Os benefícios da automação logística no e-commerce
Veja como funciona a devolução de produtos em e-commerce

Como usar as Datas Comemorativas para atrair Vendas para seu Negócio Online

Publicado em: • Última Atualização:

Apesar de serem promessas de sucesso no varejo, é preciso saber as estratégias corretas para utilizar as datas comemorativas a seu favor e alavancar as vendas.

Apesar do e-commerce estar inspirando e impulsionando muitos comerciantes tradicionais a adotarem estratégias mais inovadoras e relacionadas à tecnologia, a utilização das datas comemorativas para impulsionar o próprio negócio é algo difundido e muito usado pelos varejistas.

Como as datas comemorativas já são amplamente conhecidas como impulsionadoras de vendas, o melhor a se fazer no planejamento de comércio dessas datas é tentar destacar-se em relação aos concorrentes diretos.

O marketing sazonal é algo que vem sendo bastante discutido e amplamente recomendado para os profissionais especializados em comércio online. Ele é baseado no uso de estratégias para aumentar lucros de uma marca ou empresa durante dias específicos – no caso, as principais datas comemorativas do ano.

Entendendo o público

Antes de começar a postar as coisas só por causa de uma data comemorativa específica, é necessário entender bem o conteúdo que a sua loja oferece e também o público a quem os produtos são majoritariamente destinados.

Por exemplo: se o seu produto são estratégias para o cliente produzir objetos para a venda no Natal, não faz sentido começar a campanha de marketing em dezembro. É necessário se adequar na data para que esses clientes tenham a oportunidade de se planejar e começar a vender.

Se o seu produto são para venda direta ao consumidor final, faz mais sentido começar uma campanha com mais proximidade da data comemorativa em questão, para que haja um engajamento e um pensamento de “necessidade” de compra.

Calendário institucional de datas comemorativas

Confeccionar um calendário com as mais importantes datas comemorativas do ano garante um planejamento intrínseco ao dia a dia da empresa – ou agência que cuida da sua loja. Cria-se uma ideia de memorização dos eventos mais importantes e também da expansão de possibilidades devido ao maior tempo de planejamento.

Além da criação de uma estratégia em si, ao programar-se com antecedência o impacto do negócio no mercado consumidor é maior e mais cuidadoso, com a possibilidade de corrigir erros antes que eles sejam divulgados para o mundo virtual.

A confecção desse calendário também cria maiores oportunidades de marketing sazonal de produtos específicos, já que alguns negócios lidam com públicos mais segmentados.

Um exemplo é uma empresa de produtos esportivos utilizar-se do Dia do Esportista para criar oportunidades de venda, além de uma imagem de preocupação com o cliente e mais possibilidades de identidade visual atrativa, fora do padrão do dia a dia.

Datas internacionais

Em casos específicos em que o produto ofertado já foi traduzido para outros idiomas ou possui relação com o mercado internacional, o calendário festivo de outros países pode ser muito inclusivo e ajudar a impulsionar as vendas para aquele setor.

A distribuição eletrônica de e-books traduzidos para o inglês ou espanhol pode utilizar-se de datas como o Dia de Ação de Graças e o Dia de Reis, dos Estados Unidos e Espanha respectivamente.

Bônus comemorativo

Quem nunca se deparou com campanhas, principalmente as de marketing digital nos dias de hoje, pautadas apenas no oferecimento de bônus e descontos para as vendas online dos produtos?

Apesar de simples, é uma estratégia que funciona e pode ser colocada em prática de maneira simples, sem muitos desafios. Ao oferecer um desconto específico referente às datas comemorativas o empreendedor demonstra ao cliente que se importa com ele, mas sem gastar muito com campanhas e publicações propaganda em redes sociais.

Além de descontos ou ao invés deles, esse tipo de campanha também pode se basear em um “brinde” ofertado ao consumidor daquele produto que está sendo consumido.

Relacionamento com o cliente

Uma forma de mostrar cuidado e induzir a uma fidelização do cliente é sempre tirar um momento na semana antecedente a data comemorativa para desejar felicitações. Feliz Natal, Feliz Páscoa… São estratégias que são fáceis de serem executadas e mostram um cuidado e um carinho superior.

Preparação é essencial!

Preparar o seu e-commerce para o fluxo mais intenso de movimento e vendas também é essencial. Um negócio desleixado, um atendimento sem cuidado e entrega negligenciada podem jogar campanhas de marketing maravilhosas por água abaixo! Tenha isso em mente.

Mesmo com produtos exclusivamente virtuais ou com vendas online surgem muitas dúvidas e necessidades de esclarecimentos pelas próprias plataformas das redes sociais. Respostas curtas e padronizadas podem espantar a clientela.

Gostou das informações e dicas deste texto? Comente e compartilhe as suas experiências conosco também. Não deixe de acessar meus outros artigos  para ler mais sobre este e muitos outros assuntos relacionados ao varejo digital.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como usar as Datas Comemorativas para atrair Vendas para seu Negócio Online
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *