Importância da avaliação: 80% dos consumidores fazem suas compras baseados na experiência de outros usuários

Estudo recente afirma que o comportamento do consumidor não mudou apesar dos anos. Foi atualizada a forma de comprar, porém, opiniões ainda […]

Estudo recente afirma que o comportamento do consumidor não mudou apesar dos anos. Foi atualizada a forma de comprar, porém, opiniões ainda são necessárias para a sua tomada de decisão, entenda.

Vamos ver se você se identifica com essa lógica: quando precisamos de algum produto ou serviço, nós procuramos a opinião de um amigo ou familiar para nos indicar um produto ou empresa de confiança. Não é mesmo?

 

Com a popularização do e-commerce e a facilidade de comprar diretamente do conforto de sua casa, o consumidor atualizou a sua forma de comprar, no entanto, a desconfiança segue a mesma. 

Avaliações positivas como estratégia de vendas

Como resultado, um estudo recente realizado pelo Grupo Consumoteca mostra que 80% dos consumidores brasileiros veem a resenha geral sobre o serviço oferecido pela loja, antes de realizarem suas compras.

Ou seja, a maioria dos consumidores está de olho nas avaliações que os usuários deixam na sua loja. Portanto, é de extrema importância oferecer uma experiência de compra completa ao seu cliente. Comentários positivos atraem novos clientes e mantém sua máquina de vendas sempre girando.

Pesquisas de produtos na internet 

O estudo também mostra que o consumidor está cada vez mais tempo online em busca de informações na internet. Cerca de 67% das pessoas pesquisam valor, reputação da marca, qualidade dos produtos ou serviços que pretendem adquirir.

O interesse em avaliar só aumenta

É importante destacar que 51% dos entrevistados afirmam que gostam de escrever uma resenha sobre o produto, marca ou o serviço em geral que foi oferecido. Acima de tudo, quando ficam satisfeitos com suas compras.

Como cada geração avalia suas compras

O estudo traz ainda, uma informação interessante sobre as avaliações. Então consequentemente, esses dados importantes podem te ajudar a entender o comportamento do seu público alvo. Confira:

  • 53% dos consumidores Millennials estão mais propensos a avaliar suas compras quando satisfeitos e não veem problema em fazer isso diretamente nas plataformas de avaliação;
  • Seguido por 52% da geração X que também preferem avaliar nas plataformas digitais, quando satisfeitos com o serviço em geral;
  • Por outro lado, 46% dos representantes da geração Z preferem manifestar suas impressões sobre a compra em um local diferente. Normalmente, comentam em seus perfis pessoais;
  • Já a geração Y é a que mais interage com os perfis oficiais das marcas, deixando seu ponto de vista, diretamente com eles. Eles representam cerca de 43% dos entrevistados.

Para resumir, o consumidor está cada vez mais atento aos detalhes. Engana-se quem pensa que a “venda boca a boca”, como era chamada anteriormente, acabou. Na verdade essa comunicação entre pessoas apenas atualizou, através de comentários positivos ou negativos nas páginas do seu site.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário