Dark Post no Facebook: o que é, vantagens e como fazer na prática!

Dark Post é uma publicação criada em uma campanha de anúncios do Facebook ou do Instagram, que não aparece no feed de notícias, exibida apenas para um público segmentado, ou seja, somente para o público que você selecionar na hora de criar campanhas.

Se você possui uma loja física, ou então um e-commerce, e tem feito uso das redes sociais como meio para divulgar o seu trabalho, você provavelmente já ouviu falar em Dark Post.

Calma, apesar do nome assustar um pouco e poder passar a impressão de se tratar de algo obscuro, secreto ou até mesmo inapropriado, a verdade é que os Dark Posts são uma ótima ferramenta para você.

A primeira coisa a se levar em consideração é descartar por completo a ideia de que esse tipo de postagem deve ser secreto ou negativo, em função do nome dele.

E a melhor forma de se desmistificar essa imagem é entendendo bem o conceito e as aplicações dessa ideia.

Ficou curioso? Então continue com a gente que vamos explicar tudo sobre o que é, como funciona e como fazer Dark Posts!

O que é Dark Post?

Afinal, o que são os tais dos Dark Posts?

Eles também podem ser chamados de posts obscuros e sua proposta não é nem de longe tão ameaçadora ou assustadora quanto seu nome pode levar a crer.

Na realidade, os Dark Posts são um tipo de postagem que apenas podem existir na forma de anúncios que não aparecem na linha do tempo das páginas que as publicam. Ficou um pouco confuso, né? Calma, que nós vamos explicar.

Muito provavelmente, já deve ter acontecido com você de estar rolando o seu feed no Facebook e acabar se deparando com algum tipo de propaganda, não?

Se você prestar atenção, vai perceber que se você acessar a própria página da empresa que está sendo divulgada, aquele conteúdo que chegou em você não estará presente na linha do tempo daquele perfil.

Ou seja, aquele anúncio não ficará postado na página do anunciante e será direcionado apenas para um público específico que se enquadre em uma certa segmentação ou persona.

Todo o engajamento ao entorno do post, sejam eles curtidas ou comentários, ficará registrado apenas no gerenciador de anúncios.

Isso realmente funciona de uma forma bem diferente da de um post normal, não é mesmo?

Mas por que será que é interessante optar por essa modalidade?

É isso que veremos a seguir!

Por que usar a estratégia para anunciar no Facebook?

Os Dark Posts, ou posts obscuros, têm muitas vantagens estratégicas quando comparado a modalidade mais normal de postagem em redes sociais.

Muito disso se deve às diversas formas distintas que esses posts podem ser feitos, e é disso que falaremos a seguir.

Sem deixar rastros:

Uma das principais vantagens desse tipo de postagem é justamente que elas não ficam registradas no seu feed ou página do seu negócio.

Isso é extremamente útil, uma vez que impede que a sua linha do tempo fique poluída com as propagandas, ficando ali apenas as informações e posts essenciais para o seu público.

Além disso, esse recurso também ajuda a evitar que as pessoas passem a considerar o seu conteúdo como spam.

Basta pensarmos que não necessariamente 100% do seu público vai estar tão interessado em você o tempo todo, o que significa que encher o seu feed com inúmeras propagandas e divulgações poderia acabar saturando esse público, fazendo até com que eles deixassem de seguir você.

Melhor segmentação

Outra grande vantagem que deve ser levada em consideração é como os posts obscuros podem ajudar na melhora da segmentação do seu conteúdo.

Imagine, por exemplo, que você esteja fazendo o lançamento de um produto novo.

Com essa ferramenta, você pode fazer diversas postagens, cada uma com uma segmentação diferente e com pequenas variações no conteúdo.

Essas opções ainda permitem que você acabe fazendo experimentos e testes, verificando quais tipos de postagens funcionam melhor com cada público específico.

Com o tempo, isso vai permitindo que você consiga uma segmentação mais eficiente, melhorando o engajamento e a conversão das suas postagens, somado a uma redução de custos.

Como criar um Dark Post?

Após nós apresentarmos todas essas vantagens e recursos que os Dark Posts podem oferecer, é mais do que natural que você comece a querer saber como utilizá-los na sua página.

O primeiro passo é ter uma conta no Facebook.

Além disso, você também deve ter uma conta no Facebook Ads que é a ferramenta que permitirá com que você faça essas propagandas em suas redes sociais.

Em seguida, algumas exigências precisam ser cumpridas para que a plataforma disponibilize para você a possibilidade de fazer os posts obscuros.

O primeiro item necessário é ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook, que será fundamental para a realização das postagens.

Em seguida, você deve fazer a configuração das suas opções de pagamento, para que possam ser realizadas as cobranças pelos anúncios que serão feitos. Por fim, por mais óbvio que pareça, você deve ter uma fanpage no Facebook.

Atendidos esses requisitos, chegou a hora de vermos como fazer os Dark Posts!

Primeiro passo

O primeiro passo de como criar um Dark Post é bem simples: basta acessar o menu do Gerenciador de Anúncios.

Segundo passo

Em seguida, você deve selecionar o tipo de compra que tem mais a ver com a sua estratégia, seguida pela escolha do objetivo da campanha.

Após ter realizado essas duas ações, você deve criar um nome para essa campanha que você deseja vincular.

Por fim, você deve colocar o nome do conjunto de anúncios que serão publicados.

Terceiro passo

Agora, você deve ter bem decidido o período de duração dessa campanha, pois é aqui que você terá que alocar o seu orçamento.

Nessa fase, você deve preencher o campo referente ao orçamento, que pode ser tanto um orçamento diário, com um valor sendo gasto diariamente, quanto um orçamento total, com um valor que será investido de uma única vez.

Em seguida, você deve determinar a duração da campanha, informando quando ela terá início e quando será encerrada.

Porém, apenas investir dinheiro não é o suficiente.

Para que sua campanha seja bem-sucedida, você deverá realizar a segmentação do seu público, informando então as suas características.

Após informar tudo sobre a sua persona, você deverá escolher o seu posicionamento, que para quem está começando, tem a opção “posicionamento automático” como a mais recomendada.

Quarto passo

Após avançar os passos anteriores, deverá aparecer para você uma página solicitando algumas informações, como nome e identidade.

É importante ficar atento aqui, para garantir que a plataforma tenha selecionado corretamente as contas nas quais você pretende anunciar.

Depois disso, você deve clicar no botão “Criar publicação” e então fazer o download do seu criativo para a página.

Em seguida, você deverá também colocar o seu texto.

Além disso, caso você deseje, também é possível colocar uma chamada de atenção na sua propaganda.

Alguns exemplos disso são os clássicos “saiba mais”, “compre aqui” ou então “cadastre-se aqui”, dentre outros tão usados.

Depois disso tudo, basta revisar a prévia do anúncio, para garantir que está tudo como o desejado, e então clicar no botão “publicar”. Vale lembrar que o Facebook avaliará o seu pedido, dando um retorno em até 24h.

Com o resultado sendo positivo, seu Dark Post entrará em circulação!

Bônus: como otimizar seu Dark Post em 5 dicas!

Você achou que havíamos acabado?

Nem pensar! Nós preparamos essa parte especial do texto para trazer a você 5 dicas de como otimizar os seus Dark Posts!

Você não faz ideia de como isso vai poder ajudar. Ficou curioso?

Então siga com a gente para entender mais!

1. Faça testes A/B

A primeira dica está ligada a algo que já foi comentado antes aqui, que é utilizar dos próprios posts para entender quais variáveis funcionam melhor.

Aqui no caso a recomendação é que seja utilizado um clássico teste A/B.

Para quem não está familiarizado com o conceito, o teste A/B consiste em pegar uma variável, ou seja, dois modelos distintos, e testá-los.

Dessa forma você consegue observar qual dos dois apresenta os melhores resultados para aquilo que está sendo buscado e então selecioná-lo.

2. Avalie resultado

Para que os seus Dark Posts consigam ser otimizados, não basta apenas utilizá-los para testar diferentes modelos, mas também é necessário analisar os resultados obtidos.

Quando realizar essa análise é um questionamento importante e dependerá da duração da sua campanha e do quanto você pode gastar.

No geral, passadas 24h, você já pode ser capaz de observar alguns resultados e realizar algumas análises, mas dependendo do caso pode levar mais de uma semana.

3. Analise custos

Saber o que será revisado e analisado é fundamental para que ocorra uma boa otimização.

Quando falamos em otimização, não podemos ignorar a necessidade de se avaliar os custos daquele modelo.

Sendo assim, usando seu objetivo com base, você deve avaliar o custo e o retorno daquela abordagem.

Mas como fazer isso?

Se por exemplo o seu objetivo for aumentar suas conversões, você deve avaliar o custo por cada conversão.

Se for engajamento, ou então comentários, você deve avaliar qual foi o seu custo por comentário, e assim por diante.

4. Reutilize propagandas

Após ter passado pelas etapas anteriores, uma das melhores estratégias é pegar aquela propaganda que está oferecendo o melhor resultado pelo menor custo e ampliar o seu uso.

Ou seja, aquelas propagandas menos eficientes são descartadas, enquanto as melhores são colocadas no lugar, mesmo que sendo apresentadas para públicos diferentes do que eram antes.

5. Tenha Atenção a datas especiais

Por fim, essa é uma dica muito importante, principalmente para os seus custos de divulgação.

Lembre-se de que os custos dos anúncios aumentam consideravelmente nas datas especiais, como Natal e Dia dos Namorados, por exemplo.

Portanto, é importante estar atento a esses custos, tanto para não fazer uma avaliação errada de resultados quanto para não gastar mais do que desejava em um determinado período de tempo.

Enfim, Dark Posts, diferentemente do que o nome pode sugerir, são extremamente úteis e podem trazer grande melhoria nos seus resultados, se utilizados da maneira correta.

Saber criá-los não é difícil, e uma boa análise de resultados pode permitir otimizar significativamente as suas postagens.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo.

Aproveite para conhecer os melhores horários para postar no Instagram.

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a escrever um.

Deixe seu comentário