Vender pelo WhatsApp Business: veja 9 dicas para usar em 2021!

Cada vez mais empreendedores procuram saber como vender pelo WhatsApp Business. A versão corporativa lançada em 2018 veio para atender a uma […]

Cada vez mais empreendedores procuram saber como vender pelo WhatsApp Business. A versão corporativa lançada em 2018 veio para atender a uma necessidade urgente, pois muitas marcas já utilizavam a versão comum do WhatsApp para conversar com clientes. Para 2021, os números apontam para o fortalecimento do aplicativo como plataforma de vendas.

Segundo o relatório Mensageria no Brasil — Fevereiro de 2020, publicado pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, 76% dos brasileiros interagem com as marcas pelo WhatsApp. Isso mostra que o aplicativo se tornou um canal indispensável para estreitar relacionamentos, tirar dúvidas de clientes e até fechar vendas.

Com tantos usuários brasileiros, o WhatsApp é uma das tendências de negócios para 2021. A versão para empresas — WhatsApp Business — permite que os empreendedores definam horários de atendimento e criem mensagens personalizadas, entre outros diferentes recursos. Se você quer saber como usá-lo para conquistar mais clientes, acompanhe estas 9 dicas!

1. Instale o WhatsApp Business e capriche no seu perfil

O primeiro passo para vender pelo WhatsApp Business é instalar o aplicativo. Dependendo do seu dispositivo móvel, você o encontrará na Apple Store ou no Google Play. No momento da instalação, permita que o WhatsApp Business acesse suas fotos, seus contatos e arquivos. Feito isso, insira o seu número comercial no aplicativo já instalado.

O WhatsApp não permite que você use o mesmo número na versão comum e na versão empresarial. Portanto, é necessário ter um número dedicado exclusivamente para o perfil comercial. Em seguida, é o momento de editar o seu perfil, inserindo as principais informações da empresa.

Pode parecer óbvio, mas é preciso mencionar que é fundamental inserir informações corretas, atualizadas e profissionais: foto, endereço, descrição da empresa, endereço de e-mail, site e horário de funcionamento. Isso é o mínimo que as pessoas esperam encontrar no contato da sua empresa. Então, faça o possível para não errar nessa etapa e evitar quaisquer problemas de comunicação com os clientes.

2. Crie o catálogo do seu negócio

Desde 2019, o WhatsApp Business oferece o recurso de catálogo para facilitar ainda mais o processo de venda dentro do aplicativo. O recurso permite que as pessoas vejam os produtos disponíveis na loja com seus respectivos valores. Dessa forma, o usuário não precisa sair do aplicativo para ver os produtos, tornando o processo de uma compra muito mais rápido e simples.

Para criar o seu catálogo, você pode seguir os seguintes passos:

  1. vá em Configurações e depois em Configurações da Empresa;
  2. aperte em Catálogo e, em seguida, Adicionar produto ou serviço;
  3. aperte no ícone + e, na mesma tela, Adicionar Imagens;
  4. aperte em Nome do produto ou Serviço e escreva o nome;
  5. aperte em Preço R$ e coloque o preço do novo produto;
  6. aperte em Mais campos para adicionar a descrição do produto;
  7. vá em Salvar para terminar o cadastro do produto ou serviço.

Pronto! Agora, você só precisa repetir esses passos para cada produto que desejar inserir no catálogo da sua loja no WhatsApp Business.

3. Dê prioridade a um bom atendimento

Um dos erros mais comuns das empresas que querem vender pelo WhatsApp Business é não dedicar uma atenção especial ao atendimento. Há quem disponibilize o número para contato, por exemplo, mas não deixe um responsável por atender às chamadas e responder as mensagens.

Quem entra em contato com a empresa, seja via mensagem, seja via chamada, quer uma resposta rápida. O contrário disso pode significar uma perda para a concorrência. Contudo, uma atenção especial também não pode resultar em mensagens irrelevantes ou muitas mensagens em um curto espaço de tempo.

Além disso, o mesmo tipo de conteúdo não deve ser enviado para o usuário que acabou de conhecer seu perfil e para aquele que já conhece sua empresa há bastante tempo. Nesse caso, os dois perfis de usuário estão em estágios diferentes do funil de vendas.

Por isso, uma dica interessante é fazer um cronograma de mensagens. Separe os conteúdos que serão enviados para os clientes presentes no topo, meio e fundo de funil. Essa organização vai ajudar sua empresa a avançar os usuários na jornada de vendas.

4. Aproveite o recurso da lista de transmissão

Para organizar e automatizar as estratégias de engajamento dos seus contatos no WhatsApp Business, foi criada a lista de transmissão. Esse recurso permite que você envie uma mesma mensagem para vários contatos ao mesmo tempo, mantendo sua produtividade em alta.

Afinal, imagine precisar mandar uma promoção ou mensagem personalizada para cada usuário ou para cada um dos grupos? É um esforço desnecessário se você souber aproveitar o recurso da lista de transmissão. Na prática, basta inserir os números dos seus clientes e mandar a mensagem, como se fosse um grupo de WhatsApp comum.

Vale a pena deixar claro que as mensagens são enviadas apenas para os usuários que fazem parte da sua lista de transmissão. Portanto, consulte cada um deles para saber se desejam receber as mensagens. Dessa forma, sua empresa não incomodará os clientes que não se interessarem por esse tipo de interação.

5. Use tags para organizar os contatos

As tags ou “etiquetas” são uma funcionalidade interessante do WhatsApp Business para organizar o status de cada contato do seu negócio. Você pode, por exemplo, marcar conversas para que elas fiquem listadas como importantes. As etiquetas são coloridas com temas específicos para cada mensagem ou conversa marcada.

No aplicativo, você pode organizar os contatos nas etiquetas Novo cliente, Novo pedido, Pagamento pendente, Pago, Pedido finalizado e Problemas com vendas.

6. Treine sua equipe para vender pelo WhatsApp Business

Treine a equipe responsável por responder os usuários do perfil comercial do seu negócio. Os responsáveis precisam interagir com clientes e possíveis clientes da melhor forma possível. De modo geral, é preciso que a interação seja feita de acordo com a linguagem do público e preze pela empatia, agilidade e resolutividade.

A equipe precisa saber antecipadamente o que fazer em situações de conflito e como variar os formatos de conteúdo. Da mesma forma, também é importante ouvir os profissionais responsáveis por essa interação para saber quais são as suas principais dificuldades. Isso permitirá que você invista em um treinamento focado no que precisa ser melhorado.

7. Cadastre respostas automáticas

Nenhum cliente gosta de ser deixado de lado ou esperar muito para ter sua dúvida solucionada. Por isso, o WhatsApp Business conta com a opção de cadastrar respostas automáticas. Com esse recurso, você consegue agradecer pela mensagem do cliente e avisar que ele terá uma resposta assim que sua equipe estiver disponível.

É possível programar as respostas automáticas sempre que o cliente enviar uma mensagem, em horários predeterminados ou apenas quando a mensagem for recebida fora do horário comercial. Você ainda pode cadastrar uma mensagem de saudação para clientes que interagiram pela primeira vez com o número da empresa.

Outro recurso interessante dentro das respostas automáticas é a opção de criar atalhos para enviar respostas rápidas. Nesse caso, você digita a mensagem desejada e o atalho, que pode ser uma única letra ou caractere, Depois de salvar o atalho, sempre que você digitá-lo, a mensagem padrão aparecerá automaticamente.

8. Atraia mais consumidores para seu contato

As vendas pelo WhatsApp Business não podem ficar restritas ao público que já possui o contato do seu negócio. Se você quiser torná-lo um canal realmente eficiente, é preciso criar estratégias para divulgar o número e atrair o máximo de consumidores.

Vale lembrar que a interação só pode acontecer com pessoas que autorizaram o recebimento de conteúdo. Portanto, a divulgação do número pode ser usada em estratégias de conversão de leads: entregue uma recompensa digital em troca do número do cliente. A recompensa pode ser um e-book, um cupom de desconto, entre outras.

Se a oferta for realmente interessante, o usuário a aceitará. Entregando o número de telefone e outros dados valiosos para a sua empresa, como enderenço de e-mail e localização, ele se converterá em lead e passará a integrar o seu funil de vendas.

9. Não venda apenas pelo WhatsApp Business

Fica claro que as funcionalidades do WhatsApp Business tornam o aplicativo um dos melhores canais de vendas disponíveis no mercado, principalmente para pequenos e médios negócios. Contudo, para que ofereça resultados significativos, logicamente a estrutura de marketing digital do seu negócio não deve se basear somente no WhatsApp.

A recomendação é usar o WhatsApp Business como um dos diversos canais de vendas da empresa. Para mantê-lo integrado à sua estratégia de marketing digital, é importante seguir o método do Inbound Marketing. Assim, fica mais fácil atrair mais contatos e fazer os clientes avançarem na jornada de compras.

Neste post, você conferiu 9 dicas de como vender pelo WhatsApp Business. Como vimos, todo o processo de vendas pode ser feito por meio do aplicativo, desde a procura de produtos no catálogo e a negociação de preços até a definição da data de entrega da mercadoria. Então, se você quer gerar mais confiança e segurança para seus clientes em 2021, comece a colocar nossas dicas em prática!

Aproveite para conhecer e se aprofundar em outros recursos de marketing digital que podem ser integrados ao seu WhatsApp Business. É simples, basta conferir os conteúdos da Escola de E-commerce!

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário