Experiência do usuário no e-commerce: melhore com 11 atitudes
Afinal, vale a pena investir em um mercado de nicho?

Crossdocking – Aprenda como vender seus produtos sem necessidade de estoque!

Publicado em: • Última Atualização:

Acho que você vai concordar comigo se eu te disser que a gestão de estoque é uma das partes mais complicadas para qualquer loja virtual.

É difícil saber quais produtos vão vender, e há sempre o risco de que um produto fique parado no estoque por muito tempo ou até mesmo nunca seja vendido.

E, se eu te dissesse que é possível começar a vender produtos na internet ou aumentar os produtos da sua loja virtual sem ter NADA no seu estoque,parece bom demais para ser verdade, não? bem isso é justamento o cross-docking, neste artigo vou te explicar como isso funciona.

O que é Crossdocking?

Crossdocking ou cross-docking é um sistema de vendas, onde você vende produtos de outros fornecedores e distribuidoras sem a necessidade de possuir esses produtos no seu estoque.

No contexto do e-commerce o crossdocking é a prática de vender produtos que estão no estoque do seu distribuidor/fornecedor, mas não estão no seu estoque.

Funciona assim: O distribuidor te passa uma lista de produtos, você pega esses produtos e cadastra na sua loja virtual ( esse processo pode ser automatizado ), quando um cliente compra, você efetua o pedido junto ao fornecedor e recebe o produto e envia para o cliente.

Fluxo:

  1. Cliente faz a compra na sua loja
  2. Você faz o pedido ao distribuidor
  3. Distribuidor te envia o produto. ( Nota fiscal dele )
  4. Você envia o produto para o cliente.  (Sua nota fiscal )

No entanto nem tudo são flores, na prática o processo pode ser um pouco mais complicado já que existem alguns fatores que podem afetar esse processo como o valor do pedido mínimo.

Normalmente os fornecedores possuem um valor mínimo para o pedido e isso pode ser um problema para quem está começando já que podem acontecer situações onde você venda um produto no valor de R$50 por exemplo, e o pedido mínimo do fornecedor é de R$400.

Existem algumas maneiras para contornar essa situação, você pode por exemplo esperar que outros clientes comprem mais produtos do mesmo fornecedor para chegar ao valor do pedido mínimo. ( Muito cuidado com essa técnica já que se isso demorar você pode irritar seu comprador atual com a demora na entrega ), outra alternativa seria antecipar suas compras comprando os produtos que você mais vende daquele fornecedor.

Como funciona na prática:

Dificilmente uma loja virtual vai sobreviver somente com o crossdocking e o ideal é que você de fato tenha em estoque seus produtos mais vendidos, é interessante usar os produtos ofertados no crossdocking como um “guia” para montar seu estoque o que diminui a chance de você ter produtos parados no estoque.

Se você vende em marketplaces integrar sua loja virtual a fornecedores de produtos também se torna uma grande vantagem, já que nesses locais você só paga por venda realizada e consegue divulgar seus produtos de forma gratuita. Ter um volume alto de produtos pode ser bem vantajoso aumentando significativamente sua presença nos marketplaces e por fim suas vendas.

Confira o vídeo abaixo ao Alex Moro do canal Efeito Empreendedor onde ele explica de forma detalhada como ele utiliza o crossdocking em sua loja virtual da Tray para aumentar o catálogo de produtos e conseguir mais vendas.

Vantagens do Crossdocking

  • Te permite vender mais produtos sem necessidade de aumentar o seu estoque;
  • Integração pode ser automatizada;
  • Diminui o risco de que você tenha produtos parados no seu estoque;
  • Aumenta o “tamanho” da sua loja virtual passando mais segurança a seus compradores;
  • Aumenta sua presença nos marketplaces o que pode aumentar suas vendas;
  • Disponibilizando mais produtos na sua loja você consegue saber o que de fato vende mais, o que te ajuda na hora de montar um estoque.

Distribuidoras de Produtos para trabalhar com Crossdocking

Existem algumas empresas que atuam como distribuidores de produtos  e até mesmo ERP’s que fazem a integração do seu e-commerce a fornecedores de produtos permitindo que você aumente exponencialmente o número de produtos na sua loja virtual de forma automática.

Alguns deles são:

3 Dicas para você começar a usar crossdocking na sua loja virtual

  1. Escolha um ERP que possui integração com fornecedores, isso permitirá que você automatize o processo de cadastro de produtos na sua loja virtual.
  2. Escolha uma plataforma de e-commerce integrada aos marketplaces, como falamos anteriormente adicionar vários produtos nos marketplaces pode ser bem vantajoso já que você só paga algo aos marketplaces se de fato vender o produto.
  3. Comece com apenas um fornecedor, como são muitas possibilidades fica fácil exagerar e isso pode ser um problema já que cada fornecedor tem um pedido mínimo você pode se complicar se vender um pouco de cada, então não tenha pressa e comece vendendo produtos de só um fornecedor.

Em resumo o crossdocking pode ser uma excelente maneira de aumentar ainda mais a receita da sua loja virtual, no entanto é preciso ter cuidado para fazer uma integração bem feita que te permita vender e entregar os produtos rapidamente para não desapontar seus clientes.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Crossdocking – Aprenda como vender seus produtos sem necessidade de estoque!
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *