Aprenda como usar a palavra-chave no e-commerce de forma estratégica!
Gerenciamento de crise: como lidar com reclamações em seu e-commerce

Quais são as principais fases de crescimento de uma empresa?

Publicado em: • Última Atualização:

Todos os empresários desejam bons resultados em seus negócios. Eles querem ter mais lucro e mais negociações, otimizar o tempo do retorno sobre o investimento e ter menos problemas para resolver.

Para alcançar o sucesso e o aumento de vendas, no entanto, um passo fundamental é conhecer as fases de crescimento de uma empresa e qual a principal função dos executivos em cada uma.

Quer saber mais? Não deixe de acompanhar este artigo até o final.

Entenda que o sucesso vem com o tempo

Se você tem uma empresa e deseja êxito profissional, provavelmente, sente um pouco de pressa para que os resultados melhorem. Afinal, é desanimador lidar com números insatisfatórios, mas, ao mesmo tempo, ter que continuar trabalhando bastante. Contudo, o sucesso consolidado vem com o tempo.

Para construir a solidez necessária e chegar ao estágio almejado, é preciso estabelecer seu espaço e sua credibilidade e entender bem o mercado e o segmento em que a corporação atua. Mesmo no início, a organização terá que lidar com a concorrência, por isso, as decisões certas devem ser tomadas para conquistar os clientes e destacar-se.

Os primeiros números de vendas são instáveis e os resultados, variáveis. Mas, com o trabalho cotidiano, a empresa começa a compreender o mercado, lidar melhor com os consumidores, adquirir experiência para aprender com os erros e desenvolver uma marca, ou seja, uma maneira especial de dialogar com o cliente. A partir disso, vem o sucesso.

Uma dica é começar particionando os alvos, ou seja, trabalhando especificamente para pequenos grupos de clientes e, com o tempo, aumentar a abrangência. Por exemplo: no início, não é fácil oferecer frete grátis para todo o Brasil, ou outros tipos de bonificações, mas uma companhia pode começar com uma região ou uma cidade.

Isso vale também para o objetivo da organização. Em longo prazo, se o alvo é liderar um segmento de instrumentos musicais, por exemplo, ela pode começar com instrumentos de corda apenas, uma subcategoria em meio ao todo. O mesmo vale para outros campos e tipos de produtos.

Vale ressaltar a importância de algumas estratégias, como o marketing, no auxílio ao administrador em cada etapa. Cada momento específico vai requerer uma abordagem desse setor, mas alguns princípios devem ser respeitados desde o primeiro dia de operações da empresa, como veremos ao longo deste artigo.

Conheça as principais fases de crescimento de uma empresa

A seguir, apresentaremos as principais etapas no crescimento natural de uma companhia no mercado, bem como a importância do marketing em cada uma delas e a função dos gestores.

Existência

Tudo se inicia, geralmente, a partir de uma ideia sua e de um desejo de satisfazer uma necessidade específica do cliente. Por isso, o grande desafio, nesse momento, é convencer as pessoas acerca do projeto e os consumidores, acerca do valor que a companhia pretende proporcionar.

É uma etapa que envolve criação de espaço, com a garantia de divulgação para que mais pessoas saibam que sua companhia existe. Cada venda faz uma grande diferença, mesmo que rara ou pequena. É o momento de colocar o negócio na direção certa.

É preciso conquistar espaço no mercado, lidar com a concorrência, sanar problemas funcionais e buscar se comunicar com o cliente para provar que ele tem a ganhar caso negocie com a empresa. Para tanto, os administradores devem investir em conhecer a vontade do consumidor e seus problemas.

Por isso, o marketing nessa fase já é crucial. Para interagir com as pessoas e conhecer as suas principais demandas, uma boa estratégia de comunicação é importante. Investir no digital e nas diversas ferramentas e técnicas que ajudam as companhias a se posicionarem bem na internet também é interessante. Cultivar um bom relacionamento com o público desde já é um imperativo. Não se esqueça disso!

O marketing também ajuda na divulgação do negócio, a fim de angariar novos seguidores e clientes. Com a utilização de marketing de conteúdo, por exemplo, é possível construir autoridade e credibilidade aos poucos também. O que é importante, afinal, as pessoas preferem comprar em um e-commerce que transmite segurança.

É bom também coletar feedbacks nesse período, já que é um momento instável no qual diversas abordagens são testadas. É preciso aderir a novas estratégias e mudar sempre que necessário para adaptar o negócio e encontrar novos caminhos. Em suma: ouça seu público e evolua com as críticas.

Sobrevivência

A fase de sobrevivência é o momento de crescimento, de médio prazo, quando as primeiras ações começam a ser recompensadas. O número de vendas sobe e, embora o negócio ainda esteja instável e pouco lucrativo, já é possível observar uma certa estagnação. Nessa etapa, a empresa vai conquistando mais maturidade à medida que aprende a se relacionar melhor com o consumidor e começa a se manter sozinha.

É importante valorizar a fidelização como um primeiro passo nessa direção. Uma boa dica é continuar se relacionando com os clientes antigos para que eles continuem a comprar na sua loja, uma vez que já conhecem e já tiveram uma boa experiência. Por isso, é importante utilizar o marketing como forma de melhorar o relacionamento e aprofundar os laços, com segmentação e personalização, para oferecer ofertas especiais, por exemplo.

E para gerenciar melhor os custos, sua gestão deve ser planejada e conhecer bem as variáveis que envolvem o financeiro do negócio: tudo que entra e sai. O objetivo é aumentar o lucro, portanto, é preciso evitar estratégias que só custam e não trazem retorno, por exemplo.

Retorno e recuperação

A fase do retorno diz respeito ao momento em que os investimentos realizados começam a ser compensados com o lucro esperado. É caracterizado por uma consistência maior.

Depois que os negócios atingem alguma estabilidade, sua companhia pode ou não passar por algum momento de crise. Caso isso aconteça, estar preparado para eventuais situações como essas fará uma grande diferença na fase de recuperação. Assim, os executivos e colaboradores podem ficar mais tranquilos.

Como falamos no primeiro tópico, nas crises, as decisões devem ser tomadas com rapidez, e cada uma delas influenciará fortemente nos resultados. Por isso, é fundamental saber o que fazer e, a partir de dados sobre a situação da empresa, optar por boas estratégias de contingência.

No momento de retomar as atividades e o crescimento, é hora de motivar os colaboradores a trabalharem focados em restabelecer e recuperar o que foi perdido. Também é importante continuar concentrado nas estratégias de marketing eficazes que ajudaram nas outras etapas, sempre se importando com o cliente e com o valor que é transmitido para ele.

Sucesso

Nessa fase, a companhia já se encontra em um estágio maior de maturidade, o dono já não manda mais totalmente como antes, e os resultados são plenamente satisfatórios. É uma etapa estável, e o objetivo da gestão é manter a solidez dos números e continuar fidelizando as pessoas.

Os clientes estão felizes e satisfeitos, pois as estratégias de relacionamento e de marketing foram efetivas. A empresa é muito recomendada e começa a ser reconhecida pelo bom trabalho — e serviço — que presta. O número de vendas é grande e o tráfego também aumenta consideravelmente. É como ver os seus sonhos profissionais se tornando realidade.

Geralmente, é o momento em que os objetivos e as metas são maiores e são traçados em longo prazo. Vale destacar que esses planos de expansão precisam estar de acordo com a saúde do espaço que foi conquistado para que não prejudiquem o lucro que já existe.

O desenvolvimento de um negócio envolve muitas fases, além das que foram citadas, afinal, depende de cada ramo, setor e companhia específica. É possível que, na sua empreitada, você passe por mais etapas, mas isso não deve aumentar sua ansiedade, pois, com as ações corretas e a valorização de princípios importantes, como o relacionamento com o cliente, seu e-commerce certamente conseguirá chegar ao sucesso.

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Quais são as principais fases de crescimento de uma empresa?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *