E-mail marketing para loja virtual: o guia para usar como estratégia
Instagram Shopping: aumente suas vendas utilizando essa ferramenta gratuita

Dia do Consumidor: como lucrar com a “black friday do primeiro semestre”

Publicado em: • Última Atualização:

Comemorado no dia 15 de março desde 2014, quando se popularizou no Brasil, o Dia do Consumidor surge como um grande incentivo para as vendas no primeiro semestre. A data, que segue as premissas da Black Friday, impulsiona as vendas no geral e vem moldando o comportamento dos e-shoppers.

Pesquisas recentes encomendadas pelo Google, indicam uma constante no crescimento da relevância e no conhecimento sobre a data, mostrando que no Brasil, 35 milhões de pessoas já sabem sobre o Dia do Consumidor e que 65% dessas pessoas encontraram promoções que consideraram valer a pena em anos anteriores.

A queda das vendas do primeiro semestre

Os primeiros meses do ano apresentam quedas consideráveis nas vendas e não é preciso pensar muito para enxergar o problema.

No gráfico anual, esse período está muito próximo dos dois maiores picos de vendas: Black Friday e Natal, onde o brasileiro acaba elevando o ticket médio investido (que só na Black Friday de 2018 foi de R$ 608,00).

Também é preciso considerar que nesses primeiros meses do ano, é quando mais se tem despesas extras: compra de materiais escolares e o pagamento de impostos, por exemplo.

O Dia do Consumidor chega como uma solução para essa fase de maré baixa.  Garanta maior estabilidade financeira seguindo as dicas a seguir de como aumentar as vendas nessa “primeira Black Friday”:

Estoque

A primeira – e mais importante – pergunta a se fazer é: seu estoque vai ser suficiente? Em qualquer tipo de ação promocional, entende-se que o volume de vendas será maior que o usual e é preciso ter produtos suficientes para atender à demanda.

Agora, se você tem um estoque grande, essa é a oportunidade perfeita de abrir espaço para novidades, ofertando os produtos “encalhados”.

Expectativa

Divulgue com antecedência e gerando curiosidade. Criar expectativa sobre as promoções com contagens regressivas, liberando as promoções aos poucos, publicando teasers de produtos; são ótimas maneiras de engajar o público com a sua marca.

Preço

O SPC Brasil divulgou que 56% dos e-shoppers só compram na impulsividade quando se deparam com promoções. Então, foca no preço baixo! Ofereça descontos, brindes exclusivos, cupons para compras futuras, tudo o que garantir o menor preço para o comprador.

Frete

A pesquisa do Serviço de Proteção ao Consumidor também divulgou que 60% dos e-shoppers só compram depois de verificar o preço e que quase 40% deixa de realizar uma compra se o frete for alto. Que tal, na semana do consumidor, oferecer frete grátis?

Mobile

Sabia que 33,4% dos brasileiros só navegam na internet pelo celular? É o que diz alguns dados do IBGE. Ou seja: não dá para não investir em uma versão mais responsiva e com melhor usabilidade do seu site no mobile. Saiba aqui como aumentar as conversões.

Remarketing

Utilize campanhas de remarketing. Com essa tática, seu possível cliente entra em contato novamente com produtos que ele já havia visualizado na sua loja. O interessante é voltar a mostrar esses produtos com pelo menos uma semana de antecedência, anunciando por qual valor ele será ofertado no Dia do Consumidor.

Unboxing Experiente

Pense além! A ideia é aumentar as vendas do mês de março, mas porque não aproveitar para reter o cliente? Clientes fidelizados aumentam o valor da sua marca. Comece impactando-o com uma melhor unboxing experiente, ofereça brindes, descontos em compras futuras e peça sempre feedback sobre os seus serviços – essa voz, quando dada, faz com que eles se sintam importantes para você, o que os motiva a dar um feedback mais sincero.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Dia do Consumidor: como lucrar com a “black friday do primeiro semestre”
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.