Conheça 6 cursos gratuitos do Google para começar agora mesmo!

Assistir às aulas dos cursos gratuitos do Google pode resultar em oportunidades para ampliar as estratégias de crescimento do seu e-commerce. Os […]

Assistir às aulas dos cursos gratuitos do Google pode resultar em oportunidades para ampliar as estratégias de crescimento do seu e-commerce. Os treinamentos oferecem desde os fundamentos básicos aos avançados, para você aprender a usar as ferramentas que a empresa oferece.

Neste artigo, explicamos a importância de contar com esse tipo de especialização e citamos 6 opções de cursos que podem interessar empreendedores. Confira!

Por que buscar atualização com cursos é importante para os resultados do seu e-commerce?

Quem atua na área de e-commerce precisa lidar com a necessidade constante de atualização que esse mercado apresenta. Afinal, as inovações desse segmento podem melhorar a performance de vendas do seu negócio e adaptá-lo às demandas dos consumidores.

Além do mais, ao se preparar para acompanhar as tendências desse setor, a sua empresa também ganha a chance de conquistar um patamar competitivo mais elevado frente aos concorrentes.

Esse diferencial é importante em um momento em que muitas empresas começaram a usufruir do potencial das vendas online, com o boom registrado na área de e-commerce desde o início da pandemia.

Por isso, ao realizar cursos, principalmente como as opções gratuitas do Google que listamos abaixo, a sua empresa pode obter ganhos como a ampliação da visibilidade, o desenvolvimento da sua presença virtual e a elaboração da identidade da sua marca.

6 cursos gratuitos do Google que você pode iniciar agora mesmo

O Google dispõe de diversos programas de treinamento destinados a desenvolver o seu negócio. Veja a seleção de aulas que você pode começar de forma imediata e gratuita.

1. Marketing Digital para Pequenas Empresas

Uma boa alternativa voltada para empreendedores é o curso Marketing Digital para Pequenas Empresas. Lançado em 2020, esse curso está disponível para ser assistido on demand (a qualquer hora), desde que você realize a inscrição no site.

O conteúdo é dividido em três aulas. A primeira é destinada a preparar o seu negócio para o digital, com assuntos como a construção de um modelo de negócio, a definição do público-alvo e da persona, além da criação de uma identidade de marca.

Já a segunda é dedicada à construção da presença online da sua empresa, com temas a exemplo dos primeiros passos do seu negócio, a conexão com os seus clientes e o desenvolvimento da sua marca também no YouTube.

A última, por sua vez, é sobre como conquistar novos clientes e aumentar as suas vendas. São abordados aspectos como os mecanismos de busca, o Google Shopping e a análise de métricas e dados.

2. Fundamentos do Marketing Digital

Outra opção interessante é o curso Fundamentos do Marketing Digital, que conta com 26 módulos em vídeos criados por instrutores do Google. Quem realiza o curso e é aprovado no exame final pode receber um certificado credenciado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB).  

3. Entendendo o Google Ads

Se você se interessa por conhecer como usar a plataforma de anúncios do Google, o Google Ads, pode encontrar uma trilha de aprendizado criada pela empresa para conhecer desde os fundamentos até os recursos mais avançados dessa ferramenta.

Assim, você pode aprender o planejamento da sua campanha, incluindo a separação de grupos e a listagem de palavras-chave. Também é possível saber quais são as práticas para anúncios de texto consideradas mais relevantes para gerar alcance.

O treinamento ainda aponta de que maneira o aluno pode se aprimorar no Google Ads, a fim de otimizar os seus anúncios de pesquisa, com o uso de recursos dinâmicos e o acesso a relatórios.

4. Certificações no Google Ads

A empresa também oferece aulas para quem busca certificações no Google Ads. Com isso, você consegue entender pontos como conceitos para melhorar a experiência em dispositivos móveis, a elaboração de campanhas em vídeo e a análise de desempenho dos anúncios digitais.

5. Google Marketing Platform

Também pode ser interessante realizar o curso com fundamentos do Google Marketing Platform, que reúne soluções para alcançar as suas metas de marketing digital. São apresentados os produtos que fazem parte do Google Marketing Platform e de que maneira esses itens funcionam em conjunto.

Depois, você pode aprender a usar o Campaign Manager 360 e entender qual é o seu papel no pacote de produtos do Google Marketing Platform. O treinamento mostra como as empresas podem utilizar esse sistema para gerar tráfego e exibir campanhas publicitárias.

Logo após, os módulos podem ajudar você a explorar os elementos fundamentais da conta e da campanha no Campaign Manager 360, criar a sua primeira campanha, definir a sua estratégia e público-alvo, coletar insights com o Floodlight, medir o desenvolvimento de campanhas, entre outros assuntos.

6. Google Analytics Academy

O Google também oferece aulas para quem deseja aprender a usar o Google Analytics, que é uma ferramenta para monitoramento e análise de sites.

Com o Google Analytics Academy, é possível realizar o treinamento para conhecer os fundamentos dessa ferramenta, aprender a criar uma conta, implementar o código de acompanhamento e analisar relatórios básicos.

Em seguida, dá para realizar o treinamento avançado do Google Analytics, para conhecer as formas de coleta, o processamento e a configuração de dados. A formação também apresenta recursos mais complexos de análise e marketing.

Você ainda pode assistir às aulas dedicadas aos primeiros passos com o Google Analytics 360. Assim, é possível saber os recursos avançados dessa ferramenta que não estão disponíveis no produto padrão, assim como aprender a utilizar integrações com produtos do Google Marketing Platform.

Por fim, você pode realizar o treinamento direcionado para os fundamentos do gerenciador de tags do Google. O objetivo das aulas é ensinar como a ferramenta pode simplificar a implementação e o processo de gerenciamento de tags.

Com base no que apresentamos neste artigo, você viu como o aprendizado por meio dos cursos do Google é capaz de dar ao seu e-commerce uma vantagem competitiva no mercado. As opções gratuitas de aulas online para usar o Google Analytics, o Google Marketing Platform e o Google Ads podem expandir a visibilidade do seu negócio e gerar mais oportunidades de vendas.

Gostou de conhecer as opções de cursos gratuitos do Google que apresentamos neste artigo? Aproveite para deixar um comentário e conte o que achou!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário