Comprar e Vender na Shopee é seguro?

A Shopee está fazendo muito sucesso entre os consumidores. Descubra se é seguro vender na Shopee.  Além de ter um aplicativo intuitivo […]

A Shopee está fazendo muito sucesso entre os consumidores. Descubra se é seguro vender na Shopee. 

Além de ter um aplicativo intuitivo e diversidade surpreendente de produtos, a Shopee conta com diversos benefícios para quem compra. Assim, o marketplace atrai muitos consumidores e gera publicidade espontânea nas redes sociais. 

Mas, afinal, comprar e vender na Shopee é seguro? Vamos considerar alguns pontos!

O que é Shopee? 

A Shopee é um marketplace original da China. Porém, se popularizou no Brasil no final de 2020. 

O marketplace, nada mais é do que uma plataforma de compra e vendas, onde um grande player empresta sua audiência para vendedores terceirizados. Nesse caso, a Shopee faz a intermediação das vendas. Assim como o Mercado Livre. 

O sucesso do marketplace se deve a vários fatores. Um deles é a quantidade de publicidade nos canais de vendas: YouTube, Google Ads, TikTok, Instagram e VT’s nas grades de grandes emissoras de TV.

Por outro lado, existem as propagandas gratuitas. Devido aos benefícios da Shopee e preço baixo (outro fator de destaque), os consumidores realizam compras e geram conteúdos para outros usuários que estão interessados em comprar. Consequentemente, é uma espécie de mídia espontânea para o marketplace.

A Shopee conta com um site exclusivo para desktop, mas, sem dúvida, faz muito mais sucesso com o aplicativo. 

Como vender na Shopee?

Você pode vender na Shopee através de um CPF ou CNPJ. Não há empecilhos para começar a vender! 

O cadastro é rápido e fácil, porém, os produtos devem se encaixar perfeitamente na política do marketplace. Alguns produtos não podem ser comercializados na Shopee. Fora isso, é muito fácil colocar seus produtos para vender. 

Para conferir o passo a passo, confira aqui como realizar seu cadastro como vendedor no marketplace. 

É seguro comprar e vender na Shopee? 

As transações comerciais realizadas na internet estão evoluindo cada vez mais. Várias barreiras de seguranças são atualizadas diariamente para garantir a proteção dos dados de quem vende e de quem compra online. 

No geral, é sim muito seguro comprar e vender na Shopee. Afinal, o aplicativo oferece a garantia Shopee para eventuais problemas. 

Entretanto, é importante tomar alguns cuidados. 

Cuidados para vender na Shopee 

Para vendedores:

É importante se atentar a pedidos suspeitos. 

Você sabe mais ou menos como são seus pedidos, pois há um padrão. Para compras que destoam muito do padrão, geralmente com muitos produtos repetidos ou alto valor final, é importante abrir o olho. 

Tente buscar o nome do comprador na internet e, se necessário, efetue o cancelamento. 

Além disso, evite transações fora do sistema de segurança da Shopee.

Para compradores:

É importante ficar atento as avaliações do perfil do vendedor no aplicativo da Shopee e também conferir a reputação no Reclame Aqui. 

Neste caso, a dica mais importante é não realizar compra de produtos via transferência ou boleto bancário fora da Shopee. Se você foi levado da Shopee para um aplicativo de mensagem e fechou a compra por ali (devido a desconto ou qualquer outro motivo), sua compra não está assegurada pela Shopee. 

Em casos como esse, é contar com a índole do vendedor. Pois, não há nenhum vínculo a se cumprir. 

Como enviar o produto em segurança ao cliente 

Recebeu o pedido e o pagamento foi aprovado? É hora de preparar a entrega

De fato, a Shopee determinará um prazo para que você envie o produto. Geralmente, esse prazo contemplará o período de três dias úteis. Porém, o recomendado é que você envie o produto o mais rápido possível. 

Esse envio rápido já criará uma excelente impressão do cliente para com a sua loja. Ou seja, evita que o cliente tenha pontos para questionar o trabalho de seu e-commerce. 

Além do envio rápido, é importante garantir a segurança do produto. Quanto mais longe for a viagem pela qual o produto passará, mais deve-se atentar aos detalhes. 

Utilize plástico bolha, papel kraft, jornal, plástico tipo almofada, caixas firmes e grossas… todos as opções disponíveis e necessárias para que o produto chegue intacto ao destino. Para produtos sensíveis, os cuidados devem ser redobrados. 

Mesmo depois de tudo embalado, se for a primeira vez de envio, faça um teste. Gere impacto na caixa, empilhe peso em cima dela e tente dobrar. Depois desses desafios, você saberá se a embalagem está segura ou não. 

Além disso, não se esqueça de enviar o produto com o código de rastreio. Mais um ato de segurança para seu cliente e também para a sua loja virtual

Saiba como levar o cliente da Shopee para comprar em sua loja virtual

A Shopee é um marketplace e marketplaces possuem taxas

De fato, essa é uma excelente oportunidade de iniciar as vendas ou vender mais. Porém, se você deseja também vender diretamente em seu e-commerce, existem maneiras de conquistar esses clientes. 

Além de uma excelente experiência de compra, você pode enviar um brinde e um cartãozinho de sua loja com a compra. Esse cartãozinho, para ser ainda mais efetivo, deve conter um impulsionador de compra. Cupom de desconto, cupom de frete grátis ou brinde para a próxima compra. 

Destaque que o pedido deve ser realizado diretamente na loja virtual, assim, o cliente conseguirá aplicar os benefícios. 

E aí, já decidiu se vale a pena vender no marketplace? Seguindo todas as regras e tomando os cuidados necessários, vendas na Shopee é seguro! 

Confira agora quais são os principais marketplaces para vender no Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário