilize o stories ou IGTV. Para vídeos maiores, utilize o feed e para aulas, recomendamos que você faça lives.

Como fazer lives de sucesso

Ao fazer uma live, recomendamos que você divulgue bastante antes sobre o que ela pode fazer pelo consumidor do seu conteúdo.

Além disso, procure ter um roteiro sobre quais assuntos deseja tratar na live. Outra ideia é sempre deixar separado um espaço para perguntas que serão feitas pela sua audiência.

4. Use sua imaginação no stories para vender

Os stories do Instagram são essenciais para publicar conteúdo diário com criatividade. Só assim você engaja o seguidor sem deixá-lo cansado de seus assuntos.

Recomendamos que você use e abuse da criatividade para criar conteúdo lá. Veja quais são as maneiras de gerar bons conteúdos no stories e aumentar as vendas pelo Instagram:

  • Ferramenta de perguntas – respostas em vídeo, texto e links;
  • Enquetes;
  • GIFs para alívio cômico;
  • Vídeos com efeitos criativos para prender atenção;
  • Dicas curtas em forma de vídeo.

5. Use o direct para tirar dúvidas e fechar vendas

O direct é a ferramenta mais pessoal que o Instagram oferece para que você feche um negócio. Nós recomendamos que você ofereça todas as informações necessárias para que o seu cliente não faça perguntas desnecessárias por lá.

Dessa forma, somente pessoas que já passaram por todos os filtros de informações irão te procurar no direct. Estas estão mais propensas a fecharem uma compra, mesmo que comecem somente perguntando informações.

Aí, para fazer um bom negócio, só vai depender das suas boas estratégias de vendedor.

6. A estratégia das hashtags

Quer ser reconhecido no Instagram? Utilize hashtags! Muitas pessoas fazem pesquisas sobre produtos no Instagram por hashtags, então use muito essa ferramenta, veja como:

Se você vende semi-joias, seja o mais específico que puder sobre o seu produto nas hashtags. Por exemplo, para este caso, algumas hashtags são #semijoias #semijoiasdeprata #prata925 e por aí vai.

Quanto mais segmentado forem suas hashtags, mais chances você terá de ser encontrado!

7. Faça promoções e promova ofertas para seguidores

Quer aumentar consideravelmente o número de seguidores interessados no seu produto? Faça uma promoção com um produto bem querido por todos.

Quando você estipula as condições de um sorteio, como seguir o perfil e marcar os amigos, a sua promoção está sendo divulgada, e, consequentemente, toda a sua loja virtual.

Nesse ponto, é hora de verificar como andam os conteúdos, investir cada vez mais nessa parte para que os mesmos que te seguiram, se encantem pelo seu negócio. 

O Instagram é uma ótima ferramenta de vendas

Gostou das dicas para vender no Instagram? Não deixe de aplicar e ver como seu negócio vai crescer consideravelmente.

Tudo que você puder oferecer de bom conteúdo será bem-vindo. Essa é a melhor forma de “vender sem vender”.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

7 Dicas de como vender mais pelo Instagram
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *