8 erros cometidos por empreendedores on-line iniciantes
5 formas criativas de divulgar sua loja virtual gastando pouco

O que é conversão e como aumentá-la na sua loja Tray

Publicado em: • Última Atualização:

Depois de colocar a loja no ar, vem a maior dúvida dos donos de e-commerce: “Como fazer para aumentar as vendas no site?”. Se você já procurou informações sobre como melhorar os seus resultados, deve ter se deparado com a famigerada taxa de conversão. Neste artigo vamos te explicar melhor o que é e como melhorar a sua taxa e, por consequência, os seus lucros. Acompanhe!

Porque a taxa de conversão é importante?

A taxa de conversão é uma das métricas mais fundamentais para acompanhar os resultados de uma loja online, ela permite monitorar o desempenho de todas as campanhas pagas, disparos de e-mails e todos os seus esforços de marketing. De uma maneira geral, ela possibilita entender o que dá bons resultados e o que você precisa mudar já!

Mas afinal, o que é taxa de conversão?

Diferente do que muita gente pensa, a taxa de conversão não se limita só a entender os números ligados à venda. Na verdade, a chamada ‘conversão’ pode ser determinada por você de acordo com as suas necessidades, como o preenchimento de um cadastro, o opt in em uma lista de e-mail ou até o pedido de um orçamento.

Como no mundo dos e-commerces, a taxa de conversão mais analisada é a de vendas fechadas, é essa que vamos usar como exemplo para explicar o cálculo e sugerir melhorias para o seu site.

E como calcular a taxa de conversão?

A ideia da taxa de conversão é descobrir qual a razão, ou a porcentagem de negócios fechados, levando em consideração o número de visitantes que você recebeu. A conta é simples: divida o número de vendas pelo número de visitas e multiplique por 100. Para exemplificar, se você faz 300 vendas por mês, e neste mesmo mês recebeu 10 mil visitas, então a sua taxa de conversão seria de 3% para este período.

O cálculo, apesar de simples, é bastante eficaz, e o mais importante é o seu acompanhamento e também a sua análise.

Você pode usar períodos de tempo diferentes, visitas segmentadas e outras tantas variáveis que vão ajudar a entender o que mais funciona para o fechamento efetivo de vendas.

Existe uma taxa de conversão ideal?

Estima-se que a porcentagem ideal para o comércio eletrônico fique entre 1% e 2%, mas é importante lembrar que  isso varia muito de acordo com os produtos vendidos. E-commerces que oferecem produtos mais caros costumam ter uma taxa menor, e lojas com preços mais acessíveis tem a taxa maior.

De maneira geral, uma taxa alta significa que suas ações para atrair os clientes estão funcionando e, mais do que isso, que você tem atraído clientes certos no momento certo, com chances maiores de fechar negócios.

A verdade é que independentemente do seu segmento e do preço médio dos itens da sua loja, a ideia é sempre aumentar a taxa, otimizando suas vendas.

Como melhorar a conversão da sua loja?

Uma taxa de conversão baixa pode ser sintoma de alguns problemas; pode significar que as pessoas não estão encontrando o que buscam dentro do seu site,  que estão com dúvidas ou inseguras a respeito da compra, ou pior, os clientes estão tendo dificuldades de finalizar o processo.

Para melhorar estas questões, separamos algumas dicas:

Invista em personalização

A personalização da navegação pode ajudar a aumentar a sua conversão, já que consegue entregar os produtos ideais no momento certo para cada cliente. Baseado em informações prévias de navegação, é possível entregar melhores resultados e garantir a venda. Algumas dicas de personalização são:

  • Logo que o cliente entrar em seu site, mostre os itens mais vendidos ou que estão em tendência no momento;
  • Para aqueles que estão retornando, apresente produtos previamente pesquisados além de recomendações com base em dados de navegações e compras já realizadas;
  • Mostre itens relacionados ao que o cliente está comprando, aproveite para fazer uma venda cruzada e aumentar o tíquete médio da venda.

Para isso, é essencial contar com um bom sistema de recomendação, assim como oferecido pelo Prognoos https://prognoos.com/parceiros/tray/

Tenha boas fotos e uma descrição detalhada

Caprichar no visual da loja e na experiência do usuário são algumas das ações mais básicas ao planejar o seu e-commerce, mas você também não deve parar por ai. Aposte em boas fotos e de vários ângulos diferentes, uma descrição bem detalhada das dimensões e de outras informações importantes também pode fazer a diferença. Evite que seu cliente abandone a compra por ter dúvidas sobre o produto.

Garantias e segurança

Muitas pessoas ainda têm medo das compras online, procure transmitir segurança na sua loja com certificados de segurança ou ainda garantias de devolução e troca.

Facilidade para a compra

A cada etapa ou clique a mais, sua conversão pode diminuir, mantenha o caminho até a compra fácil e ajude o cliente no que puder. Mantenha um cadastro simples de ser preenchido, além de dar a opção de recuperar a senha para os cadastrados mais esquecidos.

Apesar de não existir uma fórmula mágica ou bala de prata para aumentar sua conversão magicamente, essas ações já podem ajudar a melhorar alguns números e fidelizar clientes. Não se esqueça de acompanhar todos os seus dados de navegação, visitas, abandono de página ou carrinho para ter ideia sempre de onde melhorar, e boas vendas!

Artigo escrito por: Prognoos

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

O que é conversão e como aumentá-la na sua loja Tray
1 (20%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *