Diferença entre preço e valor: saiba como mostrá-la em sua loja
Como trabalhar com vendas na internet e se destacar da concorrência?

Descubra como vender cosméticos pela internet em 7 passos

Publicado em: • Última Atualização:

Você sabia que produtos de maquiagem, perfumes e cremes estão entre as 5 categorias com maior volume de vendas online? Atraindo um público cada vez maior e oferecendo ótimas oportunidades de sucesso e crescimento, vender cosméticos pela internet pode ser um ótimo negócio! No entanto, assim como todo negócio, vender cosméticos pela internet exige planejamento. Nesse cenário, algumas atitudes podem fazer toda a diferença para os resultados.

Neste post, trazemos um passo a passo para você começar logo seu negócio. Acompanhe nossas dicas e se prepare para conquistar muitos clientes com sua loja online de cosméticos! Vamos lá?

1. Escolha bem os fornecedores

Um ponto fundamental para o sucesso da venda de cosméticos pela internet é a escolha acertada dos fornecedores. É preciso ter em mente que esse setor é caracterizado pela alta recorrência, o que significa que os mesmos consumidores repetem compras com certa frequência, sempre adquirindo novos produtos.

Graças a essa peculiaridade, é ainda mais importante que os clientes fiquem satisfeitos, pois isso garantirá seu retorno e sua fidelidade. Para tanto, é essencial trabalhar com fornecedores de qualidade, que ofereçam bons produtos a um preço competitivo, com qualidade e reconhecimento.

Antes de definir seus fornecedores, faça uma boa pesquisa no mercado, confira opiniões de usuários na internet e até faça algumas compras para testar a qualidade dos produtos. A partir de então, trabalhe com marcas da sua confiança, que encantem e surpreendam seu público.

2. Capriche no mix de produtos

A escolha do mix de produtos também é um passo importante para ajudar na conquista de um número cada vez maior de clientes. Ao se organizar para vender cosméticos pela internet, lembre-se de que já existem muitas empresas fazendo o mesmo. É essencial, portanto, encontrar formas de se diferenciar.

Um bom caminho é apostando na originalidade. Ofereça produtos que não são tão comuns no mercado, encontre marcas de qualidade que ainda não estão banalizadas no país e seja o primeiro a oferecê-las.

Paralelamente, ofereça também aqueles produtos tidos como queridinhos dos clientes, como o batom mais famoso de uma determinada marca, que vende em grandes quantidades em todas as lojas. Assim, o consumidor se sente seguro para experimentar novidades, mas também sabe que vai encontrar em sua loja aqueles produtos que já ama!

A melhor forma de montar seu mix de produtos é pesquisando tendências, ouvindo potenciais clientes e experimentando. E, claro, fique de olho nas vendas para entender as preferências dos clientes!

3. Procure conhecer seus clientes

Ainda pensando em agradar os clientes, tenha em mente um ponto indispensável: é preciso conhecer seu público para oferecer sempre o melhor. Cada vez mais exigentes, os consumidores têm buscado marcas com as quais se identificam. É sua responsabilidade, assim, encontrar formas de manter um diálogo direto e constante com cada seus compradores.

É importante observar, por exemplo, seu comportamento de consumo para oferecer promoções direcionadas. Pense naquela pessoa que compra sempre o mesmo perfume, a cada 2 ou 3 meses. Se você oferecer um cupom de desconto para a próxima compra ou algum tipo de incentivo para a aquisição de outros produtos da mesma marca, certamente ganhará muitos pontos, não acha?

Anote aí: nunca é demais agradar o seu cliente. Afinal, um consumidor fiel atua como divulgador da marca, o que pode fazer toda a diferença nos resultados do e-commerce no fim do mês. E só é possível acertar conhecendo expectativas e demandas.

4. Crie uma loja virtual

É possível vender produtos pela internet das mais diversas formas. Sem dúvidas, no entanto, uma loja virtual é o caminho mais interessante e eficiente. O melhor é que, hoje em dia, é bem simples criar uma plataforma online que traga credibilidade para seu negócio, além de otimizar processos e permitir que você chegue cada vez mais longe!

Use redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas para chegar até seu cliente, mas concentre todas as suas vendas em uma única plataforma, que organize os pagamentos e as entregas, permitindo que você controle melhor as vendas e o estoque.

Escolha um parceiro especializado que ofereça uma solução de loja online adequada às suas necessidades e observe como essa plataforma pode fazer toda a diferença para seus negócios!

5. Pense no estoque

Cuidar do estoque de uma loja online é uma grande responsabilidade. Nesse ponto, é importante achar o equilíbrio, garantindo que seus clientes sempre encontrarão os produtos que procuram, sem que isso signifique ter uma grande quantidade de capital investido no estoque.

Assim, da mesma forma que não é interessante ter poucos itens estocados, também não vale a pena ter um volume muito grande sem giro, já que isso representa capital que poderia ser investido em outra parte do negócio. À medida que a loja for se consolidando, você vai conhecer melhor o comportamento de compra de seus clientes, o que permitirá um controle mais eficiente do seu estoque.

6. Ofereça diversas opções de pagamento

Uma das maiores vantagens da loja online está na variedade de formas de pagamento possíveis — boleto, cartões de crédito e débito, transferência bancária e assim por diante. Assim, quanto mais opções seu cliente tiver, mais fácil será agradá-lo.

Com isso em mente, antes de iniciar seu negócio, converse com os parceiros responsáveis para oferecer uma boa variedade de formas de pagamento em sua plataforma. Lembre-se de sempre disponibilizar uma opção de parcelamento via cartão de crédito para que os clientes consigam fazer compras mais volumosas sem pesar no bolso no fim do mês.

7. Divulgue sua loja online

Outro ponto importante é a determinação de uma estratégia de divulgação do seu negócio. Nesse sentido, você pode ter certeza: as redes sociais são ferramentas muito importantes. Comece marcando presença no Instagram e no Facebook. Anuncie sua marca, faça com que o público conheça seus pontos fortes e os diferenciais em relação à concorrência.

Lembre-se de sempre interagir com o público, respondendo a suas perguntas e se mostrando disponível nas redes. Isso aumenta a confiança do cliente e, consequentemente, o volume de vendas.

Viu como vender cosméticos na internet pode ser um excelente negócio? E agora que você já conhece as principais estratégias, é só começar a trabalhar e se preparar para obter resultados cada vez melhores!

Por fim, para ficar por dentro de mais novidades sobre vendas onlines e gestão de e-commerce, que tal nos seguir nas redes sociais?

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Descubra como vender cosméticos pela internet em 7 passos
Avalie esse artigo!

One thought on “Descubra como vender cosméticos pela internet em 7 passos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *