10 Dicas para cadastrar produtos no e-commerce
Os benefícios da automação logística no e-commerce

Correios ou transportadora: qual escolher para e-commerce?

Publicado em: • Última Atualização:

Se você tem uma loja virtual, certamente sabe que uma das primeiras coisas que precisam estar na sua pauta de decisões está ligada à escolha entre utilizar Correios ou transportadora para entregar os seus produtos ou serviços. Essa é uma questão que deve ser muito ponderada, pois o serviço de entrega escolhido precisa ser vantajoso para os seus clientes e para o seu negócio. Afinal, ninguém gosta de caixas danificadas ou envios demorados, concorda?

Há muitos fatores envolvidos nessa escolha. Podemos citar o tempo e a taxa de entrega, a segurança do processo, a possibilidade de rastreamento dos produtos e a credibilidade passada pela loja ao cliente.

Pensando em ajudar você a escolher a melhor opção para o seu e-commerce, separamos algumas vantagens e desvantagens de cada uma! Aproveite e boa leitura!

Correios

Os Correios são a empresa mais utilizada para a entrega de encomendas. De acordo com pesquisa, 92% das lojas virtuais usam o PAC (um serviço de entrega disponibilizado pelos Correios).

Os Correios ainda têm desfrutado de ótima reputação entre os clientes. A empresa venceu, recentemente, o prêmio “100 Melhores Empresas em Satisfação do Cliente”, em relação às “entregas”, do Instituto MESC.

No entanto, os Correios enfrentam muitos problemas de reclamações. Os principais problemas, geralmente, são de serviço não prestado e de vícios de qualidade. Confira as vantagens e desvantagens dessa modalidade.

Vantagens

A vantagem principal de utilizar os serviços dos Correios, sem dúvidas, é a credibilidade, pois atua desde 1969 no mercado. Para novos compradores que estão pouco acostumados com a comprar online, esse serviço passará mais segurança no momento de finalizar a compra.

Além disso, os Correios também apresentam um alcance nacional, assegurando que a sua loja possa ter consumidores de todo o país, sem limitação para o envio dos itens a eles. E, claro, conta com o rastreamento que tende a ser um fator muito positivo para os clientes.

Também permite que você pague por um seguro em casos de danos, roubos ou extravio. Isso é essencial para os vendedores de produtos de grande fragilidade ou de alto custo.

Por fim, os Correios também têm um contingente muito grande de profissionais que estão espalhados por todo o país. Portanto você, dificilmente, terá problemas em épocas de aumento de entregas, como Natal e Dia das Mães, por exemplo.

Desvantagens

É óbvio que há fatores não tão interessantes que devem ser analisados ao optar entre Correios ou transportadora. Um bom exemplo é a greve, afinal, por ser uma empresa pública, muitas vezes ouvimos notícias de funcionários exigindo melhores condições de trabalho. Isso acaba atrasando as entregas em todo o Brasil.

Há várias modalidades de entrega e algumas são bem acessíveis financeiramente. No entanto, o pouco custo pode ter um prazo muito alto de entrega que não agradará o seu cliente.

Existe ainda a possibilidade de o consumidor do seu e-commerce morar em uma região considerada “de risco” pelo sistema dos Correios, e isso faz com que o entregador não faça a entrega.

Assim o cliente precisará ir até a agência mais próxima em uma data combinada para retirar a encomenda. Essa situação, certamente, incomodará o consumidor, muitas vezes resultando em uma avaliação negativa na loja.

Transportadoras

As transportadoras estão bem populares ultimamente e isso acontece devido ao aumento da quantidade de marketplaces e de lojas virtuais ativas no Brasil. As transportadoras são uma opção muito interessante, mas também apresentam suas desvantagens. Confira!

Vantagens

Essas empresas são extremamente especializadas em logística de entregas comerciais. Isso quer dizer que, se você fizer uma ótima escolha, pode ter a certeza de que os seus produtos estarão em mãos confiáveis. E o melhor: por serem empresas privadas, não há risco de greve, o que elimina muita dor de cabeça para o seu negócio.

Algumas transportadoras trazem benefícios como entrega expressa em grandes centros, podendo ser muito vantajoso para o seu público-alvo. Você pode contar com uma transportadora oferecendo serviços exclusivos para o seu e-commerce dependendo da sua demanda.

Também pode procurar uma empresa que faça transporte de mercadorias no seu estado, cidade ou em regiões específicas. Dessa forma, você fornece uma alternativa viável financeiramente aos seus consumidores daquela área, podendo negociar valores especiais com o prestador de serviço.

Desvantagens

Para decidir entre Correios e transportadora, você precisa também conhecer as desvantagens dessa segunda opção. Um exemplo é o serviço de atendimento ao cliente.

Muitas empresas de logística não contam com nenhuma via de contato com o consumidor. Portanto, a sua empresa é que terá a responsabilidade de mediar eventuais problemas com rastreamento e entregas de mercadorias.

É fundamental notar se a transportadora tem um serviço de rastreamento. Afinal, isso é uma necessidade para que o cliente possa se sentir seguro.

Além disso, muitas transportadoras deixam o frete com o valor muito acima do serviço prestado pelos Correios. O que acaba encarecendo a compra e causando, muitas vezes, a tão temida evasão do carrinho de compras em sua loja virtual.

O que considerar na hora de escolher entre Correios e transportadora

Mas, certamente, você ainda deve estar se perguntando: o que devo considerar na hora de escolher entre Correios e transportadora para o meu e-commerce? Bom, é bem superficial fazer comparações entre transportadoras e Correios e deduzir qual é a melhor.

Cada tipo de logística terá a sua particularidade e operará em portes de negócios, regiões e nichos diferentes. A solução ideal também dependerá muito dos tipos de produtos que a sua loja vende.

A boa notícia é que, com as informações abaixo e conhecendo bem o seu e-commerce, é você quem vai decidir qual é o tipo de serviço logístico mais adequado para as suas operações.

Confira essa lista de fatores que você deve levar em consideração antes de tomar sua decisão:

  • valor médio dos itens do seu e-commerce, comparando com tarifas de frete;
  • volume de envios da sua empresa;
  • valor do ticket médio em sua loja;
  • local de residência do público-alvo;
  • possibilidade de seguro de mercadorias;
  • suporte e rastreamento;
  • prazos.

Por fim, é fundamental deixar claro que, se a sua loja tiver viabilidade para adotar essas duas medidas de transporte, será muito benéfico tanto para o seu negócio quanto para os clientes.

Com essa possibilidade, o consumidor poderá escolher o que será mais conveniente para ele, levando em conta o tempo de entrega do produto e o valor final após a taxa de frete.

Esperamos que, agora, você possa chegar a uma conclusão e decidir entre Correios ou transportadora para garantir resultados cada vez melhores no seu negócio. Saiba que ambos são grandes aliados do comerciante digital nos dias de hoje!

Gostou do texto e quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Então, aproveite para seguir a nossa página no Facebook, pois assim você pode acompanhar as nossas atualizações por lá!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Correios ou transportadora: qual escolher para e-commerce?
4 (80%) 2 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10% de desconto
50% de desconto
10% de desconto
30% de desconto
20% de desconto
30% desconto
50% de desconto
20% de desconto
30% de desconto
50% desconto
30% de desconto
50% de desconto
Gire e ganhe desconto no ingresso
Digite seu endereço de e-mail e gire a roda. Esta é sua chance de ganhar descontos incríveis!

Escolha a cidade para o desconto!

Regras:
  • Uma chance por email
  • Não acumula para outra cidade
  • Enquanto durarem os ingressos free.