Dia das mães no e-commerce: descubra como vender mais

Comece a preparar seu e-commerce para o Dia das Mães!  Além de ser uma data extremamente relevante para o comércio, o dia […]

Comece a preparar seu e-commerce para o Dia das Mães! 

Além de ser uma data extremamente relevante para o comércio, o dia das mães vem ganhando cada vez mais espaço no calendário do e-commerce

Confira como utilizar essa data para vender mais!

Dia das Mães no e-commerce

O Dia das Mães sempre foi uma data comercial forte, no Brasil e no mundo. Entretanto, as mudanças no comportamento do consumidor, que se alteram a cada dia, fez com que a data seja bastante esperada por lojas virtuais. 

De fato, as famosas flores do Dia das Mães, se tornaram um complemento ao presente e não mais o item principal da comemoração. As mães e os filhos estão vendo cada vez mais valor em produtos de outros setores. 

Os itens de consumo ao longo prazo, se destacam cada vez mais e isso se reflete no e-commerce. 

Em 2020, o faturamento alcançado pelo e-commerce no período que antecedeu a data, foi maior que o dobro quando comparado a 2019. No total, o faturamento foi de R$ 2,78 bilhões para R$ 6,02 bilhões, segundo pesquisa da Social Miner. 

Sobretudo, vale ressaltar que, a mesma pesquisa mostrou que as mulheres foram responsáveis por 54,8% dessas compras. 

Quando será o Dia das Mães em 2021? 

O Segundo domingo do mês de maio é marcado pelo Dia das Mães.

Assim, neste ano, não será diferente! A data será comemorada no dia nove de maio, domingo. 

Quais os melhores nichos para vender no Dia das Mães no E-commerce? 

Diferente do Dia do Consumidor ou da Black Friday, de fato, não são todos os nichos que estão propensos a vender mais nesta data. 

Acima de tudo, isso não é uma proibição! Todos os nichos podem apresentar promoções para qualquer data, independente do que vendem. Até porque, o consumidor possui o poder de comprar de qualquer item para presentear — sem preconceitos. 

Contrapartida, para campanhas realmente fortes e com poder de potencializar as vendas, alguns segmentos são bastante relevantes:

  • Livraria; 
  • Roupas femininas;
  • Maquiagens; 
  • Perfumaria; 
  • Sapatos femininos; 
  • Joias e acessórios; 
  • Itens de decoração; 
  • Eletrônicos e eletro; 
  • Revelação de fotografias; 
  • Vinhos.

Se você possui uma loja virtual em algum desses segmentos, ela possui grandes chances de vender mais no Dia das Mães. Logo, vale a pena participar e criar uma campanha de marketing para a data. 

Quais os produtos mais vendidos nesta data? 

Confira um gráfico sobre o que foi mais vendido no Dia das Mães em 2020. Além disso, o gráfico também mostra a representativamente das vendas realizadas pelo mobile e pelo desktop. 

Gráfico retirado da pesquisa sobre o Dia das Mães no E-commerce da Social Miner. 

Como atrair cliente e vender mais no Dia das Mães

Agora vamos para a parte prática! 

Confira dicas para vender mais no Dia das mães no e-commerce. 

Campanha de marketing 

Uma boa campanha de marketing é fundamental para aumentar seu faturamento em datas comemorativas. Seja com ou sem grandes promoções, o marketing é a parte de seu planejamento que leva o cliente para dentro de seu e-commerce. 

  • Identidade visual: 

O Dia das Mães é uma data que possui muita personalidade. Isso porque, é uma data clássica e muito importante, tanto para quem compra presentes, quanto para quem recebe. 

Sendo assim, é necessário ter uma excelente identidade visual para se diferenciar da concorrência e reter a atenção do cliente. 

Vale ressaltar que essa é uma data extremamente emocional. Porém, a identidade e a chamada da campanha devem condizer com seu segmento e produtos. 

  • Canais de venda:

Com a identidade visual pronta, é a hora de divulgar as campanhas nos canais de vendas selecionados. 

Sobretudo, é importante ressaltar que identidade visual utilizada dentro da loja virtual, deve acompanhar as peças divulgadas nos canais de venda. Seja e-mail marketing, Google Ads ou Redes Sociais

Além disso, não adianta colocar sua campanha no ar apenas na semana do Dia das Mães. Lembre-se de que os presentes são comprados antecipadamente, para que assim, seja garantida a chega da companha antes do segundo domingo de maio. 

  • Investimento:

De fato, o alcance orgânico dos canais de venda é baixo. Sendo assim, é necessário reservar um investimento para esses canais. 

Desta forma, você garantirá audiência para sua loja virtual. 

  • Promoções:

É extremamente necessário fazer promoções em datas sazonais? Não, especialmente nessa, que possui alta demanda nativa. 

Entretanto, as promoções são um atrativo e tanto! Se você e seu concorrente vendem o mesmo produto, mas o dele está em promoção, dificilmente você realizará a venda. 

Assim, realizar promoções é bastante relevante para sua ação de marketing!

Segmentação de público-alvo

Ao falarmos em marketing, é muito importante citarmos o público-alvo. 

Toda a campanha deve ser pensada para atrair esse público que possui potencial para compar. Seja a identidade visual, os canais de vendas escolhidos e, especialmente, a segmentação no momento de investir. 

Assim, ao fazer anúncios de sua campanha, o público-alvo deve ser altamente segmentado. Desta forma, aqueles clientes ideais serão impactados por alguma peça ou anúncio e aumentarão suas chances de conversão. 

Novidades

Lembre-se de que a maioria das pessoas que comprarão presentes no Dia das Mães já fazem isso a muitos anos. 

Salvo casos onde a pessoa presenteada esteja precisando de algo em especial, geralmente, os produtos que são novidade são destaque de vendas. 

Logo, pense antecipadamente em adquirir produtos que estejam em alta para entrarem em seu catálogo de produtos. Porém, muito cuidado para não apostar demais em um produto e acabar com ele encalhado no estoque. Verifique oferta X demanda. 

Combo de produtos

Essa é uma estratégia para atrair vendas e aumentar seu ticket médio. 

Criar um combo de produtos, ou kit de produtos, consiste em reunir diversos produtos relacionados em um só. 

Assim, você poderá criar kits exclusivos para o Dia das Mães. Aplicando, ou não, desconto no valor total de todos eles. De fato, kits com descontos são muito mais atrativos. 

Além disso, essa estratégia fará com que o cliente leve mais produtos em sua loja, consequentemente, aumentando seu ticket médio e faturamento total. 

Frete acessível 

Aqui na Escola de E-commerce sempre batemos nessa tecla, mas é muito importante relembrar. 

O valor do frete define se a companha será realizada ou não. Podem ser poucos reais de diferença, se o cliente ver vantagem em comprar no concorrente, ele não exitará. 

Por isso, atente-se ao valor do frete aplicado em seus produtos. Frete muito altos podem fazer com que sua loja perca vendas significativas. 

Pós-venda para garantir recompra 

O pós-venda é parte fundamental do processo. 

Após realizar a venda, garanta um bom atendimento, entrega no prazo e ótima experiência de recebimento do produto. 

Uma boa estratégia também, é oferecer um cupom de desconto com validade de um ano. Assim, esse cliente pode comprar o presente de Dia das Mães em sua loja no ano seguinte, ou até mesmo, usar antes. 

De qualquer forma, isso mostra dedicação da empresa com o cliente e isso é bastante marcante!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário