Tray, unidade de negócio da Locaweb, adquire a empresa FBITS
Black Friday 2016: como aumentar as conversões do seu e-commerce?

O que é Cyber Monday: entenda e esteja preparado!

Publicado em: • Última Atualização:

Quando o final do ano chega, a expectativa dos consumidores virtuais normalmente se volta para a Black Friday, estendendo-se até a Cyber Monday. Mas você por acaso sabe o que é Cyber Monday? Pois já adiantamos que essa é uma data que seu e-commerce não pode deixar de aproveitar para atrair mais clientes e gerar ainda mais vendas. Que tal dedicar mais alguns minutinhos à leitura deste post para conhecer tudo o que há para saber sobre a Cyber Monday? Fique de olho!

O que é Cyber Monday?

A Cyber Monday é uma data específica do calendário comercial norte-americano que vem logo após a Black Friday. Caso você não se lembre, a Black Friday acontece sempre um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Aí é rapidinho: passado o final de semana, chega a Cyber Monday. No Brasil, a Cyber Monday movimentou, em 2015, 196 milhões de reais distribuídos em 518,9 mil pedidos. E já que essas promoções têm forte adesão das lojas virtuais, os grandes beneficiados por essa explosão de vendas foram os donos de e-commerce.

E por mais que o foco da Cyber Monday seja a venda de produtos eletrônicos e de informática, outros segmentos de mercado têm aderido à data com o nome de Black Monday para aproveitarem a grande movimentação de clientes em busca de descontos. Este ano, a Cyber Monday norte-americana deve ocorrer no dia 28 de novembro, provavelmente sendo replicada no Brasil. Sabendo disso, é hora de começar a se planejar para atender a seus clientes com a maior qualidade possível!

Como se preparar?

Datas em que a procura por produtos aumenta consideravelmente devem ser previstas no seu calendário com a devida antecipação. Afinal, você não quer ser pego desprevenido, certo? Sabendo o que é Cyber Monday, você já deve ter percebido que vem por aí um bom trabalho prévio para que tudo saia perfeito no dia, não é mesmo? Então confira algumas dicas de ouro para facilitar essa missão:

Cheque sua plataforma

Muitos e-commerces são mal avaliados em promoções de grandes proporções justamente por terem servidores que não dão conta do acréscimo de visitas. Nesses casos, quando o volume de procura aumenta, o servidor cai. Aí, até que seja reestabelecido, o consumidor já comprou em outro lugar. Para não fazer parte desse time, o que você deve fazer é verificar quantos acessos seu servidor comporta. Mudar de servidor, só se for com bastante antecedência, para não acabar nas mãos do suporte logo na estreia do seu e-commerce na Cyber Monday.

Aposte na segurança

Outro fator imprescindível para que suas vendas sejam um sucesso durante a Cyber Monday envolve a segurança nas transações e o trato com as informações dos consumidores. Reveja sua política de privacidade, verifique se seus selos de segurança estão vigentes, faça uma auditoria com antecedência para ter certeza de que está tudo dentro das melhores práticas de segurança da informação na internet. Se você tem plataformas de pagamento integradas a seu e-commerce, o melhor a fazer é verificar quais cuidados o fornecedor dos serviços toma em relação à segurança. Peça certificações, selos e outros comprovantes que comprovem que os sistemas de pagamento são confiáveis.

Prepare o estoque

Aumento de vendas significa atenção maior com o estoque. Com base na sua previsão de demandas, você certamente já tem uma boa ideia de quantos produtos são necessários para atender aos consumidores habituais. Mas é preciso ter uma margem maior de artigos para dar conta de todos os pedidos que chegarão. Em 2015, as vendas na Black Friday e Cyber Monday foram 44% maiores em relação a 2014. É, portanto, uma excelente oportunidade para alavancar seu financeiro e fazer o estoque girar. Então selecione bem os produtos mais buscados pelos clientes para colocá-los em destaque e ofereça bons descontos nos itens que não têm tanta saída para renovar seu estoque, dando vazão ao que está parado há mais tempo.

Organize a logística

Outro processo diretamente impactado pelas vendas da Cyber Monday é a logística do e-commerce. A capacidade de entrega dentro dos prazos estabelecidos deve ser revisada para não deixar os consumidores na mão. Pense bem: de nada adianta oferecer preços competitivos se você não cumpre a palavra no momento da entrega! Portanto, reforce seus mecanismos de distribuição e envio de produtos, a fim de atender à demanda extra gerada nessa data.

Ofereça um suporte

É fato: no momento das compras, muitas pessoas podem ter as mais diversas dificuldades. Dúvidas em relação a preços, envio e frete, por exemplo, são mais que frequentes e influenciam na percepção de valor do consumidor em relação a seu e-commerce. Para tratar todas essas situações que crescem juntamente com a demanda e o número de vendas, reforce sua área de suporte! Se ainda não tem um setor para isso, disponibilize um campo de dúvidas mais frequentes com as respectivas respostas. Caso já tenha, revise, atualize os dados e procure pensar como seu consumidor pensaria em um momento de dificuldade e ansiedade por adquirir um produto em promoção.

Capriche no atendimento

Para finalizarmos o assunto sobre o que é Cyber Monday e como se preparar para esse grande dia, nunca é demais reforçar a importância de um atendimento de excelência. Lembrando que o atendimento do e-commerce não começa no momento em que o visitante chega, mas sim lá atrás, desde o início do funil de vendas, quando ele busca por informações. Nesse sentido, reforçar os canais de relacionamento com a audiência e disponibilizar pessoal capacitado para realizar o atendimento on e off-line é vital. Certifique-se de que os canais de atendimento também suportam o aumento da demanda e se estão funcionando bem.

Não se esqueça: uma comunicação eficiente é peça-chave para a fidelização dos consumidores que chegam até você durante a Cyber Monday. Afinal, mais que comprar um produto barato, eles também querem ser valorizados e bem atendidos para continuarem comprando em outros momentos!

Curioso para saber mais tanto sobre a Black Friday como sobre a Cyber Monday? Mantenha-se informado assinando a nossa newsletter!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

O que é Cyber Monday: entenda e esteja preparado!
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *