O que é unboxing experience e qual a sua importância?
Entenda como criar uma proposta de valor única para sua loja virtual

O que é conteúdo duplicado, como identificá-lo e eliminá-lo?

Publicado em: • Última Atualização:

O conteúdo duplicado é um dos problemas que mais afetam negativamente a posição de seu site em mecanismos de busca. Por isso, é importante ter cuidado no momento da criação do conteúdo, pois muitas vezes a duplicidade acontece por falta de conhecimento técnico sobre o assunto.

No entanto, há casos em que o conteúdo é duplicado propositalmente, com a intenção de enganar os sites de busca e ganhar algumas posições no ranking. Mas, nesses casos, se o usuário entra em sites com conteúdos repetidos, ele pode ter uma imagem ruim de sua empresa.

Esse é apenas um exemplo das desvantagens do conteúdo duplicado em seu site. Quer saber mais sobre o assunto e como evitar esse problema? Continue a leitura deste post!

O que é conteúdo duplicado?

O conteúdo duplicado ou repetido é aquele que é copiado e colado, integralmente ou parcialmente, de um site para outro. Em muitos casos, basta que haja algumas linhas semelhantes para que o Google entenda que o conteúdo da página foi copiado de outra.

Esse problema pode ocorrer tanto dentro de um mesmo site quanto em domínios diferentes. Mas, a duplicidade não é aplicada em casos os quais você copia uma matéria e cola em seu site, com as devidas referências. Nesse caso, o Google entende que essa prática foi uma exceção.

Há ainda casos em que o conteúdo é duplicado sem que o webmaster perceba. Nesses casos, o profissional não tem muita experiência e comete uma falha técnica. Por exemplo: o mesmo texto pode ser encontrado nas URLs http://www.ecommerce.com/pagina/ e http://ecommerce.com/pagina/.

Nesses casos, os mecanismos de busca ficam confusos e entendem que são sites diferentes.

Como identificar o conteúdo duplicado?

Para eliminar esse tipo de erro, a primeira coisa a ser feita é saber identificar conteúdos repetidos no site. Para isso, você deve verificar as variações do domínio de seu site e evitar URLs mal-configuradas, que vão gerar duplicidade na página.

Os títulos e meta tags também devem ser verificados, pois é comum que fiquem duplicados. Para ajudar nessa questão, você pode usar o Google Search Console.

Outro ponto que ajuda a identificar conteúdos duplicados é verificar a existência de versão de impressão para as páginas. Quando os mecanismos de busca não são avisados sobre qual versão deve ter autoridade — página original ou específica para impressão —, eles entendem que há repetição de textos.

Além disso, o Copyscape é uma excelente ferramenta de identificação de plágio, muito útil para identificar esse tipo de erro no site. O Siteliner também pode ajudar nessa questão, pois é capaz de identificar quais e quantas duplicações existem em seu próprio domínio.

Quais são as desvantagens de ter conteúdo duplicado no site?

Sites com conteúdos duplicados são punidos pelo Google e dessa forma, perdem algumas posições no ranking. Quando o problema ocorre em páginas do mesmo domínio, elas vão competir entre si e ambas vão perder posição no ranking, mesmo que estejam com informações relevantes.

Além disso, quando há conteúdos duplicados, os mecanismos de buscam podem ficar confusos e não sabem qual versão que deve ser exibida. Então, caso você tenha distribuído textos em outros canais, é importante verificar se citaram a fonte.

Isso porque o Google é que decide qual site será exibido. Nesses casos, pode não ser o seu, mesmo que você tenha produzido o conteúdo original e divulgado em outros blogs.

Quando a duplicidade é feita de maneira maliciosa e o Google identifica mais conteúdos repetidos do que originais, a punição é mais severa. Nesses casos, os mecanismos de busca podem remover seu site dos índices de resultados, gerando prejuízos para seu negócio.

Como resolver o problema para melhorar o ranqueamento no Google?

Para evitar a duplicação de conteúdo e melhorar o posicionamento do site, você pode tomar algumas medidas para contornar o problema. A seguir, vamos dar algumas dicas para você fazer isso.

Faça o redirecionamento 301

O redirecionamento 301 é uma configuração no servidor de hospedagem do site, que informa ao usuário que a página A agora é página B. Dessa forma, quando alguém entra na página A, ele será automaticamente redirecionado para a página B.

Esse é um direcionamento inteligente que remaneja, além dos usuários, os robôs dos motores de busca para uma nova página. Essa estratégia ajuda a eliminar a competição entre as páginas internas e melhorar o ranqueamento do seu site.

Utilize a tag noindex, follow

Essa tag é utilizada em casos você queira mostrar para os mecanismos de busca que uma página específica pode ser rastreada, mas não indexada nos resultados de pesquisa. A estratégia é bem-vinda quando você tem uma campanha exclusiva para assinantes de seu site e quer que apenas eles encontrem a promoção nas buscas.

Configure parâmetros passivos no Search Console Google

Essa é mais uma maneira de remover o conteúdo duplicado de seu site e consiste em configurar algumas URLs como passivas para o Google. Dessa forma, você “diz” os robôs do mecanismo de busca para ignorar aquela URL que foi informada.

Monitore a distribuição de seu conteúdo em outros sites e blogs

Se você tem o costume de distribuir seu conteúdo em outros canais, é importante monitorar os materiais. Como terão vários sites com o mesmo conteúdo, a página a ser exibida nos resultados de busca pode ser alguma que tenha seu conteúdo duplicado.

Por isso, é importante que os administradores de outras páginas para que eles referenciem seu site, de forma que você não seja punido pelos mecanismos de busca e não perca posições no ranking.

Como você viu, eliminar conteúdos duplicados não é tão difícil, mas essencial para as boas práticas de SEO. Lembrando que o bom posicionamento de seu site é essencial para o aumento das visitas em seu e-commerce para ter um bom volume de vendas e um faturamento alto.

Gostou do post e quer outras dicas para melhorar a estratégias de SEO de seu e-commerce? Fique de olho em mais artigo da Escola de E-commerce!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

O que é conteúdo duplicado, como identificá-lo e eliminá-lo?
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *