Click Through Rate (CTR): entenda o que é e como otimizar o CTR do seu e-commerce

Você já ouviu falar de CTR (Click Throught Rate)? Conhecido como uma das métricas mais importantes para e-commerces, o CTR é um […]

Você já ouviu falar de CTR (Click Throught Rate)? Conhecido como uma das métricas mais importantes para e-commerces, o CTR é um indicador que mostra a taxa de cliques baseada na relação entre pessoas que visualizam a campanha e a quantidade que clicaram de fato.

A relevância do CTR aparece, principalmente, na área de marketing por impactar diretamente a estratégia de digital, já que tem relação direta com os custos e o ranqueamento da loja nas buscas orgânicas em motores de busca como o Google.

Ou seja, é mais do que necessário você estar por dentro do assunto se tem intenção de que seu e-commerce melhore os resultados. Deste modo, traremos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre Click Through Rate para impulsionar seu e-commerce. Continue a leitura a seguir e não perca nenhum detalhe. Vamos nessa!

Entenda mais a fundo o que é o CTR

Como dissemos, o CTR é a taxa de cliques de um anúncio. Mas como isso funciona na prática? Bem, essa métrica indica o quanto sua campanha está sendo eficiente em termos de visualização e investimento realizado.

Ou seja, se você utiliza o Google Ads, você poderá avaliar o quanto seu anúncio está sendo efetivo para o seu negócio e o quanto está impactando nos custos de marketing.

Abaixo, vamos entender mais sobre a importância de tal indicador para a sua empresa.

Veja qual a importância de acompanhar essa métrica

Se você utiliza das estratégias de SEO ou outros links patrocinados, algumas métricas são essenciais para garantir que o investimento está sendo bem-feito. Quando a taxa de cliques é monitorada, é possível compreender os maiores benefícios, sendo eles o menor custo e o melhor ranqueamento no Google Ads.

Dessa forma, uma vez que o responsável pela área de marketing acompanha todos os CTRs de campanhas, é possível ajustar o que pode ser melhorado, tornando as próximas tentativas muito mais assertivas e eficientes do que as passadas.

Entenda para que serve o CTR

Para que qualquer e-commerce possa se sobressair diante da concorrência, é importante pensar muito bem na estratégia de marketing digital. As palavras-chave são, deste modo, um fator super relevante para garantir que as ações adotadas impactem positivamente o usuário.

Assim, O CTR serve para avaliarmos a qualidade dessas palavras-chave e, consequentemente, o seu anúncio. Mesmo que você invista pouco capital, mas tenha um alto nível de taxa de cliques, significa que sua campanha está indo muito bem.

Logo, para medir a eficiência das ações de marketing, o CTR é essencial, já que por meio dele é possível avaliar o que está sendo positivo nas campanhas e isso poderá ser replicado nas próximas.

Aprenda como calcular o CTR de seu e-commerce

Se você achou que calcular a taxa de cliques será um monstro de sete cabeças, pode ficar tranquilo. Para calcular o CTR do seu e-commerce, basta utilizar dois dados:

  • número de cliques no anúncio;
  • número de vezes que o anúncio foi visualizado.

Quando obtiver tais dados, você deverá dividir um pelo outro. Logo:

CTR = número de cliques/número de visualizações

Vamos a um exemplo prático. Se sua campanha teve um total de 100 cliques e 10.000 impressões (visualizações), seu CTR será de 1%.

Fácil, não é mesmo? Mas agora vamos mostrar a relação que tal taxa tem com outros indicadores relevantes para o comércio digital.

Acompanhe qual a relação entre CTR, CPC e CPM

O CTR tem relação com outras siglas muito conhecidas no marketing. A primeira delas é com o CPC (custo por clique), em que você paga os anúncios somente pela quantidade de cliques que houver. No entanto, as visualizações não são levadas em conta. Logo, com o CTR, podemos saber não só a quantidade de pessoas que clicaram, mas também aquelas que foram impactadas.

Já o CPM (custo por mil impressões) é uma forma de pagar uma quantidade a cada mil pessoas que visualizarem seu anúncio. No entanto, tais usuários não terão necessariamente clicado na campanha.

Desse modo, ambas as formas estão relacionadas com o CTR, já que as duas são influenciadas por ele. Logo, se você for usar qualquer uma das opções de pagamento em suas campanhas, não deixe de acompanhar as taxas de clique.

Saiba como otimizar o CTR de sua loja virtual

Algumas dicas são essenciais para conseguir aumentar o CTR de seu e-commerce. Veja a seguir as principais:

  • insira a palavra-chave mais relevante de seu negócio no título do anúncio;
  • não utilize termos irrelevantes, para evitar gastar dinheiro com uma campanha que não seja otimizada;
  • capriche no seu CTA (call to action) para incentivar os usuários a uma ação sugerida em sua campanha;
  • utilize melhor as extensões dos anúncios, podendo incluir seu website, endereço, telefone ou até mesmo, gatilhos mentais como perguntas;
  • otimize sua URL para que seja amigável. Uma forma de fazer isso é utilizando o endereço de sua loja online + palavras-chave essenciais;
  • não faça mudanças diárias nas configurações de suas campanhas, a fim de poder analisar o comportamento dos usuários;
  • invista em datas sazonais.

A verdade é que qualquer estratégia só será positiva quando o ROI for positivo, certo? Por isso, avalie bem todas as métricas utilizadas pela área de marketing, a fim de ter o melhor retorno sobre as campanhas realizadas. Além disso, crie relatórios que contenham os históricos de campanhas antigas com os principais KPIs, pois desse modo, é possível melhorar cada vez mais com o que foi aprendido no passado.

Viu como é importante estar atento às nossas dicas sobre e-commerce? Algumas métricas são muito relevantes para os gestores estarem atentos e, sem dúvidas, o CTR é uma delas. Além de impactar no custo de campanhas de marketing, ele também terá bastante influência em seu ranking de buscas orgânicas. Desse modo, a fim de manter uma boa taxa, acompanhe-o bem, aprenda como calculá-lo para o seu e-commerce e o otimize. Assim, seus resultados ficarão ainda melhores!

Para mais dicas de otimização de vendas, acompanhe os conteúdos semanais da Escola de E-commerce.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário