Notificações push: entenda o que são e como utilizá-las no e-commerce

Por que criar conteúdo interativo para e-commerce? Veja 5 vantagens!

Publicado em: • Última Atualização:

Conteúdo interativo é aquele que solicita o engajamento ativo do usuário. Mais do que apenas ler ou assistir, ele requer interação ativa, levando os consumidores a responder, compartilhar, comentar, se inscrever ou postar suas próprias experiências.

Em outras palavras, ele incentiva o engajamento e desperta uma reação no usuário por meio de mídias digitais responsivas, a fim de estimular uma conversa bidirecional com a sua marca. O conteúdo interativo para e-commerce é uma excelente maneira de conectar-se com o público, e é por isso que a estratégia tem sido cada vez mais utilizada por empresários do setor.

Neste artigo nós explicamos, em 5 tópicos, por que utilizar conteúdos interativos no seu e-commerce pode ser uma excelente forma de você ampliar suas vendas. Confira!

1. Facilita a coleta de dados dos clientes

Estamos vivendo em um mundo de big data e não parece que a importância dos dados diminuirá tão cedo. Este é um lugar onde o marketing e o conteúdo interativo podem ter grandes benefícios: a coleta de dados.

Um dos principais motivos pelos quais os profissionais de marketing tentam coletar tantos dados é que desejam conhecer melhor seus clientes. E os consumidores hoje esperam isso. Eles querem serviços mais personalizados e conteúdos que falem diretamente com eles e se adaptem às suas necessidades.

A boa notícia? O conteúdo interativo permite que as marcas façam exatamente isso.

Por meio de questionários, avaliações e calculadoras, as marcas podem coletar dados que são cruciais para construir um perfil de cliente aprofundado. Esses dados podem então ser usados para criar produtos ou serviços melhores e aperfeiçoar o conteúdo para que se concentrem no que o cliente deseja e precisa.

2. Contribui para o feedback do cliente

O feedback do cliente é extremamente importante para as empresas. Sem ele, você não consegue fazer melhorias em suas mensagens de vendas, discernir pontos fracos em sua estratégia de marketing e aprender o que os clientes gostam ou não em seus produtos.

Entender mal os desejos e as necessidades do cliente pode ser prejudicial à estratégia de longo prazo de sua empresa e prejudicar seus resultados financeiros. Mas como você pode obter feedback de uma maneira indolor e até divertida para seus clientes?

As enquetes e pesquisas são uma maneira rápida de os clientes compartilharem suas opiniões sobre seu produto ou serviço. Ao dar a eles uma saída rápida e imediata, eles estarão mais propensos a fornecer feedback. Você pode ver o feedback em tempo real e dinamizar sua estratégia de marketing ou produto em tempo hábil.

3. Educa os consumidores

Os consumidores são experientes e sabem quando estão sendo expostos diretamente — e a maioria deles não gosta disso. Muitas vezes pode ser porque eles ainda não estejam dentro do ciclo de compra — talvez eles estejam apenas tentando descobrir algumas informações ou só “dando uma olhada”.

Essa é uma área em que o conteúdo interativo se destaca. Sabemos que a Internet é agora uma das primeiras opções de pesquisa para os consumidores antes de uma compra. Eles não precisam (ou querem) perder tempo sendo lançados antes de estarem prontos.

O conteúdo interativo pode ser perfeito para educar os consumidores por meio de vídeos interativos, infográficos e white papers, permitindo que eles percorram uma história e sejam instruídos corretamente.

4. Favorece o remarketing

O remarketing é um dos conceitos de marketing mais avançados que existem. Ele permite que você alcance os consumidores que já visitaram seu site ou aplicativo e, consequentemente, ajuda a converter potenciais clientes potenciais.

Muitas marcas podem já fazer isso com a segmentação, mas o conteúdo interativo permite que você dê um passo adiante. Por quê?

Por causa de algo que mencionamos um pouco antes: dados. Os dados coletados do conteúdo interativo podem ser usados para desenvolver um conteúdo novo, muito mais personalizado.

Os consumidores desejam mais personalização, mas não querem revelar seus detalhes (no sentido tradicional) para obtê-los, mas, ao usar conteúdo interativo, as marcas podem obter todos os insights de que precisam para criar um conteúdo que atrairá quem já está interessado e animado para comprar.

5. Contribui para o estabelecimento da sua marca

Se você criar uma conexão com o cliente, ele se tornará fiel a você por causa dessa confiança. É assim que você cria clientes recorrentes ou visitas contínuas ao seu site, mesmo que a compra ainda não tenha sido feita.

Construir sua marca ajuda você a estabelecer um lugar na indústria, e isso pode ser feito de várias maneiras.

O conteúdo que você produz não precisa ser apenas sobre seus produtos. Você pode ajudar a ensinar seus clientes sobre as melhores maneiras de usar o produto ou oferecer dicas sobre como os produtos podem funcionar em conjunto no setor.

Além de fornecer conteúdo que ajuda seus clientes a usar o produto corretamente e os incentiva a experimentar coisas novas com o produto, o compartilhamento também pode ser uma forma de ajudar as pessoas a serem mais interativas.

Isso pode acontecer de duas maneiras: revisão diretamente no site e compartilhamento de mídia social.

Compartilhar nas mídias sociais aumenta a visibilidade e ajuda a aumentar a conexão que o compartilhador tem com sua marca. Além disso, faz com que outras pessoas vejam seu conteúdo e produtos e acessem seu site para interagir com você. Quando um cliente tem uma boa interação, ele deseja compartilhar essa experiência e contar a outros sobre ela.

Deixar um comentário diretamente no site relatando esse bom momento também é muito vantajoso para a marca, afinal, é provável que os novos clientes vejam o que outras pessoas disseram sobre seus produtos e sejam influenciados por isso. Além disso, o compartilhamento nas redes sociais também incentiva outras pessoas a clicarem no seu site.

Em resumo, os clientes estão mais dispostos a compartilhar suas informações com empresas que vão além para produzir conteúdo que seja genuinamente útil e envolvente.

Embora existam alguns tipos de conteúdo que são mais comuns do que outros, a grande vantagem do conteúdo interativo é que a criatividade pode render muito.

Diferentes tipos de conteúdo interativo para e-commerce incluem: infográficos animados, pesquisas e avaliações, calculadoras, jogos, chats ao vivo, enquetes, vídeos, infográficos e cronogramas interativos, entre outros.

Há muito espaço para ser original, especialmente se você incluir um pouco de narrativa de marca na mistura.

Achou este conteúdo importante para as suas estratégias de negócio? Compartilhe-o nas suas mídias sociais!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Por que criar conteúdo interativo para e-commerce? Veja 5 vantagens!
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *