Fim do boleto sem registro e do e-Sedex: saiba como essas mudanças impactam o e-commerce
SEO: Como configurar corretamente na plataforma Tray

Correios x transportadoras: qual a melhor forma de envio de produtos?

Publicado em: • Última Atualização:

Venda fechada, chega a hora de enviar os produtos para seu cliente. Mas qual é a melhor forma de entregar as mercadorias do seu e-commerce? Dentre as opções disponíveis, os Correios e as transportadoras são as mais empregadas. Ainda assim, a dúvida persiste: qual escolher?

A verdade é que cada formato de entrega possui prós e contras, cabendo ao empreendedor escolher o mais benéfico tanto para o negócio como para os consumidores. Dá até para fazer um mix, selecionando a forma de envio de produtos de acordo com alguns critérios de segmentação.

Mas como nossa intenção não é confundir, resolvemos produzir o post de hoje! Aqui você vai conhecer as vantagens e desvantagens dos Correios e das transportadoras, podendo assim selecionar a opção que achar melhor. Então vamos nessa?

Custo do frete

Sabemos que o custo do frete é um fator determinante para que o consumidor feche (ou não) a compra, correto? O problema é que essa certeza gera uma preocupação adicional no momento de escolher a forma de envio de produtos.

Optar pelos Correios pode ser uma boa pedida quando os produtos são leves e não frágeis. Nesse contexto, o envio é mais barato, já que a precificação é feita sobre o peso do pacote. Já produtos maiores devem ser cotados também nas transportadoras, especialmente se forem encaminhados para capitais e cidades onde a empresa opera com frequência.

Prazo de entrega

Aliado ao custo do frete vem imediatamente o prazo de entrega, que também impacta na decisão de compra do consumidor. Nesse quesito, não tem segredo: quanto mais longo for o prazo de entrega, mais barato deve ser o frete. Assim você consegue equilibrar as expectativas do cliente.

Muitos consumidores preferem esperar mais tempo se o frete tiver um custo menor, sabia? E essa estratégia pode ser facilmente trabalhada por seu e-commerce! Você pode oferecer um frete mais barato, pelos Correios, considerando uma espera maior, por exemplo. Mas disponibilize também uma outra opção de frete, mais cara, com a entrega feita por uma transportadora. Essa medida simples já cria um diferencial para seu empreendimento: dar o poder de escolha para o cliente.

Volume de envios

Se você tem um alto volume de envios para uma mesma localidade, o serviço da transportadora pode sair mais barato. Isso acontece porque, fechando a capacidade máxima de carga do veículo, a empresa leva vantagem. Por isso é que as transportadoras tendem a fechar contratos de parceria com e-commerces que movimentam um grande volume de mercadorias.

Por outro lado, nos Correios, o custo por volume pode se tornar altíssimo. Afinal, cada pacote enviado gera uma taxa única. Nesse caso, não há desconto por quantidade de envios — a não ser que você tenha uma grande empresa e consiga fechar um contrato corporativo.

Influência da distância

O envio de produtos pelos Correios costuma ser a primeira opção de muitos comerciantes on-line por sua abrangência nacional. Como praticamente todas as regiões do país recebem correspondência via Correios, podem receber também produtos enviados por seu e-commerce. Mas cidades afastadas ou consideradas de risco não usufruem desse benefício! Assim, o consumidor precisa se dirigir a uma agência para retirar suas encomendas, gerando um certo incômodo para quem busca justamente o contrário: conforto e praticidade nas compras.

Nesse quesito, contar com uma transportadora é um grande diferencial, até porque a empresa parceira pode possuir outras parceiras locais, facilitando as entregas. E atenção: entregas locais também podem se tornar caras se você optar pelos Correios, viu? Realizar o envio de produtos dentro da sua cidade de atuação pode custar o mesmo que enviar para estados vizinhos, deixando seus consumidores um tanto quanto frustrados. Nesse caso, você pode optar por transportadoras com veículos de pequeno porte (como vans), ganhando agilidade e surpreendendo seus clientes com entregas em até 24 horas!

Disponibilidade do serviço

É ótimo poder contar com a eficiência dos Correios. Mas e quando entram em greve? Você não tem culpa, tampouco seus clientes. O problema é que, se compram, querem ver o produto chegar na data marcada, sem desculpas. Essa é uma grande desvantagem dos Correios, porque é impossível prever quando haverá paralisação para, assim, se preparar. Dessa forma, o impacto em suas entregas vem a galope.

Como você pode imaginar, isso não acontece com as transportadoras. Quando você contrata os serviços da empresa, ela tem que cumprir com o acordado e ponto final. Caso contrário, deve se responsabilizar por qualquer dano que venha a ser causado à sua loja. Mas fique atento: verifique se existe uma cláusula no contrato de prestação de serviços que responsabilize a transportadora por atrasos ou danos às mercadorias, ok?

Características da carga

Se a carga é frágil e precisa de cuidados adicionais no transporte, você deve ter cuidado redobrado, tanto com os Correios quanto com as transportadoras. Toda a responsabilidade do acondicionamento do produto é sua. E não se engane achando que encher o pacote com alertas de frágil resolve! Nesse contexto, seu produto nunca estará 100% garantido.

Com uma transportadora, você pode solicitar cuidados adicionais com as mercadorias e até pedir que conste no contrato uma cláusula de restituição de valores caso algum acidente aconteça. De fato, a maioria das transportadoras já possui seguro para a carga, pois conhece os riscos de transitar por estradas pouco (ou quase nada) adequadas para a movimentação de caminhões.

A boa notícia é que, com os Correios, você conta com um seguro de 1% sobre o valor declarado do produto. O propósito dessa taxa é justamente cobrir avarias, extravios e roubos, já que todo cuidado adicional é sempre bem-vindo!

Forma de pagamento

Imaginando que você tenha pouco volume de vendas, nos Correios acabará pagando pelo frete a cada novo envio, o que pode dificultar seu controle financeiro. Esse quadro se modifica quando você passa a contar com os Correios como fornecedores da sua empresa. Nesse cenário, a fatura chega em determinado dia do mês e você pode acertar todos os envios de uma única vez.

O mesmo acontece com as transportadoras. Envios esporádicos geram várias faturas que devem ser controladas, enquanto parcerias fixas são mais vantajosas. Assim você pode acumular várias entregas de produtos para, só então, pagar pelos serviços contratados.

Rastreamento de produtos

Essa facilidade pode ser obtida tanto nos Correios quanto nas transportadoras, dependendo do fornecedor que você escolha. É sempre bom contar com esse tipo de serviço para manter seus clientes tranquilos e informados sobre o andamento dos pedidos.

E agora, Correios ou transportadora? Fica a seu critério! Como dissemos, você pode inclusive combinar essas modalidades de envio de produtos e melhorar seu desempenho com o custo do frete, analisando caso por caso. Curtiu saber mais a respeito do frete no e-commerce? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais! Já pensou que mais pessoas podem estar à procura desse mesmo conteúdo?

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Correios x transportadoras: qual a melhor forma de envio de produtos?
5 (100%) 1 voto

2 Comentários em: Correios x transportadoras: qual a melhor forma de envio de produtos?


  1. Bom dia, quando um cliente compra no ecommerce é avisado pelos correios que o produto está lá na loja próximo a casa dele por ser área de risco, e ele não vai buscar no correios é culpa do ecommerce? como proceder?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.