Como funciona a integração com marketplace na prática?
Como escolher as melhores redes sociais para divulgar loja online?

Controle de estoque: como integrar loja física e e-commerce?

Publicado em: • Última Atualização:

O que acontece se você vende mais produtos que o previsto no e-commerce e acaba tirando várias unidades da loja física para cobrir o furo? Pois é bem possível que, nesse cenário, você de repente perceba que está sem produtos para entregar para o consumidor que está logo ali, bem na sua frente! Faltou controle de estoque, não é?

Esse tipo de situação é bem comum quando um comércio não integra o estoque da loja física ao do e-commerce. Assim, na urgência, nada fica registrado, os produtos saem sem que você perceba e o processo todo acaba prejudicado por pura falta de organização. Já caiu nessa e não quer voltar a ter o mesmo problema? Seja bem-vindo! Acompanhe nosso post e confira a solução!

Centralize a gestão

Antes de mais nada, é preciso considerar seu e-commerce como uma extensão da sua loja física, unificando toda a gestão. Do controle financeiro ao feedback dos clientes, tenha todas as informações centralizadas no mesmo lugar. Sabe como isso é possível? Com a aquisição de um sistema ERP!

Esse recurso permite a integração não só de alguns setores, mas de toda a sua operação. O pedido que sai na loja física deve ter o mesmo trâmite do pedido da loja virtual, ambos chegando ao estoque apenas com a diferença no tipo de entrega, detalhe que influenciará a separação, a embalagem e o envio. O sistema de gestão deve ser capaz de filtrar as saídas por unidade de negócio: loja física ou e-commerce? Assim você acompanha o desempenho das vendas em cada modalidade e pode planejar suas campanhas de marketing com mais precisão.

Automatize os processos

Quanto mais processos manuais você tem, maior é a probabilidade de cometer falhas por esquecimento ou desencontro na comunicação. Imagine que você tem uma equipe dedicada ao e-commerce e outra exclusiva para a loja física. A equipe da loja virtual envia os pedidos assim que eles são feitos e a equipe da loja física só processa no fim do dia. Nesse contexto, já é na consolidação das informações no estoque que você pode se deparar com a falta de produtos para entrega. Melhor rever esse tipo de prática, não acha?

O melhor é automatizar os pedidos de forma que eles cheguem ao estoque por ordem de solicitação. E o controle de estoque também não pode ficar parado! Assim, cada pedido que entra deve vir acompanhando de baixa automática na quantidade de produtos disponíveis, indicando tanto para os vendedores quanto para o e-commerce qual é a disponibilidade de itens em tempo real. Mais uma vez, aqui a tecnologia também é uma grande aliada, proporcionando soluções prontas para acabar com qualquer falha processual mediante a automatização dos fluxos de informação e o controle da seu e-commerce.

Treine seu time

De toda forma, é importante ter em mente que, por si só, a tecnologia não faz milagres. Para que ela seja aproveitada em todo seu potencial, você precisa de uma equipe dedicada e preparadíssima para operar adequadamente os sistemas de controle de estoque da empresa.

Invista em treinamentos para que seus colaboradores tenham pleno conhecimento do funcionamento das ferramentas de gestão e saibam usar todos os recursos disponíveis. Promova capacitações regulares para resgatar as melhores práticas e não deixar que o conhecimento adquirido se perca. Mantenha um controle rigoroso sobre quem já passou pelos treinamentos, bem como sobre quem ainda está entrando na empresa e precisa ser capacitado. Time qualificado e tecnologia certa: essa é a dupla imbatível para promover o sucesso do seu comércio!

Conecte-se aos fornecedores

Você também pode facilitar o controle de estoque da loja física e virtual ao se conectar com os fornecedores de forma a integrar os sistemas de gestão e fortalecer sua cadeia de abastecimento. Assim, no momento que seu estoque contabiliza a quantidade mínima de itens permitidos, o sistema de vendas do fornecedor é acionado, realizando automaticamente o pedido de reposição.

Com isso, sem que ninguém precise interferir, o fornecedor já sabe que tem uma nova entrega a realizar, deixando seu time mais tranquilo com relação ao processo de reposição de mercadorias. Seu sistema ERP é alimentado com as informações de compra de forma automática e o financeiro é acionado para realizar o pagamento. Tudo se resolve em tempo recorde, sem preocupações! E o melhor: seu estoque nunca fica desabastecido!

Garanta seus processos

Você pode estar aí pensando que tantas facilidades devem ter um custo alto e que talvez não seja o momento de investir em profissionalizar seu controle de estoque, certo? Por mais que todo investimento realmente deva ser planejado para que você não venha a ter prejuízos, antes de focar apenas no custo da implementação de tais soluções, considere os benefícios que seu comércio pode ter ao integrar o controle de estoque da loja física e virtual! Confira e tire suas próprias conclusões sobre a relação entre custo e benefício!

Escalabilidade nas vendas

Com os estoques centralizados, você pode escalar suas vendas sem medo. Afinal, você sabe exatamente quantos produtos tem disponíveis, qual a capacidade de entrega dos fornecedores e como precificar o frete adequadamente, pensando na distribuição tanto para distâncias curtas quanto longas.

Produtividade da equipe

Como boa parte dos processos é automatizada, sua equipe ganha capacidade para gerar muito mais resultados em menos tempo. Assim, se antes o trabalho era dividido entre time físico e time virtual, agora você tem uma equipe enxuta, capaz de dar conta da separação de todos os pedidos, independentemente da unidade de negócio.

Otimização de recursos

O investimento inicial em tecnologia e treinamento se converte em redução de desperdícios, otimização do espaço do armazém, diminuição do capital de giro imobilizado, maior eficiência nas estratégias de precificação e redução do quadro de pessoal. Com tudo isso, o resultado é um só: você aumenta a lucratividade do seu comércio!

Capacidade de expansão

Monitorar 2 negócios ao mesmo tempo e comparar o desempenho de ambos exige olhar detalhista e bastante tempo de análise. Integrou loja física e virtual? Então agora tudo o que você tem a fazer é analisar os relatórios consolidados, filtrando as informações mais importantes como desejar. Como consequência, você toma decisões pautadas em dados seguros, podendo expandir suas vendas físicas e virtuais com base em cenários e tendências identificados por seu sistema de gestão. Nada mais de erros, apenas escolhas certeiras para o sucesso da sua loja!

Controle de estoque planejado, integrado e pronto para operar? Então agora é hora de se preocupar com as entregas: aprenda a tornar seu frete mais competitivo!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Controle de estoque: como integrar loja física e e-commerce?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *