Nova greve dos caminhoneiros deve começar nos próximos dias
Tray E-commerce Conf: edições de Marília e Londrina têm recorde de público

Passo a passo: aprenda agora como criar um clube de assinaturas

Publicado em: • Última Atualização:

Quando vendemos pela internet, precisamos sempre investir em inovações e atratividades, para que os consumidores tenham interesse em fazer aquisições, certo? Afinal, quanto mais vendemos, mais lucramos. Sabendo disso, você já parou para pensar que estratégias de vendas recorrentes, como criar um clube de assinaturas, podem fazer o negócio deslanchar?

Com o clube de assinaturas, os rendimentos tendem a ser mais estáveis, o que já é uma ótima vantagem em um momento em que a economia não segue tão otimista no país. Outro ponto positivo é o fato de ele proporcionar mais oportunidades de fidelização de clientes, além de outras vantagens a mais.

Continue a leitura e entenda como implementar essa tática no e-commerce!

O que é um clube de assinaturas?

É um plano em que os clientes assinam com as empresas e recebem produtos, periodicamente, em casa. As mercadorias podem ser de qualquer tipo, como cosméticos, cervejas artesanais, alimentos vegetarianos, livros etc. O intervalo de tempo também é variado, dependendo da proposta do negócio, podendo ser semanalmente, mensalmente, trimestralmente etc.

Então, por exemplo, uma marca que venda maquiagens pode oferecer assinaturas, nas quais as consumidoras pagariam determinado valor mensal e, todo mês, receberiam novos produtos em suas residências.

Além disso, é possível pensar em planos de assinaturas diferentes, ofertando maior quantidade de itens de acordo com uma quantia paga a mais.

Por que ele é importante?

Ele apresenta diversas vantagens tanto aos consumidores quanto à empresa. Para os clientes, existe a facilidade de ter, em casa, produtos que eles gostam e têm vontade de comprar recorrentemente. Além do mais, isso tende a fazer com que tenham uma boa experiência de compra e se tornem fãs da marca. Consequentemente, isso é uma oportunidade para a empresa gerar a fidelização de consumidores.

Também, a empresa sai ganhando por conseguir um fluxo de caixa mais equilibrado, já que é possível prever uma margem de rendimentos a cada mês. Somando a isso, ela ainda tem a chance de apresentar mercadorias novas com mais facilidade, aumentando o mix de produtos na loja.

Como criar um clube de assinaturas atrativo?

Para criar um clube de assinaturas que faça os fregueses terem vontade de participar, é necessário pensar em algumas condições importantes. Confira o passo a passo a seguir!

Escolha seu nicho

Escolher um nicho é um dos primeiros passos. Existem muitas possibilidades de oferecer produtos a seus clientes e, quanto mais diferenciados eles forem, maior será a probabilidade de atrair mais gente. Por exemplo, vender farinha de trigo pode não chamar tanta atenção, já que é uma mercadoria fácil de conseguir em qualquer mercado. Já a venda de chocolates importados tende a ser mais significativa.

Tenha um planejamento

O planejamento é essencial em qualquer tipo de estratégia. Dessa forma, primeiro é necessário conhecer bem o público-alvo, com suas características mais relevantes, como necessidades, desejos e problemas. A partir disso, vale a pena elaborar uma persona, a fim de que as ações fiquem mais direcionadas.

Entender o mercado e a concorrência também faz parte. É importante saber o quão será difícil superar os adversários, quais ações eles implementam que dão certo e o que você precisará fazer para se diferenciar.

A logística também não pode ser deixada de lado. Assim, é prudente ter em mente as formas de pagamento, o frete, a entrega, além dos fornecedores e do local onde o estoque seria armazenado, por exemplo.

Defina planos e preços

A partir da determinação do nicho e da persona, agora, o passo é definir planos e preços condizentes com essas variáveis. Os valores oferecidos precisam ser pagáveis, ou seja, as pessoas têm de achar que o preço realmente vale a pena. Então, avalie todos os detalhes, como custo de aquisição e valor médio de venda no mercado e tente colocar um preço que forneça algum desconto.

Apesar de essa tática parecer, a princípio, desvantajosa para a empresa, é importante pensar que as assinaturas serão contínuas, o que é uma forma mais garantida de receber lucros.

Garanta exclusividade

Dar algo que faça os clientes se sentirem mais especiais é uma boa estratégia para atrair e fidelizar. Além disso, quanto mais eles gostarem do que a marca oferecer, haverá mais chances de recomendarem os produtos aos amigos, fazendo, assim, um marketing boca a boca.

Então, tente ter ideias do que sua empresa poderia disponibilizar e que fosse difícil de o consumidor conseguir em outro lugar ou possível atrair maior número de assinaturas. Alguns exemplos podem ser: descontos em outras mercadorias do e-commerce ou em lojas parceiras, brindes, mimos em datas comemorativas (como o aniversário) etc.

Não dê muitas opções de planos

É lógico que é importante disponibilizar tipos de planos diferentes, partindo da quantidade de itens e de valores a serem pagos. Isso abrangerá maior parcela de consumidores, os quais poderão optar por um que caiba nas próprias particularidades e necessidades.

No entanto, é recomendado não oferecer um tamanho grande de alternativas, já que tende a deixar a pessoa indecisa, a ponto de correr o risco de não fazer escolha alguma.

Ofereça segurança nos pagamentos

Por mais que os produtos sejam atrativos, não ocorrerá a conversão se os clientes não se sentirem seguros quanto ao pagamento. Assim, é importante investir em soluções que demonstrem proteção aos dados, como gateways e intermediadores de pagamento.

Selos e certificações para o site da loja virtual também dão uma sensação de idoneidade da marca. Alguns a serem levados em consideração são: selo Ebit, certificação SSL, selo site blindado, selo empresa verificada.

Dê um atendimento exemplar

atendimento ao cliente é um dos principais atributos que fazem com que ele continue comprando e, ainda, com que outros futuros consumidores queiram adquirir os produtos da loja. Ter um chatbot ou chat online no site fará com que o visitante possa entrar em contato no caso de dúvidas.

Além disso, é fundamental cuidar da reputação da empresa em reclamações feitas em redes sociais ou no Reclame Aqui. Uma loja com conceito negativo dificilmente continuará atraindo consumidores.

Assim, um e-commerce que tenha estratégias bem delimitadas de engajamento, como criar um clube de assinaturas, tenderá a ter mais sucesso em suas ações. Não se esqueça de fazer as mensurações constantes, a fim de entender se alguma modificação na sua conduta deve ser feita. Além do mais, é necessário pensar em como você divulgará essa novidade aos seus clientes.

Que tal se essa divulgação for por mensagens no e-mail? Saiba, no próximo artigo, como usar o e-mail marketing na loja virtual!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Passo a passo: aprenda agora como criar um clube de assinaturas
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.