O que são leads no e-commerce?
Vendas no Dia dos Pais: seu e-commerce não pode perder essa data

Qual a importância do design thinking para o e-commerce?

Publicado em: • Última Atualização:

Inovar, pensar fora da caixa, se destacar dos demais e mais uma série de falas são o que os empreendedores mais escutam ou pensam quando o assunto é levar um e-commerce ao sucesso.

Com isso, é normal que eles acabem por buscar técnicas e estratégias que os auxiliem na criação de produtos e serviços que sejam especiais para os consumidores e, consequentemente, aumentem as vendas da marca.

O Design Thinking é um conjunto de métodos que tenta encontrar as melhores ideias e soluções inovadoras para os mais variados tipos de situações.

Se você ainda não sabe o Design Thinking para e-commerce já é uma das estratégias mais utilizadas pelos empreendedores e os motivos serão explicados ao longo do artigo. Por isso, não deixe de conferir!

Afinal, o que é Design Thinking?

Design Thinking é um conjunto de métodos que tem como foco solucionar problemas por meio da observação do dia a dia. Em outras palavras, é uma atividade que busca os pontos em que existe empatia entre ambas as partes.

Ao se apresentar uma solução para um determinado problema, o método Design Thinking procura por maneiras de beneficiar todos os envolvidos, desde consumidores até investidores, colaboradores etc.

Diferentemente do que entendemos como uma compreensão metodológica, apropriada a várias situações diferentes, o Design Thinking não é um procedimento linear. Apesar de existirem etapas a serem cumpridas, não necessariamente é preciso concluir alguns pontos antes de outros.

Durante toda a execução das práticas recomendadas, procura-se compreender a maneira cultural e comportamental de um conjunto de pessoas e como se relacionam com suas atividades diárias.

Sendo assim, a intenção principal do Design Thinking é reconhecer situações limitantes, problemas ainda sem solução, entre outras dificuldades do dia a dia, para que produtos e serviços possam ser criados de forma inovadora.

Qual o motivo da popularização do Design Thinking?

De maneira simples, podemos dizer que este método está focado nas necessidades dos consumidores. Com isso, o pensamento está centrado no ser humano e tem isso como pilar principal de sua filosofia.

De um outro ponto de vista devemos entender que esse processo auxilia a estruturar melhor todos os pensamentos e as informações que surgem no momento de resolver um problema. Por isso, é visível que o resultado é algo tido como criativo, inovador e está além das expectativas.

Fica evidente que quando as inovações surgem acabam logo se transformando em vantagem competitiva para as empresas que conceberam o produto ou serviço.

Ao contrário do que se pensa logo quando surge o assunto Design Thinking, não é necessário ter um grande orçamento disponível para aplicar toda a metodologia e isso faz com que esse conjunto de técnicas seja amplamente utilizado nas lojas virtuais.

Quais são os benefícios do Design Thinking para o e-commerce?

Provavelmente você deve ter percebido que o Design Thinking pode trazer grandes resultados de maneira prática e criativa para a sua loja virtual e, por isso, falaremos como sua empresa poderá usufruir dessa técnica.

Ampliar a visão de mercado

Como essa metodologia auxilia a organização de todo o pensamento e informação gerada, ela faz com que o negócio consiga enxergar oportunidades no nicho de atuação.

Essa busca por caminhos visando a inovação fará com que toda a organização se conheça ainda mais, já que verá quais são suas forças e fraquezas. Além de procurar compreender como os concorrentes estão também em busca de soluções criativas para o seu negócio.

Desenvolver melhores produtos e serviços

Nesse momento, sua empresa começa a deixar as pressuposições e as análises sem grande embasamento de lado. O resultado não poderia ser outro: o ganho de produtividade e produtos melhores começam a surgir.

Além disso, acaba reforçando o ponto anterior: toda e qualquer solução encontrada será focada nas necessidades dos consumidores. Com isso, a expertise de mercado será ainda maior.

Testar as ideias

Ao longo do texto foi dito que não é necessário ter um grande orçamento para utilizar os métodos do Design Thinking no seu e-commerce, certo?

É nesse instante que essa afirmação fica ainda mais evidente. A criação de protótipos serve justamente para testar todas as ideias e maneiras encontradas para criar ou melhorar um produto existente. Essa tática serve para validar e entender se realmente valerá reproduzir em grande escala.

De maneira simples, sua empresa economizará dinheiro tanto para autenticar e compreender se de fato toda a pesquisa anterior será útil tanto para os consumidores quanto lucrativo para seu e-commerce.

Como o Design Thinking se aplica ao e-commerce?

O Design Thinking é uma opção viável e prática para encontrar novas possibilidades para a inovação no mundo dos negócios, principalmente em mercados tão competitivos como é o caso das lojas virtuais.

Buscar se diferenciar da concorrência através de serviços e produtos melhores, mais criativos e com foco em suprir as necessidades do consumidor é algo que deve ser tratado com prioridade.

Por isso, veja 3 situações em que o e-commerce pode utilizar essa metodologia para gerar valor para a empresa e para os seus clientes.

Melhora no atendimento

Assim que o Design Thinking for de fato implementado em seu negócio ficará nítido como o atendimento ficará ainda mais eficiente, já que o foco da empresa será resolver de fato os problemas do consumidor.

Com isso, será mais fácil entender quais são os passos que os consumidores dão até encontrar o produto ou serviço que suprirá a sua necessidade. Essa compreensão de toda a jornada do cliente influenciará nas decisões futuras sobre tudo que for ofertado a esses consumidores.

Criação de novos produtos e serviços

E o que impede a loja virtual de buscar por melhorias em seus produtos ou serviços e, ao mesmo tempo, criar produtos novos e relevantes? Acaba que muitas empresas buscam fazer o mesmo que todas já fazem e isso ao longo prazo, deixará o negócio defasado.

O Design Thinking dará todas as ferramentas necessárias para que esse tipo de inovação surja, já que terá os seus processos bem desenhados e podem ser executados de maneira não linear.

Com isso, realizar sessões em equipe de forma estruturada ajudará na cocriação e no desenvolvimento de projetos internos voltados à busca de novas soluções — ou de melhoria das atuais — pode ser uma opção viável e de custo relativamente baixo que gerará resultados relevantes tanto para os consumidores quanto para a própria empresa.

Branding

E qual é o resultado de um atendimento mais estruturado e produtos ou serviços relevantes para os consumidores? Reconhecimento de marca.

Seu e-commerce estará tão empenhado em fornecer o que há de melhor para o consumidor e para o mercado que, ao longo prazo, sua marca ficará conhecida e terá autoridade em seu nicho de atuação.

O Design Thinking para e-commerce vai muito além de criar produtos, serviços ou um atendimento melhor, a metodologia fará com que de fato o seu negócio foque nas pessoas, já que é a premissa dessa fantástica metodologia.

Gostou do nosso artigo e quer ficar ainda mais atualizado? Basta assinar a nossa newsletter que enviaremos todas as novidades!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Qual a importância do design thinking para o e-commerce?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.