Como utilizar gatilhos mentais no e-commerce para vender mais
Links patrocinados do Google: conheça o novo formato

Como vender serviços pela internet? 5 dicas para alcançar o sucesso

Publicado em: • Última Atualização:

Com o crescimento acelerado da tecnologia, a internet se tornou um alvo muito fácil para as pessoas que pretendem vender os seus serviços. Afinal, hoje em dia, estar online não é mais uma opção, principalmente para os negócios que desejam crescer. Para os que pouco entendem sobre como iniciar na web, fica a pergunta: “como vender serviços pela internet?”.

É pensando nessas pessoas que trouxemos algumas dicas relevantes de como vender serviços pela internet, para que elas possam identificar um caminho melhor com toda a diversidade disponível nesse mercado online.

Ficou curioso e gostaria de aprender com as dicas? Então continue acompanhando o texto e comece a oferecer seus serviços na internet. Boa leitura e ótimas vendas!

1. Construa uma estratégia de marketing

Para vender os seus serviços na internet você precisa de visitantes e, para isso, é necessário que você use boas estratégias de tráfego para trazer o seu público ao seu site. Uma das táticas de marketing digital para conquistar os internautas é o SEO (significa Search Engine Optimization, ou Otimização para mecanismos de busca, em português).

Com as estratégias de SEO, você poderá gerar tráfego para o seu site de modo totalmente gratuito e bem direcionado. Contudo, antes, é preciso fazer um estudo a fim de analisar como o seu público está pesquisando e quais são as palavras-chave que estão ligadas ao seu serviço. Depois, basta criar conteúdos de respostas, lembrando que algumas ferramentas podem ser de grande auxílio nessa etapa, como o próprio planejador do Google e a Semrush.

Outras boas alternativas para gerar tráfego são os links patrocinados, como o Google Ads que, diferentemente do SEO, você precisa investir para aparecer. É possível, ainda, criar anúncios no Facebook Ads, uma das formas mais eficientes de gerar tráfego para vender na internet. Como mais de 2 bilhões de pessoas usam essa rede social no mundo todo, é impossível que o seu público não esteja lá.

Lembre-se de que os anúncios, de maneira geral, no Google e no Facebook, devem ser bem direcionados para garantir o sucesso das suas campanhas e, claro, a economia no seu bolso. É indicado contar com a ajuda de um profissional qualificado e com foco em resultados para que o seu negócio use todo o potencial dessas estratégias de marketing digital.

A melhor parte é que, ao fazer um excelente trabalho, podendo usar a junção desses meios e conseguindo tráfego qualificado, certamente você poderá contar com resultados melhores nas vendas dos seus serviços.

2. Trabalhe a imagem da sua empresa de maneira positiva

Ao pensar em como vender serviços pela internet, é preciso ter sempre em mente que você é o produto. Lembrando que isso vale para qualquer área de atuação, seja de beleza e saúde, educação, imóveis, trabalhos corporativos etc.

Ao oferecer serviços pela internet, você coloca o seu tempo com a promessa de cumprir algum propósito específico do cliente. Então, é preciso considerar a sua imagem pessoal como se fosse a sua “embalagem”.

Você deve ter um ótimo marketing pessoal e construir uma boa imagem para o seu empreendimento para, a partir disso, pensar em como vender serviços online. Para isso, você pode e deve usar de todas as facilidades que a internet oferece para ter sucesso. Durante esse processo, pense na maneira que você deseja ser visto e lembrado pelo mercado.

3. Utilize diferentes mídias sociais

Não deixe de investir em várias mídias, como em redes sociais empresariais, materiais ricos, postagens em blog, entre outros. Muitas pessoas estão presentes nesses locais, e esse é um motivo para se investir em um material de qualidade a ser produzido e compartilhado nessas mídias.

Tenha um perfil atualizado nas redes que você considera importantes para a empresa. Além disso, não deixe de contar com um site/blog de qualidade, com materiais extremamente profundos e que despertem o interesse de clientes e de visitantes.

A produção de materiais ricos (como e-books) e o investimento no relacionamento com os consumidores, via e-mail marketing, por exemplo, também ajudam significativamente na hora de criar autoridade, de vender serviços e de aumentar a credibilidade online.

4. Defina o público-alvo

Oferecer serviços pela internet quer dizer que você pode abranger um público muito grande, de inúmeros lugares do país e do mundo. No entanto, isso não significa que você não precisa conhecê-los — muito pelo contrário.

Como a internet é um ambiente que permite o acesso de muitas pessoas, você precisa saber muito bem quais são as que realmente se interessam pelo seu serviço e quantas você consegue atender ao mesmo tempo.

Para tanto, o mais recomendado é fazer pesquisas de mercado constantemente, enquetes, montar a sua persona ideal e demais pesquisas que envolvam o público. Ao definir a melhor maneira de vender online, você precisará saber:

  • quem deseja adquiri-lo;
  • quais os problemas deseja solucionar, ou seja: quais as soluções que seu serviço garante aos clientes;
  • por que deseja contratá-lo;
  • de onde ele é e outras características pessoais, como profissão, gênero, idade, organização familiar, entre outros;
  • qual o objetivo em contratar a sua empresa;
  • quais os diferenciais que o seu negócio oferece ao cliente para resolver essas questões de modo efetivo, entre outros.

5. Construa uma reputação online

Tanto para as empresas físicas quanto para as que pretendem vender serviços e produtos pela internet, essa é uma máxima muito relevante. A credibilidade precisa ser em relação ao mercado, aos concorrentes, clientes e a sua própria imagem.

Essa é uma questão que se desenvolve com o passar do tempo, afinal, não se cria uma boa reputação de um dia para o outro. No entanto, há ações muito necessárias que precisam ser usadas no momento de criar ou aumentar a sua credibilidade na internet.

Saiba que antes de começar a vender os seus serviços online, você precisará construir a sua autoridade nesse ambiente. Ações que ajudam muito nesse sentido são:

  • colocar cases de sucesso no seu site;
  • ser enfático e específico sobre o serviço que você está oferecendo;
  • desenvolver um bom portfólio online;
  • incluir testemunhos e depoimentos de consumidores previamente atendidos e que saíram bem satisfeitos com o serviço;
  • ser acessível, inserindo informações de contato de modo visível. Destacar o endereço, e-mail, redes sociais, telefone etc.;
  • frisar as suas credenciais, como as principais garantias oferecidas, prêmios e certificações conquistados, clientes, diferenciais, qual o mercado de atuação, entre outros;
  • descrever como foram feitos gerenciamentos de crise, se aconteceram, é claro.

E, então, agora que você sabe como vender serviços pela internet, já se sente pronto para começar? Não se esqueça de que você também está vendendo soluções, certo? Tendo isso em mente e seguindo essas dicas, você estará em um caminho de sucesso. Agora é o momento de colocar esses passos em prática e alavancar as suas vendas!

Gostou das nossas dicas para vender os seus serviços na web? Quer continuar aprendendo? Então aproveite para seguir a nossa página no Facebook para que você acompanhe as nossas atualizações por lá!

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook com especialistas em e-commerce e outros lojistas e envie sua pergunta.

Está pensando em criar uma loja virtual? Faça o teste e descubra se você está pronto!

Como vender serviços pela internet? 5 dicas para alcançar o sucesso
Avalie esse artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *