Crossdocking – Aprenda como vender seus produtos sem necessidade de estoque!
Acho que você vai concordar comigo se eu te disser que a gestão de estoque é uma das partes mais complicadas para […]
André D. Oliveira
4 minutos de leitura
Acho que você vai concordar comigo se eu te disser que a gestão de estoque é uma das partes mais complicadas para qualquer loja virtual.
É difícil saber quais produtos vão vender, e há sempre o risco de que um produto fique parado no estoque por muito tempo ou até mesmo nunca seja vendido.
E, se eu te dissesse que é possível começar a vender produtos na internet ou aumentar os produtos da sua loja virtual sem ter NADA no seu estoque,parece bom demais para ser verdade, não? bem isso é justamento o cross-docking, neste artigo vou te explicar como isso funciona.
O que é Crossdocking?
Crossdocking ou cross-docking é um sistema de vendas, onde você vende produtos de outros fornecedores e distribuidoras sem a necessidade de possuir esses produtos no seu estoque.
No contexto do e-commerce o crossdocking é a prática de vender produtos que estão no estoque do seu distribuidor/fornecedor, mas não estão no seu estoque.
Funciona assim: O distribuidor te passa uma lista de produtos, você pega esses produtos e cadastra na sua loja virtual ( esse processo pode ser automatizado ), quando um cliente compra, você efetua o pedido junto ao fornecedor e recebe o produto e envia para o cliente.
Fluxo:
- Cliente faz a compra na sua loja
- Você faz o pedido ao distribuidor
- Distribuidor te envia o produto. ( Nota fiscal dele )
- Você envia o produto para o cliente. (Sua nota fiscal )
No entanto nem tudo são flores, na prática o processo pode ser um pouco mais complicado já que existem alguns fatores que podem afetar esse processo como o valor do pedido mínimo.
Normalmente os fornecedores possuem um valor mínimo para o pedido e isso pode ser um problema para quem está começando já que podem acontecer situações onde você venda um produto no valor de R$50 por exemplo, e o pedido mínimo do fornecedor é de R$400.
Existem algumas maneiras para contornar essa situação, você pode por exemplo esperar que outros clientes comprem mais produtos do mesmo fornecedor para chegar ao valor do pedido mínimo. ( Muito cuidado com essa técnica já que se isso demorar você pode irritar seu comprador atual com a demora na entrega ), outra alternativa seria antecipar suas compras comprando os produtos que você mais vende daquele fornecedor.
Como funciona na prática:
Dificilmente uma loja virtual vai sobreviver somente com o crossdocking e o ideal é que você de fato tenha em estoque seus produtos mais vendidos, é interessante usar os produtos ofertados no crossdocking como um “guia” para montar seu estoque o que diminui a chance de você ter produtos parados no estoque.
Se você vende em marketplaces integrar sua loja virtual a fornecedores de produtos também se torna uma grande vantagem, já que nesses locais você só paga por venda realizada e consegue divulgar seus produtos de forma gratuita. Ter um volume alto de produtos pode ser bem vantajoso aumentando significativamente sua presença nos marketplaces e por fim suas vendas.
Confira o vídeo abaixo ao Alex Moro do canal Efeito Empreendedor onde ele explica de forma detalhada como ele utiliza o crossdocking em sua loja virtual da Tray para aumentar o catálogo de produtos e conseguir mais vendas.
Vantagens do Crossdocking
- Te permite vender mais produtos sem necessidade de aumentar o seu estoque;
- Integração pode ser automatizada;
- Diminui o risco de que você tenha produtos parados no seu estoque;
- Aumenta o “tamanho” da sua loja virtual passando mais segurança a seus compradores;
- Aumenta sua presença nos marketplaces o que pode aumentar suas vendas;
- Disponibilizando mais produtos na sua loja você consegue saber o que de fato vende mais, o que te ajuda na hora de montar um estoque.
Distribuidoras de Produtos para trabalhar com Crossdocking
Existem algumas empresas que atuam como distribuidores de produtos e até mesmo ERP’s que fazem a integração do seu e-commerce a fornecedores de produtos permitindo que você aumente exponencialmente o número de produtos na sua loja virtual de forma automática.
Alguns deles são:
- Sat ( Insertsoft ) – ERP que integra sua loja virtual a todos os distribuidores mencionados abaixo.
- AllNations
- Alcateia
- SND
- Hayamax
- Oderço
- Aldo
- Evolusom
- Officer
- Tramontina
- Prime Interway
- Gazin
- Global Time
3 Dicas para você começar a usar crossdocking na sua loja virtual
- Escolha um ERP que possui integração com fornecedores, isso permitirá que você automatize o processo de cadastro de produtos na sua loja virtual.
- Escolha uma plataforma de e-commerce integrada aos marketplaces, como falamos anteriormente adicionar vários produtos nos marketplaces pode ser bem vantajoso já que você só paga algo aos marketplaces se de fato vender o produto.
- Comece com apenas um fornecedor, como são muitas possibilidades fica fácil exagerar e isso pode ser um problema já que cada fornecedor tem um pedido mínimo você pode se complicar se vender um pouco de cada, então não tenha pressa e comece vendendo produtos de só um fornecedor.
Em resumo o crossdocking pode ser uma excelente maneira de aumentar ainda mais a receita da sua loja virtual, no entanto é preciso ter cuidado para fazer uma integração bem feita que te permita vender e entregar os produtos rapidamente para não desapontar seus clientes.