Pesquisar
Close this search box.

Contabilidade ambiental: o que é e qual a importância para as empresas

Contabilidade Ambiental consiste na contabilização dos impactos que um novo produto ou serviço, pode trazer ao meio ambiente. A ação é extremamente importante, pois, no projeto, já existe toda uma preocupação com o meio ambiente e ajuda a diminuir impactos negativos.
Contabilidade Ambiental

Principais tópicos

A contabilidade ambiental é uma estratégia que muitas empresas estão buscando para otimizar seus processos e diminuir seus impactos.

Afinal, o mercado e o meio ambiente estão demandando cada vez mais ações sustentáveis.

Com essa ação, é possível criar um diferencial competitivo muito poderoso, além de outros benefícios que garantem maior sucesso nos negócios.

Ainda assim, existem muitas dúvidas que permeiam o conceito e a aplicação da contabilidade ambiental.

Mas não é preciso se preocupar. Isso porque preparamos este artigo completo para você saber agora mesmo tudo o que é relevante sobre contabilidade ambiental. Não deixe de conferir até o final!

O que é contabilidade ambiental?

A contabilidade ambiental diz respeito a uma área da contabilidade que tem como objetivo mensurar, registrar e comunicar todas as informações relacionadas aos impactos ambientais oriundo das atividades empresariais.

Essa prática vai além das tradicionais análises financeiras e contábeis, abordando outros aspectos, como consumo de recursos naturais, emissões de poluentes, geração de resíduos e demais fatores que podem afetar o meio ambiente, por parte das empresas.

Como exemplo, vamos imaginar uma empresa que produz e vende produtos eletrônicos.

A contabilidade ambiental fará uma análise que vai além da dos lucros e custos financeiros. Assim, para essa empresa, a contabilidade ambiental vai avaliar:

  • consumo de energia;
  • uso de matérias-primas;
  • resíduos gerados;
  • emissões de gases de efeito estufa;
  • entre outros.

Essas informações de relevância ambiental serão registradas e analisadas para que forneçam informações reais e atualizadas.

Assim, os gestores possam ter uma visão real sobre os impactos ambientais obtidos através dos processos.

Qual é o objetivo da contabilidade ambiental?

O principal objetivo da contabilidade ambiental é fornecer às diversas empresas uma visão real e compreensão sobre os impactos ambientais que as suas atividades geram, sobre como elas afetam o meio ambiente e os melhores caminhos para agir de uma forma mais sustentável.

Ao adotarem a contabilidade ambiental, os empreendimentos buscam identificar, medir e registrar todos os diferentes aspectos relacionados ao meio ambiente, que são afetados por suas operações.

Com base nas informações coletadas pela contabilidade ambiental, os negócios podem analisar o seu desempenho ambiental para compreender de forma mais detalhada como suas operações estão impactando no ecossistema e na comunidade em que fazem parte.

Com essa compreensão, baseada em dados e informações reais, é possível identificar as melhorias necessárias, estabelecer metas ambientais realistas, desenvolver novas abordagens mais sustentáveis e reduzir drasticamente os impactos negativos de suas ações.

Outra importante informação que a contabilidade fornece é sobre potenciais riscos ambientais que se originam das suas atividades, para que os negócios tomem medidas preventivas.

Quando bem feita, essa análise fornece dados para que se compreenda quais são as melhores medidas preventivas, como uso de energias renováveis, tecnologias limpas, práticas de conservação de recursos naturais, adoção de políticas de descarte responsáveis e muito mais.

Além disso, a contabilidade ambiental é uma excelente maneira para um negócio promover a transparência e prestação de contas.

Cada vez mais, o mercado em geral, como consumidores, investidores e reguladores, está pressionando as empresas para que tenham uma pegada ecológica condizente com as necessidades atuais.

Com a adoção dessa prática, as empresas podem comunicar seus esforços de forma transparente e demonstrar que estão comprometidas com a sustentabilidade e as suas responsabilidades ambientais.

Logo, a contabilidade ambiental é voltada para fazer a integração entre práticas sustentáveis com os processos empresariais.

Ela faz o incentivo de abordagens holísticas, em que os impactos passam a ser considerados em todas as tomadas de decisões para que os processos empresariais se tornem cada vez mais ecológicos.

Quais são as vantagens de utilizar a contabilidade ambiental nas empresas?

A contabilidade ambiental acaba desempenhando um papel muito importante e que gera diferentes benefícios para as empresas, fornecendo informações precisas e relevantes para que os gestores possam tomar decisões mais conscientes.

A seguir, vamos explicar algumas das principais vantagens da contabilidade ambiental nas empresas. Acompanhe!

Redução de custos operacionais

A contabilidade ambiental pode ajudar as empresas a identificarem e reduzirem custos operacionais diversos que se relacionam ao consumo de recursos naturais, à gestão de resíduos e ao cumprimento das regulações ambientais.

Assim, ao fazer a análise e o acompanhamento do uso de energia, água, matéria-prima e outros recursos, os empreendimentos podem identificar oportunidades de diminuir esses gastos e implementar medidas de conservação.

Todas essas ações voltadas para a sustentabilidade acabam se convertendo em uma redução dos custos relacionados com consumo excessivo de recursos e muito mais.

Otimização da cadeia de suprimentos

Considerando os impactos gerados pela empresa em todos os seus processos produtivos, desde a obtenção de matéria-prima até a entrega e distribuição do produto final, é possível identificar fornecedores mais sustentáveis para promover práticas de produção e de distribuição, muito mais eficientes.

Não são apenas os riscos ambientais que são diminuídos, mas também geram outras melhorias, como maior eficiência na cadeia de suprimentos, diminuição de custos e fortalecimento da imagem da marca.

Cumprimento das regulamentações ambientais

O cumprimento das regulamentações ambientais também é outra importante vantagem desse tipo de contabilidade. Existem leis, normas e regulamentações ambientais que devem ser seguidas por empresas variadas.

Ao fazer o correto monitoramento e a gestão da emissão de gases de efeito estufa, da gestão de resíduos, do consumo de água, entre outras ações, as empresas garantem que estão em conformidade com as leis e regulamentações vigentes.

É fundamental lembrar que esses são requisitos indispensáveis para que uma empresa possa participar de determinadas licitações, parcerias comerciais e atrair potenciais investidores do negócio.

Gestão de riscos e prevenção de crises

A contabilidade ambiental, como já é possível perceber, é uma poderosa aliada para evitar riscos e realizar prevenção de crises ambientais.

Isso porque, ao avaliar os potenciais riscos ambientais originários das operações das empresas, medidas preventivas eficientes podem ser empregadas.

Com isso, podemos incluir uma política de gestão de riscos, planos de contingência e ações para mitigar esses riscos.

Aumento da reputação e imagem corporativa

A contabilidade ambiental tem um papel fundamental na construção de uma reputação sustentável e para a melhoria da imagem da empresa.

Com consumidores cada vez mais conscientes sobre suas responsabilidades ambientais, é preciso adequar-se a esse novo mercado.

É cada vez mais comum encontrar um público-alvo consciente, que valoriza e dá preferência às empresas voltadas para práticas sustentáveis.

Com a adoção da contabilidade ambiental, os empreendimentos conseguem fazer todo o monitoramento das suas práticas, para que possam comunicar esses dados para os consumidores.

Como aplicar a contabilidade ambiental de maneira eficiente?

Essa é uma ferramenta de grande valor para os negócios, mas é preciso saber como aplicá-la da maneira correta.

A seguir, separamos os principais passos para uma aplicação eficiente da contabilidade ambiental. Não deixe de conferir!

Avalie os impactos ambientais da empresa

A primeira etapa é fazer um levantamento dos impactos ambientais que a empresa já gera.

Esse é o momento de avaliar o consumo de recursos naturais, a emissão de gases nocivos à atmosfera, a geração de resíduos, o uso de produtos químicos e o que mais provocar impactos negativos ao meio ambiente.

É por meio desse levantamento da situação atual da empresa que será possível saber quais são as áreas que produzem maior impacto e onde melhorias podem ser feitas.

Estabeleça metas e indicadores

Após essa avaliação interna dos impactos ambientais, é o momento de estabelecer metas de sustentabilidade e estipular os indicadores de performance para essas metas.

Uma boa estratégia,é utilizar a técnica conhecida como SMART (específica, mensurável, atingível, realista e temporal).

Somente com metas claras e indicadores será possível monitorar o progresso das ações estipuladas.

Implemente as medidas de redução

Com metas e indicadores definidos, é a hora de colocar em prática as medidas de redução para alcançar o objetivo estipulado.

Existem muitas maneiras de fazer isso, e cada empresa deve compreender qual é a melhor.

As medidas de redução podem envolver a adoção de tecnologias mais eficientes, implementação de práticas de conservação, otimização de processos, uso de energias renováveis e outras importantes ações.

Monitore e produza relatórios

O monitoramento dos resultados também é uma parte indispensável para implementar a contabilidade ambiental. Isso porque é preciso fazer o monitoramento contínuo das atividades e dos resultados gerados.

Para tanto, é necessário fazer a coleta de dados confiáveis, registrar as informações relevantes e analisar os resultados com regularidade.

Essa é a melhor maneira de acompanhar o desempenho ambiental de uma empresa ao longo do tempo para identificar as áreas que requerem melhorias.

Faça a integração com a contabilidade financeira

É muito provável que uma empresa tenha um setor de contabilidade já em funcionamento. Em contrapartida, já não é tão provável que exista uma contabilidade ambiental.

Portanto, o ideal é realizar a integração entre essas duas áreas da contabilidade para que passem a trabalhar de maneira conjunta.

Para isso, vale fazer a criação de sistemas de informações adequados para que os custos ambientais sejam capturados.

Essa integração é que permitirá que a empresa faça a avaliação do desempenho ambiental de maneira mais abrangente e passe a tomar suas decisões com base em relatórios ambientais e financeiros.

Realize treinamentos

Para obter mais sucesso com a implementação da contabilidade ambiental, é importante investir em treinamentos e buscar pelas certificações disponíveis.

Existem vários tipos de certificação e selos ambientais com reconhecimento internacional, como ISO 1400,LEED e B Corp.

Engaje os colaboradores

Um fator-chave para o sucesso dessa estratégia é engajar e conscientizar os colaboradores da empresa.

Não somente disponibilizando os cursos e treinamentos, mas utilizando práticas empresariais de conscientização sobre os objetivos e benefícios dessa prática para a empresa.

Mantenha-se atualizado

As tendências e regulamentações ambientais não param de surgir, como novas normas e tecnologias que ajudam as empresas a serem mais sustentáveis.

É essencial acompanhar essas mudanças nas leis, normas e políticas para o setor, para garantir que a empresa esteja em conformidade e esteja antecipada às exigências futuras que possam surgir.

Quais são exemplos de contabilidade ambiental nas empresas?

Muitas empresas, de diferentes nichos e mercados, já reconhecem a importância da contabilidade e adotam atitudes que mostram isso.

Por meio de práticas sustentáveis em suas operações, elas estão liderando o caminho em direção a um futuro empresarial mais ecologicamente correto.

A seguir, falaremos sobre alguns exemplos inspiradores da implementação da contabilidade ambiental. Confira!

Natura

A Natura, uma companhia de cosméticos nacional, utilizou a contabilidade ambiental para identificar e entender os impactos ambientais causados em cada uma das etapas do seu processo produtivo.

Vamos a alguns deles!

Uso de ingredientes naturais e sustentáveis

Para mostrar que valoriza a biodiversidade brasileira, a empresa prioriza a utilização de ingredientes naturais que venham de fontes sustentáveis.

Por meio de parcerias com as comunidades locais, ela mantém uma relação produtiva com agricultores e extrativistas dessas comunidades.

Compromisso com a Amazônia

Para estabelecer e firmar um compromisso sólido com a Amazônia, a Natura apoia diversos projetos de conservação do bioma, estimula um comércio mais justo e trabalha para evitar o desmatamento nos seus processos produtivos.

Programa de logística sustentável

A empresa também se preocupa com o processo logístico que envolve o transporte de seus produtos.

Tudo é planejado para a diminuição dos gases de efeito estufa, buscando estratégias para rotas de transporte otimizadas, transporte compartilhado e adotando veículos de menor impacto, como bicicletas e veículos elétricos.

Compromisso com a transparência e educação

O empreendimento também assumiu um forte compromisso com a educação e transparência ambiental.

Logo, ela compartilha informações sobre suas iniciativas, metas e o progresso alcançado.

Além disso, a Natura também investe em programas educacionais diversos e de conscientização ambiental, para engajar colaboradores, consumidores e empresas parceiras.

Patagonia

A Patagonia, uma reconhecida empresa voltada para roupas e equipamento outdoor, adota medidas importantes de contabilidade ambiental para fazer o rastreamento e a mensuração de seu impacto ambiental em todo o processo empresarial.

Com essas informações, a empresa consegue identificar oportunidades de melhoria e redução de impactos ambientais, podendo mostrar para seus clientes e investidores os bons resultados dessa preocupação. Veja, agora, algumas dessas ações!

Programa de reciclagem de roupas

Em uma de suas ações, a empresa incentivou os seus clientes a devolverem as roupas usadas para serem recicladas.

Com isso, reduz resíduos enviados para os aterros sanitários e, ainda, incentiva a economia circular.

Neutralidade de carbono

Outra medida sustentável adotada pela empresa é a neutralização da emissão de carbono em suas operações.

Para essa ação, a empresa adotou a utilização de energias renováveis, a implementação de medidas de eficiência energética e a compensação de emissões restantes por meio de projetos de reflorestamento.

Campanhas de conscientização

A Patagonia também utiliza o seu poder de influência entre os consumidores para aumentar a conscientização sobre questões ambientais, por meio de campanhas de educação e advocacia para abordar temas como a proteção de ecossistemas frágeis e a importância da conservação.

IKEA

Uma empresa líder no varejo de móveis, a IKEA vem se destacando em suas atitudes voltadas para a contabilidade ambiental. Essa companhia estabeleceu metas de sustentabilidade, que veremos a seguir.

Uso de materiais sustentáveis

A empresa busca utilizar apenas materiais oriundos de fontes sustentáveis em seus produtos. Isso inclui madeira certificada, plástico reciclado e tecidos orgânicos.

Outra importante atitude,é que a empresa faz esforços para minimizar o desperdício e otimizar o uso de recursos naturais em sua cadeia de produção.

Investimento em energia renovável

Essa organização está comprometida em gerar energia renovável para suprir suas operações.

Ela possui parques ecológicos e instalações de energia solar, visando à redução das emissões de gases de efeito estufa para estimular o crescimento da sua independência energética.

Programa de reciclagem de móveis

A IKEA também adotou um programa de reciclagem de móveis, ao estimular que seus consumidores devolvam produtos usados.

Assim, a empresa recicla esses móveis e faz a sua reutilização, reduzindo os impactos que estão associados à produção de novos móveis.

Tesla

Conhecida por seus processos e produtos inovadores, a Tesla é uma fabricante revolucionária de veículos elétricos. Ela utiliza a contabilidade ambiental em todos os seus processos.

Vamos às suas principais ações ambientais!

Veículos elétricos de emissão zero

A sua principal característica é justamente a fabricação de veículos elétricos que não geram a emissão de gases de efeito estufa. Logo, esses são veículos alimentados por baterias de alta eficiência e motores elétricos.

Integração de energia sustentável

A Tesla faz o incentivo da integração de energia renovável em suas operações e na infraestrutura de carregamento de seus automóveis.

Por meio da utilização de painéis solares e sistemas de armazenamento de energia em suas instalações, ela permite que seus processos sejam alimentados por fontes limpas.

Ciclo de vida sustentável dos veículos

A empresa também faz uma abordagem abrangente para garantir que seus produtos sejam sustentáveis ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Essa ação é garantida por meio do uso de materiais de baixo impacto ambiental no seu processo de fabricação e da implementação de programas de reciclagem de baterias.

Unilever

Essa gigante de bens de consumo, com uma variedade enorme de produtos, está cada vez mais engajada com as suas ações sustentáveis. Veja, a seguir, algumas de suas principais atitudes ambientais.

Uso sustentável da água

Essa companhia busca reduzir seu consumo de água e promover o uso sustentável dessa em toda a sua cadeia produtiva.

Para alcançar esse objetivo, ela implementou medidas de conservação, tratamento e reutilização de água e parcerias com as comunidades locais, para que tenham acesso mais facilitado à água potável.

Gestão de resíduos e embalagens sustentáveis

Com foco em diminuir os desperdícios e incentivar o uso de embalagens sustentáveis, a Unilever trabalha para minimizar o volume de resíduos e promover o uso de embalagens sustentáveis.

Agricultura sustentável

A Unilever também assumiu o compromisso de promover a agricultura sustentável em sua cadeia de suprimentos.

Isso inclui o apoio às diferentes práticas agrícolas que protegem a biodiversidade, fazem a redução no uso de pesticidas e fertilizantes químicos e promovem melhores condições de trabalho para os pequenos agricultores.

Acesso a produtos de higiene e limpeza

A empresa também se comprometeu em fornecer produtos de higiene e limpeza para as comunidades de baixa renda.

É uma das estratégias para melhorar a qualidade de vida, saúde e higiene nas comunidades locais em que suas operações acontecem.

Como utilizar a contabilidade ambiental como diferencial competitivo?

Como vimos ao longo deste artigo, a contabilidade ambiental pode, e deve, ser utilizada como uma poderosa fonte para gerar maior diferencial competitivo.

Isso porque o mercado no geral, consumidores, parceiros e investidores, estão cada vez mais buscando por negócios que adotem esse modelo produtivo.

Veja, agora, algumas formas eficientes de usar a contabilidade ambiental como diferencial competitivo!

Comunicação transparente

Para que essa prática se torne um diferencial competitivo relevante, é preciso adotar uma comunicação transparente com os potenciais parceiros e stakeholders.

As empresas que querem usar a contabilidade ambiental devem saber como comunicar suas práticas, seus esforços e resultados, por meio de relatórios de sustentabilidade, site, blog, redes sociais, campanhas de marketing e muito mais.

Somente assim, a empresa garante maior confiança e engajamento do público e consegue chamar a atenção de potenciais parceiros engajados no mesmo propósito.

Inovação em seus produtos

Com uma compreensão mais detalhada sobre seus processos, por meio da contabilidade ambiental, a empresa consegue entender como desenvolver produtos mais sustentáveis, nas suas atividades, utilizando materiais renováveis, reduzindo o uso de embalagens e minimizando o consumo de recursos não renováveis.

Parcerias estratégicas

Com as ações mencionadas neste artigo e o uso correto da contabilidade ambiental, é possível abrir portas para parcerias estratégicas com outros empreendimentos que compartilham dos mesmos valores e compromissos ambientais.

Existem muitas formas de firmar parcerias, como compartilhar conhecimentos e informações, colaboração em projetos ambientais e muito mais.

Como vimos, a contabilidade ambiental é fundamental para as empresas que desejam tornar-se mais sustentáveis.

Essa é uma realidade que está cada vez mais presente no mercado atual, já que empresas parceiras, consumidores e investidores estão mais interessados em negócios sustentáveis.

Além disso, existem muitos benefícios para os negócios que utilizam a contabilidade ambiental, e os exemplos que mostramos tornam mais fácil de compreender essas vantagens.

Agora, confira este artigo sobre a sustentabilidade no e-commerce e comece agora mesmo a desenvolver atitudes mais ecológicas no seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você ganhou! Atendimento secreto

Quer saber no detalhe como começar sua loja virtual aqui na Tray? Acesse o grupo VIP e participe da nossa live tira-dúvidas

Você já é um cliente Tray?

Não perca os nossos mais recentes lançamentos e mantenha-se atualizado!

Confira os Planos Tray e abra sua loja virtual

Mensal
Anual

Plano 1

52
Economize R$84
R$ 624 por ano
em até 6x sem juros

Melhor custo benefício

Plano 2

94
Economize R$60
R$ 1.128 por ano
em até 6x sem juros

Plano 3

236
Economize R$156
R$ 2.832 por ano
em até 6x sem juros

Plano 4

359
Economize R$480
R$ 4.308 por ano
em até 6x sem juros

Assine e receba novos materiais

⚠ Não se preocupe, você não receberá spams. Além disso, seus dados estão seguros, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.

Fique por dentro

Parabéns por se inscrever

Quer receber conteúdos e materiais em primeira mão? Acesse nosso grupo gratuitamente!