Datas sazonais de 2022: veja quais não podem faltar no seu calendário para impulsionar as vendas!

As datas sazonais são importantes aliadas dos e-commerces por oferecerem a oportunidade de turbinar as vendas e conquistar resultados significantes para os […]

As datas sazonais são importantes aliadas dos e-commerces por oferecerem a oportunidade de turbinar as vendas e conquistar resultados significantes para os outros meses do ano, que podem ser de menor procura. Contudo, é preciso conhecer o calendário para poder fazer o correto planejamento e garantir boas vendas nas datas sazonais.

Quer saber quais são as principais datas sazonais que impulsionam as vendas em 2022? Então, basta continuar a leitura. Confira!

A importância das datas sazonais para as vendas

As datas sazonais são um importante motor para alavancar as vendas de empresas de diferentes segmentos. Isso porque muitas delas costumam se dedicar a alguma celebração, e junto com essa celebração, encontramos o ato de presentear um ente querido.

Os e-commerces devem prestar bastante atenção ao calendário de celebrações para aproveitar esse momento e aumentar o faturamento da sua marca. Além disso, após a pandemia, muitas coisas mudaram, como o comportamento de compras dos consumidores.

Portanto, os empreendedores e as lojas virtuais devem estar cientes das datas sazonais para fazer o correto planejamento de vendas para cada data festiva. Mesmo com o aumento no número de compras realizadas pela internet, existem cuidados que devem ser tomados para que as datas sazonais tragam lucro, e não prejuízos às lojas virtuais.

Conhecer as principais datas para o ano de 2022 é essencial para que as lojas online possam criar e preparar estratégias com antecedência e aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas que cada data proporciona aos negócios. Confira a seguir.

Principais datas sazonais para aumentar as vendas

Dentre a grande quantidade de datas sazonais, é preciso conhecer o calendário das celebrações para que as lojas online possam aproveitar ao máximo o aumento das vendas e melhorar o seu faturamento. Confira a seguir algumas das principais datas que impulsionam o comércio.

Carnaval – final de fevereiro/início de março

O Carnaval pode não ser a data que mais alimenta a economia do varejo, ainda assim, as empresas devem aproveitar e oferecer descontos especiais para comemorar a data, bem como tematizar as vitrines virtuais. Contudo, existem negócios online que se dedicam a venda de maquiagens, vestuário, acessórios e demais produtos para customização de roupas. Esses devem criar promoções para aumentar o faturamento nessa data.

Contudo, é fundamental entender que, nesse período, muitas cidades “param de funcionar”, e serviços como a entrega podem ser seriamente comprometidos. Portanto, é preciso informar sobre a possibilidade de entrega de pedidos realizados antes dos momentos de festividade.

Dia Internacional da Mulher – 08 de março

O dia 8 de março é uma data que celebra as conquistas arduamente adquiridas pelo público feminino. Logo, esse é o momento de apresentar boas promoções e mostrar que a sua marca se preocupa e confere bastante reconhecimento a essa data.

O público feminino é responsável por uma fatia significativa das vendas durante o ano todo. Para melhorar ainda mais o desempenho das vendas para o público feminino nessa importante data, é interessante oferecer cupons para que cada homenageada escolha seu presente e enviar e-mail para a base de leads com descontos especiais para as mulheres.

Aprenda como conquistar o público feminino com esse estudo: Guia sobre hábitos de consumo femininos no Brasil

Dia do Consumidor – 15 de março

Essa é a data para celebrar o consumidor e mostrar para os seus clientes e potenciais clientes que a sua marca se importa com ele. Além de trabalhar para melhorar o relacionamento com os clientes, essa data é bastante conhecida por suas promoções, liquidações e pela queima de estoque. Portanto, invista no relacionamento com o consumidor e comece a divulgar as suas ofertas especiais com antecedência.

Páscoa – 17 de abril

A Páscoa é uma celebração religiosa bastante reconhecida em muitas partes do mundo. Nesta data, é comemorada e celebrada a última ceia, conhecida como Santa Ceia.

No entanto, essa importante data sazonal não se limita apenas a itens gastronômicos, como a enorme procura por ovos da páscoa. Os setores de decoração, brinquedos, bebidas e alimentação diversa também podem apostar na data e investir em uma identidade visual característica e na experiência do consumidor.

Dia das Mães – 8 de maio

Essa é uma data muito expressiva, pois as vendas não são direcionadas apenas para o público feminino. O público masculino também se dedica para presentear a figura materna.

A maioria das compras dessa data é direcionada para presentes. Portanto, é importante focar em embalagens e cartões. Como o número de pedidos é enorme nessa data, programe-se para realizar as entregas no prazo estipulado.

Dia dos Namorados – 12 de junho

Essa é uma celebração do amor, e é uma data totalmente voltada para casais. Portanto, o ideal é criar pacotes de vendas que sejam direcionados para que 2 pessoas desfrutem do presente ou até mesmo uma venda casada, onde ao comprar um produto, é oferecido um desconto para o segundo.

Dia dos Pais – 14 de agosto

Essa data é semelhante ao Dia das Mães. Desta vez, as mulheres também vão às compras para presentear a figura paterna. Logo, embalagens e cartões são bem-vindos, assim como kits especiais e produtos diversos. O foco deve ser em entregar nos prazos e começar a divulgação das ofertas com antecedência.

Dia das Crianças – 12 de outubro

Data voltada para o comércio infantil e ideal para empresas que comercializam brinquedos e eletrônicos. É interessante segmentar a vitrine online por idade, já que as classificações de uso são bastante procuradas. Outra ação é realizar combos, já que muitos consumidores compram presentes para mais de uma criança.

Black Friday – 25 de novembro

Praticamente todos os setores podem colher benefícios nessa data. Afinal, a Black Friday é o momento de presentear alguém ou de comprar aquele bem de consumo tão desejado. O ponto principal dessa data são os descontos extremamente atrativos. Logo, muitos consumidores buscam por eletrônicos, smartphones e eletrodomésticos.

Natal – 25 de dezembro

Essa data sazonal já é bem conhecida dos brasileiros e praticamente tomo mundo vai às compras. Logo, todos os segmentos podem se beneficiar, e é preciso apresentar algum diferencial competitivo. Condições de frete, prazo de entrega garantido e customização das vitrines dos e-commerces são algumas dessas boas práticas.

Como se preparar para as datas sazonais

Com o aumento na procura por produtos de todos os tipos, os e-commerces devem tomar alguns cuidados para não perder vendas ou gerar prejuízos para os negócios. Portanto, essas datas necessitam de planejamento.

É preciso garantir que haverá estoque para suprir a alta demanda, realizar a correta precificação dos produtos, contar com mais infraestrutura para o site suportar o volume de acessos, preparar as promoções, divulgar com antecedência e alinhar a demanda com os fornecedores.

As datas sazonais são extremamente importantes para as lojas online, já que muitas vezes elas garantem o faturamento que cobre as épocas de baixa procura. Portanto, é fundamental estar ciente do calendário festivo e preparar o e-commerce para suprir as necessidades dos consumidores, além de suportar um alto volume de busca em um curto espaço de tempo.

Tem dúvidas de como aproveitar essas datas especiais para vender muito no seu e-commerce? Confira mais essa dica: Como Preparar seu E-commerce para uma Data Sazonal – Minuto E-commerce 

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário