Consumidor da terceira idade: como preparar o e-commerce para esse público?

Atender ao consumidor da terceira idade pode exigir algumas práticas mais específicas, mas uma coisa é certa: esse é um público que […]

Atender ao consumidor da terceira idade pode exigir algumas práticas mais específicas, mas uma coisa é certa: esse é um público que cada vez mais consome de e-commerce e apresenta grande tendência de crescimento para os próximos anos.

Com o aumento no número de idosos comprando online, as empresas de e-commerce devem entender como cativar, conquistar a confiança e se preparar para atender a essa crescente parcela de mercado.

Quer saber como preparar o seu e-commerce para o consumidor da terceira idade? Então este artigo é para você. Confira nas próximas linhas!

Como é o perfil do consumidor da terceira idade

O consumidor da terceira idade é um público que vem crescendo bastante e se tornando cada vez mais ativo nos canais digitais. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) informou que mais de 82%, em um universo de 503 idosos, estão aderindo ao e-commerce para realizar compras.

Os consumidores com mais de 60 anos já representam 13% da população brasileira e podem ultrapassar o número de 30 milhões de indivíduos em 2025. Esse grupo movimenta R$ 402,3 bilhões por ano, segundo pesquisa realizada em 2012. Outro fator perceptível é o aumento no número de idosos:

  • acesso à internet;
  • com smartphone;
  • consumindo em ambiente digital.

4 dicas de como preparar o e-commerce para o consumidor da terceira idade

Agora que já sabemos a importância desse público para a economia e o crescimento de pessoas acima de 60 anos no mundo das compras online, é hora de entender algumas boas práticas que podem fazer com que esse público seja consumidor dos seus produtos ou serviços. Confira 4 dias que separamos para você!

1. Ofereça confiança nas transações

Diferente do público mais jovem, que já cresceu com o desenvolvimento digital e está acostumado a buscar e realizar compras na internet, o público da terceira idade é acostumado com compras físicas. Portanto, muitas vezes pode ser mais difícil fornecer dados e acreditar que as comprar realizadas serão concretizadas de forma segura.

Quem quer trabalhar com esse público deve mostrar que os procedimentos são seguros e eficazes, fazendo com que as garantias de entregas estejam explícitas e de fácil entendimento e que os prazos serão cumpridos.

Para confirmar a legitimidade do negócio, deixe visível os dados da empresa no máximo de páginas possível e busque oferecer um canal de atendimento 24h. Disponibilize dados como:

  • CNPJ;
  • telefone de contato;
  • chat online.

É fundamental, também, manter o cliente ciente de todas as etapas da compra e oferecer um rastreamento que possa ser acompanhado em tempo real.

2. Facilite o pagamento

Os pagamentos online devem ser facilitados e é importante aderir a empresas conhecidas e reconhecidas no mercado. Dessa maneira, o cliente tema certeza de que se a transação não ocorrer como combinado, ele terá a garantia da devolução do dinheiro.

Aderir a formas de pagamento mais tradicionais também ajuda a conquistar esse público. Disponibilizar o pagamento via boleto bancário evita que o consumidor tenha que disponibilizar seus dados bancários na internet.

3. Facilite o processo de compra na plataforma online

Todo o layout do site deve ser otimizado para o público-alvo. Portanto, é preciso fazer com que o site seja intuitivo e de fácil assimilação por qualquer pessoa. Os principais comandos, como “comprar agora” e “acompanhe seu pedido”, devem estar bem visíveis.

A boa aparência e a usabilidade devem fazer com que o processo de compras seja uma boa experiência para o consumidor. Toda a experiência deve ser realizada com poucas ações, desde a escolha do produto, o preenchimento do cadastro e a finalização da transação. Invista em letras grandes e com fontes visíveis para facilitar o processo.

4. Disponibilize canais de atendimento para tirar dúvidas

Todas as informações devem estar bem nítidas e de fácil visualização. Imagens e vídeos do produto e da loja podem ajudar a gerar mais confiança. Além disso, colocar recomendações, avaliações e depoimentos de clientes que já compraram pode ajudar bastante na decisão do cliente.

Mesmo com boas informações, descrições e avaliações, é indispensável oferecer canais de atendimento que resolvam problemas e tirem as dúvidas mais comuns. Chat online, mensagens e e-mails são boas opções, mas para conquistar a confiança desse cliente, inclua um canal de atendimento por telefone que esteja constantemente disponível para contato.

A importância do consumidor da terceira idade

Um forte movimento consumidor que mais vem crescendo é o chamado “Grey Power”, em que os protagonistas são pessoas com mais de 60 anos. Isso porque esse público já conquistou uma estabilidade financeira e o seu poder de compra não tende a diminuir.

O idoso está cada vez mais ativo, mais saudável e conectado. Como a expectativa de vida tende a aumentar, cada vez mais os consumidores estarão com uma faixa-etária superior aos 60 anos, as empresas devem se adaptar para conquistar essa fatia do mercado.

Apesar de serem um promissor público-alvo, esse consumidor demanda algumas necessidades mais específicas e ainda conferem alguma resistência ao mercado online, apesar de estarem cada vez mais confortáveis com o mundo online.

Portanto, é preciso criar um planejamento e se preparar para atender às necessidades e demandas desse público. Ter uma operação e processos que sejam direcionados ao consumidor da terceira idade é fundamental. É preciso experimentar, realizar testes e fazer as devidas correções para entender o que é preciso para cativar os consumidores.

Conversar e dialogar com os seus clientes fará com que você entenda muito sobre o que estão buscando, além da maneira que preferem consumir conteúdos e produtos. Quem está começando agora pode contar com a vantagem de adequar a empresa a um público que estará cada vez mais presente e acostumando com o mundo da tecnologia em um futuro próximo.

Os consumidores da terceira idade representam uma parcela expressiva no consumo brasileiro. Além de serem mais estáveis financeiramente, eles estão aderindo cada vez mais ao mundo digital. É preciso cativar esse público e deixá-lo cada vez mais confortável e confiante com os seus produtos, serviços e compras online.

Se você quer ter acesso a mais materiais como esse e se manter atualizado, basta assinar nossa newsletter para não perder nada!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário