Compras no YouTube: Marcação de produtos

Para quem acompanha os avanços da tecnologia, e principalmente avanços voltados para o E-commerce, já era de se esperar que em algum […]

Para quem acompanha os avanços da tecnologia, e principalmente avanços voltados para o E-commerce, já era de se esperar que em algum momento futuro pudéssemos realizar compras pela TV durante a exibição de alguma propaganda e até mesmo filmes, onde são apresentados produtos que podem ser do nosso interesse.

Parece que essa realidade vem se aproximando cada vez mais. Principalmente agora que o Google liberou e está testando a funcionalidade de compras no YouTube.

Google tem grandes planos para o Youtube, e um deles é tornar o canal um importante destino de compras. Onde cada produto que você vê pelos vídeos da plataforma, logo poderão estar à venda direto pelo próprio canal. 

YouTube é a maior plataforma de vídeo online do mundo, e ao mesmo tempo, é também o segundo maior mecanismo de busca, logo depois do próprio Google.

Como funcionará o YouTube Shopping?

Já a algum tempo é possível criar um catálogo de produtos, denominado pelo YouTube como “estante de produtos”. Onde é exibido em formato carrossel abaixo da descrição do vídeo. Assim, há o redirecionamento para a loja virtual após clicar no produto.

Agora as empresas e criadores de conteúdo que utilizam a plataforma de vídeo poderão “marcar” os produtos que apresentam em seus vídeos. Essa funcionalidade será muito semelhante à funcionalidade de “marcar produtos” do Instagram.

No momento em que o produto marcado aparecer no vídeo, aparecerá uma Tag no canto superior direito do vídeo, similar a Tag de sugestão de vídeos.

Ao clicar na Tag, aparecerá no canto direito do vídeo, uma espécie de catálogo de produtos onde será apresentado todos os produtos que foram marcados durante o vídeo.

E ao dar continuidade clicando no produto, você será redirecionado diretamente para a loja virtual da marca, mais especificamente para a página do produto, para que você possa finalizar a compra do produto que se interessou durante o vídeo no YouTube.

E durante todo o vídeo ficará um “ícone” disponível no canto superior direito, onde será possível acessar os produtos marcados a qualquer momento.

E lembre-se de que para poder utilizar algumas funcionalidades sua conta deve sempre atender as políticas do canal e algumas outras regras como quantidade de inscritos no canal e quantidades de horas de exibição pública.

Quando o recurso estará disponível?

Ainda não sabemos quando o recurso de compras no YouTube estará disponível, e principalmente quando estará disponível aqui no Brasil.

Ainda não houve nenhuma notificação oficial sobre o recurso, sendo assim, sabemos apenas que ainda está em período de testes nos EUA.

Entretanto, já sabemos que a funcionalidade de marcar produtos durante o vídeo, e a possibilidade de comprar o mesmo, tem grande potencial.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário